TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDENTES DE TRABALHO: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PLANOS DE AÇÃO

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE

DANILO ROCHA RAMOS – 5137431

ACIDENTES DE TRABALHO

Causas e Medidas elementares

UBERABA – MG

2019

DANILO ROCHA RAMOS

ACIDENTES DE TRABALHO: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PLANOS DE AÇÃO

Resumo apresentado junto ao curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba, como requisito parcial da matéria de Ergonomia e Segurança do Trabalho.

Orientador(a): Prof.º Me. Douglas Tsukamoto

UBERABA – MG

2019

IMPERMEABILIZAÇÃO: TIPOS E APLICAÇÕES

DANILO ROCHA RAMOS – 5137431

RESUMO

A impermeabilização é muito importante, pois se aplicada incorretamente, pode colocar em risco toda a integridade da edificação, pois estará sujeita a oxidação, manchas, bolores e degradação de materiais.

  1. INTRODUÇÃO

A impermeabilização é uma técnica utilizada com o propósito de vedar, bloquear e tapar fendas e brechas. Ela é aplicada em qualquer parte da construção, como muros, lajes, coberturas, paredes em geral, em fundações, entre outras partes de uma obra, afim de evitar infiltrações.

  1. Tipos de impermeabilização

Existem dois grupos referentes aos tipos de impermeabilização, que são a impermeabilização rígida e a impermeabilização fixa.

A impermeabilização rígida prepara as superfícies para que recebam substâncias agregadas, como aditivos químicos. Ela não é adequada para áreas expostas a variações de temperatura ou sujeitas às fissuras (galerias, piscinas, subsolos, etc.).

A impermeabilização flexível é empregada em áreas construtivas propensas à fissuração. Ela é executada utilizando-se materiais constituídos de polímero e elastômero, formando membranas (moldadas no próprio local da aplicação) ou as chamadas mantas pré-fabricadas (instaladas no local). Ela é perfeita para ambientes sujeitos ao mau tempo (terraços, coberturas, varandas, lajes, deck com piscina suspensa, pisos frios, etc.).

  1. Tipos de impermeabilizantes
  1. Argamassa polimérica impermeabilizante

É um material produzido a partir de cimentos especiais, aditivos e polímeros impermeabilizantes, podendo ser classificado como semi-flexível, podendo ser utilizadas em diferentes elementos estruturais.

Sua utilização pode ser em subsolos, poços de elevador, muro de arrimo, vigas baldrames, paredes internas e externas como camada anterior à pintura e também pisos frios, como em áreas de cozinhas e banheiros, como camada anterior à argamassa de assentamento dos revestimentos cerâmicos. 

  1. Aditivos hidrófugos

São componentes que são incorporados na argamassa com o objetivo de torná-las impermeáveis. Esse tipo de impermeabilização deve ser feito durante o período da obra. A argamassa com aditivos hidrófugos é considerada um sistema rígido, sendo uma boa solução para locais enterrados, muros de arrimo, poços de elevador e áreas com baixa movimentação térmica em geral.

  1. Aditivos cristalizantes

São compostos químicos que são adicionados ao concreto com o objetivo de impermeabilização, através da formação de cristais insolúveis nos capilares e que se expandem em contato com a umidade. Dessa forma, os poros e fissuras são preenchidos, e é formada uma barreira para que não haja a percolação da água. É uma boa opção para a fase de construção de reservatórios de água e estação de tratamento, pois não altera a qualidade da água. Além disso, pode ser usado em fundações, piscinas, túneis, lajes de subsolo. 

  1. Resina Epóxi

A resina epóxi é um material bastante versátil, e pode ser utilizado de várias maneiras diferentes. Trata-se de um composto químico com bons índices de resistência e rapidez para aplicação, que forma uma membrana transparente fina e resistente, com boa aderência à superfície de concreto. Em madeiras, por exemplo, o epóxi é utilizado tanto como cola, quanto também para acabamento superficial. Normalmente este tipo de impermeabilização é a opção para pisos de fábricas, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, e locais em geral que tem uma maior exigência e frequência em relação à limpeza. 

  1. Poliureia

É um composto químico bastante refinado, e um sistema de impermeabilização indicado para ambientes bastante agressivos. A boa durabilidade, elasticidade e resistência mecânica são outros pontos positivos. Contudo, a aplicação deste sistema é bastante complexa, exige equipamentos específicos, técnicas corretas e é difícil encontrar empresas e profissionais qualificados. 

  1. Emulsão acrílica

Este tipo de sistema de impermeabilização é classificado como flexível, podendo ser utilizado em áreas sujeitas à movimentação térmica. É um resultado da emulsão de compostos acrílicos termoplásticos com água, que é aplicado na superfície a ser impermeabilizada, e entre as demãos é colocado um material estruturante, como por exemplo fibra de poliéster. Esse sistema é inviável pelo fato de não permitir o empoçamento de água, sob risco de o produto voltar ao estado de emulsão. É utilizada em regiões de difícil acesso, pela sua facilidade de aplicação e uma boa opção para reformas, e áreas onde não haverá tráfego de pessoas e veículos, pois os sistemas acrílicos não possuem resistência mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com