TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPÓTESES

Projeto de pesquisa: HIPÓTESES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

1.HIPÓTESES 2

1.1 HIPÓTESES: DEFINIÇÕES 2

1.1.1 ANALISE DAS DEFINIÇÕES 2

1.1.2 CONCEITO GERAL 3

1.2 TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESE 3

1.2.1 TEMA E PROBLEMA 3

1.2.2 PROBLEMA E HIPÓTESE 4

1.2.3 FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES 4

1.3 FONTES DE ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES 6

1.4 IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DAS HIPÓTESES 7

1.4.1 IMPORTÂNCIA DAS HIPÓTESES 7

1.4.2 FUNÇÃO DAS HIPÓTESES 7

2. CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1.HIPÓTESES

1.1 HIPÓTESES: DEFINIÇÕES

Diversos autores procuraram conceituar hipótese, apresentando suas principais características, foram seleccionadas algumas definições para a sua analise:

 “Hipótese é uma proposição enunciada para responder tentativa mente a um problema” (Pardinas, 1969: 132).

 “A hipótese de trabalho é a resposta hipotética a um problema para cuja solução se realiza toda investigação” (Boudon e Lazaesfeld, 1979: 1-48).

 “Chama-se de enunciado de hipóteses a fase do método de pesquisa que vem depois da formulação do problema. Sob certo aspecto, podemos afirmar que toda pesquisa cientifica consiste apenas em enunciar e verificar hipóteses; estas são suposições que se fazem na tentativa de explicar o que se desconhece. Esta suposição tem por característica o facto de ser provisória, devendo, portanto, ser testada para se verificar sua validade” (Rudio, 1978:78).

 “ A hipótese é uma proposição antecipadora à comprovação de uma realidade existencial. É uma espécie de pressuposição que antecede a constatação dos factos. Por isso se diz também que as hipóteses de trabalho são formulações provisórias do que se procura conhecer, em consequência, são supostas respostas para o problema ou assunto da pesquisa” (Trujillo,1974:132).

1.1.1 Analise das Definições

As quatro definições salientam uma das características básicas da hipótese: ela é uma suposta, provável e provisória resposta a um problema. Portanto, fica claro que o primeiro passo em uma pesquisa cientifica é a formulação do problema.

A segunda característica, apontada por estas definições, é que a hipótese deve ser submetida a verificação, para ser comprovada. Esta é a finalidade básica da pesquisa. Por outro lado, muitas vezes é impossível verificar directamente uma hipótese, como ocorre com o enunciado de que “os corpos se atraem na proporção inversa do quadrado de suas distancias”. Dessa maneira sustentam Cohen e Nagel (1971:24-25), tais hipóteses devem ser enunciadas de forma que, “por meio das técnicas aceitas da lógica e da matemática, seja possível discernir, com clareza, suas implicações, par submete-las à verificação experimental”.

1.1.2 Conceito Geral

Concluindo, podemos considerar a hipótese como um enunciado geral de relações entre variáveis (factos, fenómenos):

 Formulado como solução provisória para um determinado problema,

 Apresentando carácter ou explicativo ou preditivo,

 Compatível com o conhecimento cientifico (coerência externa) e revelando consistência lógica (coerência interna),

 Sendo passível de verificação empírica em suas consequências.

1.2 TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESE

A hipótese sendo uma suposta, provável e provisória resposta a um problema, cuja adequação (comprovação = sustentabilidade ou validez) será verificada através da pesquisa, vamos nos concentrar na formulação de um problema.

1.2.1 Tema e Problema

O tema de uma pesquisa é o assunto que se deseja provar ou desenvolver, ”é uma dificuldade, ainda sem solução, que é mister determinar com precisão, para intentar, em seguida, seu exame, avaliação critica e solução” (Asti Vera, 1976:97).

Podemos assim dizer que o tema da pesquisa é uma proposição ate certo ponto abrangente, a formulação do problema é mais especifica: indica exactamente qual a dificuldade que se pretende resolver.

“Formular o problema consiste em dizer, de maneira explicita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objectivo da formulação do problema da pesquisa é torna-lo individualizado, específico, inconfundível” (Rudio, 1978:75).

Exemplos: - tema – “O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adopção”; problema – “Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adopção?” (Bardavid, 1980:62).

Tema –“A família carente e sua influencia na origem da marginalização social”; problema – “O grau de organização interna da família carente influi na conduta (marginalização) do menor?” (Lellis, 1980:11-187).

1.2.2 Problema e Hipótese

Uma vez formulado o problema, com a certeza de ser cientificamente valido, propõe-se uma resposta “suposta, provável e provisória”, isto é, uma hipótese. Ambos, problemas e hipóteses, são enunciados de relações entre variáveis (factos, fenómenos); a diferença reside em que o problema constitui sentença interrogativa e a hipótese, sentença afirmativa.

Exemplos: problema – “Quais condições exercem mais influencia na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adopção?”; hipótese – “As condições que representam factores formadores de atitudes exercem maior influencia na decisão as mães em dar o filho recém-nascido para adopção são as condições que representam factores biológicos e socio-económicos” (Bardavid, 1980:63).

1.2.3 Formulação de Hipóteses

Há varias maneiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com