TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Por:   •  6/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.878 Palavras (24 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 24

PLANO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

MANCHUR, Felipe de Oliveira

Pós-Graduando em Engenharia de Segurança do trabalho – Faculdade Campo Real

RESUMO

O estudo é baseado em uma revisão bibliográfica sobre Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), o qual é de suma importância para segurança das edificações, o projeto é balizado de acordo com as Normas de Procedimento Técnico (NPT’s) do Corpo de Bombeiros do Paraná, a revisão em tese diz respeito a elaboração e funcionalidade do PSCIP no estado, o mesmo também tem finalidade de instruir o leitor de um modo geral afim de ampliar conhecimentos sobre o tema, auxiliando assim o trabalho do Corpo de Bombeiros na prevenção de incêndios em diversos tipos de edificação. O estudo apresenta diversos tipos de artifícios de combate ao incêndio, desde elementos de pequeno até grande porte, os quais abrangem variados tipos de edificações de acordo com os parâmetros estabelecidos nas NPT’s.

Palavras-chave: Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), Segurança, Normas de Procedimento Técnico (NPT’s).

ABSTRACT

The study is based on a bibliographic review of the Fire and Panic Safety Plan (PSCIP), which is of paramount importance for building safety, the project is based on the Fire Department's Technical Norms of Technical Procedure (NPT) Paraná, the review in thesis concerns the elaboration and functionality of the PSCIP in the state, it also has the purpose of instructing the reader in general in order to expand knowledge on the subject, thus helping the work of the Fire Department in the prevention of fires in various types of buildings. The study presents several types of fire fighting devices, from small to large elements, which cover different types of buildings according to the parameters established in the NPT's.

Keywords: Fire and Panic Safety Plan (PSCIP), Safety, Technical Procedural Standards (NPT's).

1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa aborda o conhecimento aprofundado da elaboração e funcionalidade do Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) existem diferentes tipos de prevenção e combate ao incêndio, entre elas, sistema de hidrantes mais utilizado em edificações onde a área é maior que 1000 m2 ou que possui carga de incêndio (qfi) elevada, sistema de detecção e alarme de emergência o qual é constituído por conjunto de elementos planejados e interligados, este sistema consiste basicamente em informar o incêndio, não influenciando no combate do mesmo, sistema de pressurização o qual consiste em acionamento através dos detectores do sistema de detecção e alarme de emergência, sistema de combate através de extintores, este sistema é o mais utilizado visto que a maioria das edificações se enquadram de acordo Normas de Procedimento Técnico a prevenção e combate de incêndio por meio de extintores.

Existem além dos sistemas de proteção artifícios técnicos de auxiliam a prevenção e o combate ao incêndio, entre eles o sistema de sinalização de emergência descrito na Norma de Procedimento Técnico (NPT) 020, este artifício auxilia e facilita a desocupação do local em caso de incêndio, através de rota de fuga planejada em projeto, placas de saída, escada e sentido da rota de fuga. A sinalização tem uma grande importância em caso de incêndio, os balizadores são necessários no sentido de orientar os ocupantes do local até as saídas.

A NPT 010 diz respeito ao Controle de materiais de acabamento e de revestimento, artifício este que é utilizado afim de evitar a aplicação de materiais de construção inflamáveis nas edificações, evitando assim a alta propagação das chamas em caso de incêndio. Na NPT 018 Iluminação de Emergência, o intuito principal é semelhante ao da NPT 020, esta técnica de combate ao incêndio consiste em utilização de luminárias independentes, as luminárias são carregadas quando ligadas a energia e em caso de queda possuem acionamento automático, proporcionando assim a identificação as placas de sinalização previstas de acordo com NPT 020.

O sistema de Compartimentação Horizontal e Compartimentação Vertical previsto na NPT 009 permite a compartimentação de áreas, este possui funcionalidade de grande valor visto que através de “paredes corta fogo” é possível realizar o isolamento de áreas, evitando assim a propagação de incêndio em caso de variação da atividade de uso da edificação, de acordo com a NPT 014, a qual baliza a Carga De Incêndio (QFI) com as divisões que a edificação se encontra, é possível assim compartimentar um ambiente com maior QFI de um ambiente com QFI menor, aumentando assim a segurança do mesmo em caso de incêndio.

A Separação entre edificações (Isolamento de riscos) descrita da NPT 007, tem funcionalidade semelhante a NPT 009 porém esta isola as edificações através de distância mínima descrita em norma, este artifício também auxilia no sentido de evitar a propagação de chamas entre as edificações.

Além dos artifícios técnicos citados existem outros métodos descritos nas Normas de Procedimento Técnico, o intuito do presente estudo é proporcionar uma amplitude de visão maior e orientar quanto importância do Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

2. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa revisão bibliográfica realizada no segundo semestre de 2016, em que os dados adquiridos para o mesmo foram através de levantamento bibliográficos e sites relacionados ao tema, pautados também na própria legislação pertinente ao assunto. O objetivo principal deste estudo é demonstrar a necessidade de se proporcionar um conhecimento com maior amplitude aos profissionais da área e também conscientizar leigos sobre a importância do assunto abordado, afim de proporcionar maior segurança para habitação das edificações residenciais e comerciais.

O trabalho do Corpo de bombeiros em muitas circunstâncias não pode abranger todos os casos, visto que muitas edificações incluindo comércio, trabalham de forma irregular, sem atender as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com