TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPA- Programa De Preparação Para Aposentadoria

Pesquisas Acadêmicas: PPA- Programa De Preparação Para Aposentadoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Bruna Fernanda Diniz

Maíra S. Ferreira

Milene Lopes Machado

Priscila Lopez Vieira

Renata de Oliveira Nery

PPA – PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA.

Bruna Fernanda Diniz

Maíra S. Ferreira

Milene Lopes Machado

Priscila Lopez Vieira

Renata de Oliveira Nery

PPA – PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA.

Trabalho de conclusão do curso apresentado à banca examinadora da Faculdade Anhanguera de Jacareí, como exigência parcial para a obtenção do curso tecnológico, em Gestão de Recursos Humanos sob a orientação do professor Rogério Romano.

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera Jacareí.

Aprovado em ___de _____de ______.

________________________________

Prof. Rogério Romano

Faculdade Anhanguera Jacareí

Orientador

________________________________

Professor

Faculdade Anhanguera Jacareí

Coordenador do Curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

BANCA EXAMINADORA

________________________________

Professor

Faculdade Anhanguera Jacareí

________________________________

Professor

Faculdade Anhanguera Jacareí

________________________________

Professor

Faculdade Anhanguera Jacareí

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos proporcionado força e sabedoria para que completássemos com sucesso, mais essa etapa de nossa caminhada.

Agradecemos aos nossos familiares e amigos pelo apoio e incentivo.

Professor Rogério Romano, nosso orientador, pela contribuição para o desenvolvimento do Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem, e principalmente pela dedicação, atenção e empenho que demonstrou ao decorrer das atividades.

A todos que direta e indiretamente colaboraram para que este trabalho fosse realizado, e assim termos nossos sonhos concretizados.

“Para tudo há um tempo; para cada coisa há um momento debaixo dos céus. Tempo para nascer e tempo para morrer. Tempo para demolir e tempo para construir. Tempo para chorar e tempo para rir. Tempo para guardar e tempo para jogar fora.”

(Eclesiastes. capitulo3 verciculo1 aos 6).

RESUMO

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) tem como finalidade organizar o não planejamento para a aposentadoria e a falta de informação dos funcionários, que vêm causando inúmeros problemas para àqueles que se aposentam cedo ou vão se aposentar, o que interfere de forma negativa na vida dos familiares. Por esse motivo as empresas buscam mudar essa situação, implantando programas de preparação para a aposentadoria dos funcionários, sendo com base nessas empresas que desenvolvemos a implantação desse programa em uma que ainda não utiliza desse recurso. Mediante pesquisas coletamos informações para realizar esse processo de forma eficaz, identificando problemas e os solucionando, fora-secomparadas diferenças na vida de funcionários com o planejamento pós-aposentadoria. Bem e os que não o tem, e como resultado dessa pesquisa foi observado, que a melhoria na qualidade de vida e perspectiva pós-carreira para os funcionários se altera devido a esse planejamento.

Palavras Chaves: Pré - aposentadoria, qualidade de vida, planejamento.

ABSTRACT

The RetirementPreparationProgram (RPP) aimsto organize the non-planingprocesstoretirementandthelackofinformationoftheemployees, whichhavebeencausingcountlessproblemstothosewho retire earlyor are goingto, which interferes in a negative way in therelatives’ lives. For thatreason, thecompanies are willingtochangethissituation, buildingretirementpreparationprograms for theemployees, andbeingbasedonthosecompanieswedeveloptheimplantationofthisprogram in onethat does notmake use ofthisresource. By some researchwehavecollectedinformationtoperformeffectivelythisprocess, identifyingandsolvingproblems. Comparisonsweremadebetweentheemployeeswhohavethe post-retirementplanningandtheoneswhodon’thaveanykindofsuchthing, and as a result for thisresearchwecould observe thattheimprovement in lifequalityand post-career perspective differsduetothisplanning.

Key Words: Pre – retirent, qualityoflife, planning.

Lista de Figuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com