TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DE MANUFATURA

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 7

Síntese

.............................................................................................................

Este capítulo 19 mostra que o sistema flexível de manufatura é um dos tipos de célula de manufatura utilizado para a implementação de manufatura celular, é automatizada e altamente avançada tecnologicamente, ela é constituída por estações automatizadas CNC (Controle Numérico Computadorizado).

As operações nas células de manufatura são feitas através de sequências que seria necessária para a fabricação de determinados produtos que foi totalmente projetado para a sua flexibilidade.

Possuem flexibilidades de produção em suas células ou estações, permitindo ser operada por um sistema misto que interliga suas estações automatizadas onde as linhas de produção manual abrem espaços para máquinas computadorizada e em alguns casos grandes robôs que manuseiam as peças, soldam e coloca as peças nas esteiras com a maior facilidade, que para as pessoas seria pesada demais.

Para que esta implantação aconteça deve-se analisar a quantidade de peças que uma fábrica produz e que possa ser constatado se é possível e apropriado a implantação de um sistema desse porte, pois se a produção não possuir uma grande demanda, provavelmente está opção será inviável e muito cara, pois muitos desses investimentos devem ser pagos a longo prazo e em valores altíssimos.

Existe uma grande diferença entre implantar um sistema flexível de manufatura e a implementação de uma célula manual, pois um sistema automatizado requer um grande investimento, e a implementação muitas vezes é a melhoria de um processo em um determinado processo.

No entanto, a diminuição de espaço dentro da fábrica é considerável, as opções de produção em maior escala e variedades são grandes e contém a maior facilidade no momento de mudanças e na implantação de novos produtos.

Vale ressaltar que todo sistema flexível de manufatura existente, possui limite para a sua cartela de produtos, sendo assim, um FMS é claramente projetado para que possa produzir vários produtos dentro de uma faixa definida, assim como seus processos e medidas, deixando bem claro que ele produz sim inúmeros produtos e diversidade, como formas e tamanhos, mas não são infinitos.

Os componentes do sitema flexível de manufatura são basicamente as estações de trabalho, onde depende muito do tipo de trabalho a ser realizado.

Com a implantação de um sistema flexível de manufatura, pode-se eliminar um gargalo de uma linha de produção, ou seja, conseguirá fazer com que todo o processo de um determinado setor, do início ao fim aconteça devidamente dentro do que foi programado, sem que haja excessos em determinados pontos da produção.

Suas aplicações de FMS são feitas em diversas variedades mesmo que a tecnologia seja mais utilizada em operações de usinagem.

Ele permite também a programação da produção ideal, para que atenda a demanda que a fábrica necessita para atender seus clientes, sem se preocupar com grandes estoques, para que aumente o espaço na fábrica e diminua os grandes estoques desnecessários, entretanto isso envolve as questões do layout que será tratado dentro da organização, fato esse que é de suma importância para andamento dos processos envolvidos.

Os sistemas computadorizado contribui para um melhor gerenciamento do processo, em vista que os componentes esta ligado a esse sistema, facilando o a logistica dentro da operação e detecção de possíveis falhas.

Um sistema como esse requer uma estrutura organizacional muito eficiente, onde as pessoas envolvidas estejam engajada dentro da tarefa, em vista que a área de recursos humanos é necessário para contrinubuir no gerenciamento de pessoas que esta lincadas as operações.

A aplicação do FMS envolve condições vantajosas, podemos citar que antigamente não era tão comum o trabalho com peças rotacionais até a criação do FMS, vale lembrar que isso envolve uma aplicação muito bem sucedida, através de grande investimento e dedicação por parte a coorporação.

A patir do momento que o FMS está no envolvido com a organização, seus recursos precisam ser otimizados para atender a necessida do processo de produção em buscas dos seus objetivos que envolve a operação, qualidade e expectativa do cliente.

Perguntas/ Respostas

.............................................................................................................

1.        Cite três situações de produção em que a tecnologia FMS pode ser aplicada?

R: 1.  A Fabricar produzir peças em lotes ou usar células de tecnologia de grupo (TG, do Inglês, Technology group – GT) com operadores 2. Agrupar uma parte da peça em família produzidas na fábrica, cujas semelhanças permitem que sejam processadas nas máquinas do sistema flexível de manufatura. Tais semelhanças entre peças podem siginificar que (1) peça pertençam a um produto comum e/ou (2) as peças possuam geometrias semelhantes. Em qualquer caso, os requisitos de processamento das peças precisam ser suficientemente parecidos para permitir que sejam fabricadas no FMS. 3. As peças ou produtos pela fábrica estão na faixa de produção de médio volume e média variedade. A faixa de volume de produção apropriada é de 5 mil a 75 mil peças por ano. Se a produção anual estiver abaixo disso, o FMS provavelmente será uma alternativa mais cara. Se o volume de produção estiver acima, então um sistema especializado provavelmente deve ser considerado.

2.        O que é um sistema flexível de manufatura?

R: Um sistema flexível de manufatura é uma célula de manufatura TG altamente automatizada, composta por um grupo de estações de processamento (Geralmente máquinas -  ferramenta de controle numérico computadorizado – CNC), interligada por um sistema automatizado de manuseio e armazenamento de material e controladas por um sistema distribuído         de computação. O motivo de o FMS ser chamado de flexível é que ele é capaz de processar uma variedade de tipos de peças diferentes simultaneamente nas diversas estações de trabalho, e a mistura de tipos de peças e as quantidades de produção podem ser ajustadas em respostas às mudanças de demanda. O FMS é mais adequado para a faixa de produção de variedade média e volume médio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com