TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programas De Demissão,empregabilidade E Preparação Para Aposentadoria

Trabalho Escolar: Programas De Demissão,empregabilidade E Preparação Para Aposentadoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  9.421 Palavras (38 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 38

DEMISSÃO

O termo demissão costuma ser aplicado de várias formas, para muitas situações, geralmente, distintas entre si. O desligamento do empregado da empresa pode acontecer por inúmeros motivos, que, em comum, só tem o fato do contratado de trabalho ter sido unilateralmente interrompido pela empresa.

As empresas em período de grave e prolongado crise econômica, são muitas vezes obrigadas a demitir em alto grau. Esta não é uma situação agradável muitas vezes não condiz com imagem dessas organizações. No entanto, é a única saída que elas têm de continuar operando. Do contrário, poderiam tornar seus negócios inviáveis, causando maiores prejuízos sociais à comunidade onde operam.

Segundo Ferreira (1997), demissão é o ato ou efeito de demitir. Tirar cargo, função ou dignidade de exonerar. Pedir demissão; exonerar-se.

Alguns autores abordam especificamente o desligamento de funcionários das organizações. Para Minarelli (1995):

“A demissão é a perda do posto de trabalho, pode ser um choque, significa, para a maioria das pessoas, a retirada do papel principal, especialmente para aquelas que colocam no trabalho o eixo de sua vida. Grande parte das pessoas transforma o trabalho em sua principal razão de existir e, quando a forma tradicional do emprego é suprimida, caem no vazio. O que o profissional quer de volta é a segurança do emprego, pois ainda não conheceu ou pensou nas outras possibilidades de trabalho que pode ter. uma pessoa que procura emprego ou trabalho deve oferecer as armas e a bagagem de experiências que possui para resolver problemas, para ajudar os outros a colocar em prática planos e ideias. O encargo do profissional que procura trabalho é encontrar quem precisa do que ele tem a oferecer. Quem tem um problema para o qual ele representa uma solução.

Por sua vez, demissão, na visão de Macedo (1996) é: “... uma das práticas mais traumáticas e frustrantes, tanto para quem é demitido quanto para quem tem a responsabilidade de sua execução.”.

Diante destas definições, pode-se considerar que a demissão é a perda do emprego por um profissional de qualquer área ou nível e que, tal fato, representa um grande problema para o individuo, tanto no que se refere às questões econômicas – seu sustento e da família – quanto psicológicos. Pode ocasionar frustrações no indivíduo dispensado, como também pode ocasionar amadurecimento em relação as atitudes profissionais.

Regina e Denis (2004 apud Beer e Spector, 1985) relatam que:

“Decisões sobre demissão deveriam ser comunicadas àqueles afetados tão cedo quanto possível após a decisão de demitir ser tomada. Esse comunicado prévio possibilita aos funcionários ajustarem-se à ideia e prepararem suas estratégias na procura de emprego. Deveria ser responsabilidade do superior imediato, trabalhando com o próprio nível superior de gerenciamento, para tomar-se ação necessária com os indivíduos que estão para ser desligados.”

De acordo com Regina e Denis (2004 apud Carrel, 1992):

“Para o executivo de nível superior, demissão é um evento particularmente trágico, e algumas companhias tentam amenizar o trauma financeiro e emocional da demissão através de assistência de programas de outplacement. Despedir é também caro para a companhia por causa do prejuízo do investimento em orientação, treinamento, e desenvolvimento, sem mencionar os custos envolvidos em contratação e treinamento de um empregado substituído.”

Parece inegável que, em diversas situações, mesmo as organizações mais responsáveis, podem ter de desligar pessoal.

OS TIPOS DE DEMISSÃO

O termo demissão é usado para descrever tantos fenômenos distintos que, às vezes, seu significado torna-se confuso e frequentemente carregado de preconceitos. Existem várias formas de demissões.

a - DEMISSÃO INDIVIDUAL; são os casos de desligamentos individuais, em função de desempenho, reestruturação, química ou qualquer outra razão que – sob o controle ou não do empregado – não foram causadas por desvio de caráter ou de conformidade às regras organizacionais, mas que têm em comum, o fato, de apenas, o empregado ou seu grupo imediato ter sido desligado;

b - DISPENSA; também situações individuais, onde o empregador teve um motivo justo para desligar ou dispensar o empregado: caso de desfalque, roubo ou falta grave, por exemplo;

c - DEMISSÃO EM MASSA; são os casos em que as empresas desligam de uma só vez – pelos motivos mais variados – uma parte significativa do seu quadro de funcionários. Este grupo também inclui fatos como falências e fechamentos de áreas ou empresas.

Embora esses grupos não representem categorias totalmente distintas de desligamento, cabendo a cada um muitas variações, trata-se de uma tentativa de evitar generalizações amplas e imprecisas demais.

O momento econômico pelo qual o Brasil passa, de forma mais acentuada desde 1990, tem sido especialmente caracterizado, nesse campo, por demissões em massa.

A sensação é muito negativa quando se fala com pessoas demitidas de suas organizações. Ao passo que, para empresa, essa foi uma das coisas mais desagradáveis que tiveram que ser feitas; já para o indivíduo, dificilmente, esse teria sido apenas mais um de seus empregos. O elo mais fraco da corrente organizacional que se quebra na demissão é, sem dúvida, o indivíduo. Estar desempregado parece representar a perda de parte da identidade.

POR QUE AS PESSOAS SÃO DEMITIDAS DO EMPREGO

Parte-se do princípio de que no momento do recrutamento de pessoal, o profissional de RH procura tirar aqueles que atendam ao perfil técnico da vaga. É através da seleção, de testes e da própria dinâmica de grupo que o selecionador identifica fatores críticos de sucesso e de insucesso dos candidatos.

Terminada essa fase, geralmente os gestores entrevistam os candidatos finalistas, procurando selecionar aquele que mais se identifica aos ideais da empresa, visto que o conhecimento técnico, a princípio, todos atendem. Todo início de trabalho requer do profissional adaptação à cultura, ao ambiente e àquela comunidade onde ele está sendo inserido.

Normalmente ele traz experiências anteriores, as quais podem facilitar ou dificultar sua adaptação ao novo local de trabalho. É a partir daí que se inicia a história de vida do profissional. É partir daí que o comportamento e as atitudes dificultam ou facilitam a permanência do indivíduo naquela organização.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com