TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSO FAZER MINHA HIPOTESE QUANDO?

Tese: POSSO FAZER MINHA HIPOTESE QUANDO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Havendo vários gêneros hipoteticos, torna-se difícil, muitas vezes, definir qual o melhor a ser aplicado. Porém, devido aos elementos próprios a toda hipótese, fica mais fácil acertar na escolha.

Primeiramente, poderíamos tratar das teorias da pesquisa. Elas geralmente se fazem presentes em uma monografia em que a metodologia é baseada em estudos práticos ou de campo, ou seja, em que haja necessidade realmente de uma pesquisa bem fundamentada. Nestas situações, sempre se usará deste tipo de elemento investigativo. Basicamente, sua escolha recairá sobre a Justificativa da Pesquisa, já que as razões fundamentadoras são coligadas às variáveis da investigação e da metodologia cientifica, que influenciam diretamente a busca das teses

Outro tipo de suposição é aquela denominada como diretiva. Ela aponta o caminho da pesquisa, já que aponta mais claramente o efeito da causa, ou o problema. Por exemplo:

- Os peixes que se alimentam com ração de origem animal desenvolvem 30% a mais de gordura.

Já uma teoria para monografia ou TCC não diretiva não aponta o caminho da pesquisa, apesar de também fazer uma afirmação:

- Os peixes que se alimentam com ração de origem animal possuem mais gordura

Existe também a suposição vazia. Esta forma de afirmação hipotética, mais usada em monografias ou pesquisas em que haja uma base estatística mais ampla, não apresenta uma suposição.

Esta forma de apresentação, por ser ampla, é mais difícil de ser refutada, mas por vezes pode demonstrar um aluno um pouco preguiçoso e que não quer correr riscos. Nós, da equipe Monografia, sempre alertamos aos nossos alunos para que evitem, sempre que possível, o uso de uma suposição vazia.

POSSO FAZER MINHA HIPOTESE QUANDO?

Uma boa hipótese pode ser feita quando o aluno já tem um pouco de domínio sobre o tema de sua pesquisa monografica, de forma que já possa fazer uma predição, mais ou menos elaborada, sobre o que esperar durante a pesquisa para seu TCC ou sua dissertacao de mestrado.

Sendo que o papel da suposição é de orientação, ela deve ser capaz de indicar o resultado esperado se um dos elementos do problema monografico se modifica. Quer dizer, ela deve poder mostrar

HIPOTESE OU SUPOSICAO? QUAL A DIFERENÇA?

Você saberia afirmar a diferença? Em uma monografia, geralmente o termo mais utilizado seria o de suposição, ao invés de hipótese, já que na quase totalidade dos TCCs ou dos projetos de pesquisa que chegam até nós, o que é denominado como teoria na verdade se encaixaria mais propriamente no conceito de suposição.

- A suposição nunca apresenta um resultado possível de ser verificado, nunca contam com uma solução para o problema da monografia.

- Nunca contam com uma relação de causa e efeito.

- A suposição seria ainda mais ampla e menos verificável que a hipótese vazia ou estatística apresentada acima.

Assim, as suposições são afirmações mais básicas, ao contrário das hipóteses, que necessariamente precisam estabelecer relações entre os diversos elementos do problema e precisam ser colocadas como relações causais e efeito.

Torna-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com