TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Sistemas Flexíveis de manufatura

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

NOME DO CURSO - MÓDULO

THIAGO MONTEIRO VICENTE – RA 251892012

PORTFÓLIO 01

Sistemas Flexisíveis de Manufatura

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018

THIAGO MONTEIRO VICENTE

PORTFÓLIO 01

Sistemas Flexisíveis de Manufatura

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção  do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de Sistemas Flexivéis de Manufatura.

Prof.  Esdras Duarte dos Passos.

Guarulhos

2018

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. Quais são as características de um projeto de sistema mecatrônico? Defina uma metodologia para este projeto.

As características de um projeto de sistema mecatrônico podem ser consideradas como um procedimento geral pois envolvem sistemas de controle de posição e pode ser também ser consideradas como um relacionamento bidirecional entre o projeto do sistema mecânico e do sistema Eletrônico.

E com estas análises podemos definir a metodologia de projeto de sistema mecatrônico:

  • Podemos distinguir uma parte que trata do projeto mecânico de outra que trata do projeto de controle (está última inclui sensores, atuadores, controladores e a estratégia de controle.)
  • A especificação do sistema ocorre mediante a execução concomitante do projeto mecânico e do projeto de controle.
  • Há duas possíveis alternativas para o reprojeto, no caso de um projeto inicial não atender as necessidades determinadas.

E o resultado é que o projeto possa conceber dispositivos e equipamentos com novas capacidades funcionais, e também que possa suprir a deficiência do projeto mecânico através do projeto de controle.

  1. Quais são os principais componentes de um sistema automatizados?

Os principais componentes de um sistema automatizado são:

  • Fronteiras: limites do sistema, que podem ter existência física ou apenas uma delimitação imaginária para efeito de estudo.
  • Subsistemas: Elementos que compõem o sistema.
  • Entradas: Representam os insumos ou as variáveis independentes do sistema.
  • Saídas: Representam os produtos e as variáveis dependentes do sistema.
  • Processamento:  Engloba as atividades desenvolvidas pelo subsistema que interagem entre si para converter entradas e saídas.
  • Retroação (Feedback): É a influência que as saídas do sistema exercem sobre suas entradas para ajusta-las ou regulá-las ao funcionamento do sistema.

  1.  Em quais situações é normalmente utilizado a simulação de sistemas automatizados?

A simulação de um sistema pode ser definida como a capacidade de projetar um modelo de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo a fim de compreender o comportamento do sistema e avaliar estratégias para sua operação.

Porém o mesmo pode ser utilizado para resolver erros através das variações ocorridas ao longo do tempo num modelo dinâmico do sistema.

A simulação do sistema normalmente é utilizada:

  • Para o projeto de sistemas ainda não existentes;
  • Na impossibilidade da realização experimental com o sistema real;
  • Quando a experimentação está ultizando o sistema real e indesejável;
  • Para compreensão e expansão da escala do tempo;
  • Para avaliação de desempenho do sistema;
  • Para treinamento e Instrução.

  1.  O que são sistemas dinâmicos?

Sistemas dinâmicos podem ser entendidos dentro da mecânica newtoniana clássica como forças e energias produzindo um movimento. Dentro desse conceito, forças aplicadas a massas geram acelerações que definem os movimentos dos corpos no espaço. Tais fenômenos são regidos por equações diferenciais ou de diferenças, em que o tempo é a variável independente. Por analogia entende –se o termo “dinâmico”, a todos os fenômenos térmicos, químicos, fisiológicos, ecológicos etc.

Que também sejam regidos por equações do mesmo tipo. São sistemas “Intrinsecamente dinâmicos”, como se fossem acionados pelo tempo. (Time-driven).

No campo da automação, os sistemas dinâmicos estão relacionados com um conceito mais amplo da evolução de um fenômeno com o tempo. Eles se tornaram essenciais nas últimas décadas devido aos inúmeros e importantíssimos sistemas artificiais que não se podem descrever por meio de equações diferenciais ou de diferenças. São os sistemas de chaveamento manual ou automático, as manufaturas, as filas de serviços, os computadores etc. Sua estrutura impõe principalmente regras lógicas, de causa e efeito, e seus sinais são números naturais representantes de quantidades de recursos ou entidades.

  1. Faça um resumo sobre as linguagens utilizadas para a modelagem de sistemas automatizados. (a) de exemplos de aplicações (b) conclusão.

Uma linguagem para modelagem de Sistemas é o meio pelo qual se expressam modelos, tanto como principal objetivo a descrição de sistema. Suas principais características são:

  • Possuir uma base formal, visando obter uma interpretação exata e precisa.
  • Apresentar clareza, visando facilitar a comunicação entre todos os envolvidos numa modelagem.
  • Possibilitar a construção de modelos que obedeçam aos requisitos de conceitualização (Apenas as propriedades desejadas do sistema de modelagem) e de totalidade (Todas a propriedades desejadas do sistema modelado).

Tendo isso em mente podemos destacar as principais linguagens utilizadas para modelagem de Sistemas Automatizados, sendo elas:

IL (Instruction List ou lista de Instrução) Linguagem textual, de baixo nível semelhante à linguagem Assembler. Baseadas nos comandos “load”; “Store”; “Move” e Add que apresentam alta eficiência em pequenas aplicações (Como sensores/atuadores inteligentes) ou na otimização de partes de uma aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (311.4 Kb)   docx (461.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com