TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MONITORIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA PEDREIRA DA PROMAC

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.304 Palavras (18 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

 

O Distrito de Nhamatanda atualmente é o primeiro distrito na provincia Sofala com maior produção de britas, possuindo empresas que extraem e beneficiam pedras de agregados para construção civil ainda apresenta-se pouco desenvolvido com baixos níveis de investimento em tecnologia, treinamento e qualificação da mão de obra. O principal produto deste setor é pedra britada obtida a partir de rochas ígneas –granito.Uma característica da mineração de agregados para a construção civil é gerar grandes volumes de produção, apresentar beneficiamento simples e, para melhor economicidade, necessita ser produzido no entorno do local de consumo, geralmente áreas urbanas, devido ao baixo valor unitário.

O processo de pesquisa, lavra e beneficiamento destes materiais nem sempre é acompanhado de condições salubres de trabalho, esse é um dos motivos para o surgimento de normas e procedimentos de segurança do trabalho voltados para mineração, criados para garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores nas diversas etapas de produção de um empreendimento mineiro.O presente estudo pretende, portanto, discorrer sobre os riscos associados a atividade mineira de produção de agregado a partir do acompanhamento realizado na empresa durante o estágio. Mais especificamente exibir levantamento das situações de riscos e condições insalubres atuais e ações preventivas ou corretivas em cada subatividade assumidas pela empresa. Nesse sentido serão contextualizados os riscos a que os trabalhadores estão submetidos. É preciso ressaltar que os conceitos referentes à segurança no trabalho passaram por vários estágios onde cada esta ligado a uma determinada época e lugar.

Materiais e métodos

Esse trabalho foi desenvolvido em uma pedreira na região metropolitana de São Paulo, mas pode ser aplicado a qualquer outra mineração do setor, desde que sejam realizadas as devidas adaptações (em função de diferenças no processo e equipamentos) e desde que tais adaptações sejam conduzidas por profissionais familiarizados e capacitados no processo produtivo.

Os principais riscos associados às operações de perfuração, desmonte, carregamento, britagem e peneiramento foram avaliados por meio de análises de campo, relatórios e registros da empresa e medições de alguns agentes. Para cada um dos riscos identificados, foram propostas medidas de proteção ou correções, de acordo com as novas tecnologias existentes, técnicas propostas em literaturas e experiências de campo.

PLANO DE MONITORIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA PEDREIRA DA PROMAC- NEW SPEED

Revisao Bibliografica

As atividades extrativistas sempre foram essenciais ao bem estar do homem, por isso está presente desde os tempos mais remotos, e mais acentuadamente quando estes materiais passaram a sofrer processos de tratamentos para seu posterior uso, seja doméstico ou para atividades militares.

A preocupação com a saúde dos trabalhadores foram objetos de estudo bem antes de Cristo. Hipócrates (460-355 a.C.) descreveu sobre a verminose em mineiros, bem como as cólicas intestinais dos que trabalhavam com chumbo e também sobre as propriedades tóxicas do metal (BULHÕES, 1976 apud POLLETO e SILVA, 2010). Mais tarde, já no século XX, Em 1956, George Bauer publicou um livro, onde mostrou que o trabalho pode ser um causador de doenças, e cita a extração de minerais argentíferos eauríferos, e a fundição da prata e do ouro. Ainda nesta obra, Bauer fala sobre os acidentes do trabalho e as doenças mais comuns entre os mineiros, que, pela descrição dos sintomas e da rápida evolução da doença, tratava-se de casos de silicose (BITENCOURT e QUELHAS, 1996).

Normas regulamentadoras na Mineração

A Portaria nº 3.214 que aprova as Normas Regulamentadoras –NR’s, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho foi criada em junho de 1978. Essas normas abordam vários problemas relacionados ao ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador. As NR’s são um marco importante na evolução da relação de respeito e cuidado dos trabalhadores no ambiente de trabalho, elas legitimam, garantem direitos e estabelecem deveres a serem cumpridos (Ministério do Trabalho e Emprego). As NR’s aplicáveis à mineração têm por objetivo delimitar e ressaltar os perigos inerentes a atividade mineira, seja ela subterrânea ou a céu aberto, objetivando melhorar os padrões de saúde e de segurança presentes nesses locais.

Dentre todas as normas que estão relacionadas com a mineração, tem-se como a mais importante a NR 22, a qual se refere à segurança e saúde ocupacional na mineração. Essa norma abrange de forma geral todas as possíveis situações passíveis de acidentes, e introduz de forma clara e objetiva as medidas cabíveis a cada situação, visando garantir a integridade física e psíquica de cada trabalhador, permitindo assim que cada operário se sinta seguro no seu trabalho e possa aumentar sua produtividade, promovendo assim um maior crescimento organizacional da empresa.

Um passo importante no sentido de prevenir os acidentes é instrumentar o conhecimento de forma simplificada e facilitada para que chegue ao alcance e compreensão do trabalhador em geral (CASTRO, 2008)

Acidente de Trabalho

Segundo (LAMBERT e PINTO, 2009), acidentes do trabalho são todas as ocorrências indesejáveis, que interrompem o trabalho e causam, ou tem potencial para causar ferimentos em alguém ou algum tipo de perda à empresa ou ambos ao mesmo tempo. Para MICHEL, (2008), acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou ainda pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporário. Os acidentes não são inevitáveis, não surgem por acaso, eles, na maioria das vezes, são causados, e, portanto, possíveis de prevenção, através da eliminação a tempo de suas causas. Estas podem decorrer de fatores pessoais ou materiais. As principais causas de acidentes podem ser dividas em duas categorias: a condição insegura e o ato inseguro. Condições inseguras em um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalhador, enquanto que o ato inseguro é a maneira pela qual o trabalhador se expõe, consciente ou inconscientemente a riscos de acidentes (MICHEL, 2008).

Riscos inerentes às atividades em pedreiras

Qualquer profissão está sujeita aos mais diversosriscos, visto que estes são agentes intrínsecos ao trabalho. Esses riscos podem ser por vezes, imprevisíveis e acarretar acidentes inesperados. Porém, com o passar dos tempos criou-se um padrão que classifica os riscos segundo a sua origem e zona de atuação. São eles: riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.O setor de produção de brita registra o maior número de acidentes entre as indústrias extrativas, evidenciando a relevância da preocupação com a saúde e a segurança dos trabalhadores e a importância do controle dos riscos ocupacionais.As pedreiras são locais perigosos, onde geralmente são utilizados muitos veículos, explosivos e onde são manejadas grandes quantidades de materiais pesados. Embora se tenha feito muito no sentido de melhorar ospadrões de saúde e segurança, a indústria extrativa continua a registrar fracos índices de saúde e segurança(Um Guia Simples sobre os Regulamentos de Pedreiras, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (319.1 Kb)   docx (177.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com