TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIO DA PRENSA HIDRÁULICA

Por:   •  15/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  1.621 Visualizações

Página 1 de 3

                            UNIVERSIDADE CEUMA[pic 1][pic 2][pic 3]

                     PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DE

   ENGENHARIA AMBIENTAL

NÁDIA OLIVEIRA CANTANHÊDE 999349[pic 4]

RELATÓRIO TÉCNICO PRIMEIRA AULA PRINCÍPIO DA PRENSA HIDRÁULICA”  

SÃO LUÍS – MA

2015

NÁDIA OLIVEIRA CANTANHÊDE[pic 5][pic 6]

        [pic 7]

RELATÓRIO TÉCNICO PRIMEIRA AULA PRINCÍPIO DA PRENSA HIDRÁULICA”  

Relatório referente à 1ª aula prática no laboratório de Fenômenos Físicos da disciplina e Hidráulica ministrada pelo professor Aldo Silva do curso de Eng. Ambiental da UNIVERSIDADE CEUMA, como requisito para obtenção de nota.

SÃO LUÍS – MA

2015

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DA PRENSA HIDRÁULICA

       Objetiva-se através do presente documento o relatório da aula prática ocorrida no laboratório de Fenômenos Físicos no dia 06/03/2015. Inicialmente foi reapresentado aos estudantes as funções do software CIDEP LAB V4, o qual possui como ferramentas principais para formação de gráficos referentes aos experimentos, o “Temporizador” para sensores digitais e a “Grade de Aquisição” para sensores analógicos, que foi a utilizada para o experimento. O sensor utilizado foi o Camara Pressure Sensor, que é um manômetro que mede relevantemente de 0,1 até 0,9 Pa. A prensa hidráulica do experimento suporta até 250 Pa.

       A base para o funcionamento da Prensa Hidráulica consiste no princípio de Pascal, o qual afirma que o incremento de pressão em um fluido é distribuído integralmente à todos os pontos do mesmo. Dessa forma a Prensa Hidráulica ou Elevador Hidráulico consiste em um tubo com dois êmbolos de áreas diferentes. Quando aplicada uma força F1,  no êmbolo de área A1, surge uma pressão do líquido em contato com esse êmbolo, transmitindo-se a todos os pontos deste fluido, atuando portanto em A2  com uma intensidade de força F2  proporcional à esta área. Este princípio serve para prensar ou erguer grandes massas com uma pequena quantidade de esforço. Contudo, obtém-se a a fórmula;

P = P1 = P2 =  F1/A1 = F2/A2

      [pic 8]                              [pic 9]

         Fig.1: Ilustração de um de um elevador hidráulico.                                                       Fig.2: Experimento da Prensa Hidráulica.

         Fonte: http://google.imagens.cm                                                                               Fonte : Aula Lab. Fenômenos Físicos.

 A Prensa Hidráulica do experimento possui dois êmbolos, sendo o êmbolo 1 de área A1= 1,67 cm2  e o êmbolo 2  de área A2= 3,04 cm2 . Observou-se no experimento de que é necessária uma força F1= 5N para deslocamento do êmbolo 1. Dessa forma no cálculo da força F2  no êmbolo 2, verificou-se;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com