TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSAMENTO DE IMAGENS, PROTEÇÃO RADIOLOGICA E CONTROLE DE QUALIDADE

Por:   •  21/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (ICED)

PROGRAMA DE CIÊNCIAS EXATAS (PCEX)

CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA

ACADÊMICO: FERNANDO RIBEIRO SANTOS

PRÉ-PROJETO (TCC)

FÍSICA MÉDICA

RESSONANCIA MAGNETICA

ESTUDOS EM MEDICINA NUCLEAR

PROCESSAMENTO DE IMAGENS, PROTEÇÃO RADIOLOGICA E CONTROLE DE QUALIDADE

SANTARÉM-PARÁ

2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

1.1. Tema        

1.2. Objetivos        

1.2.1. Gerais                

1.2.2. Específicos        

1.3. Justificativa        

2. METODOLOGIA        

3. CRONOGRAMA                


1. INTRODUÇÃO

Atualmente com a crescente expansão do campo da Física Médica no Brasil, tornou-se necessária uma formação multidisciplinar de profissionais habilitados a tratar, juntamente com médicos, engenheiros biomédicos, enfermeiros e outros, das questões envolvidas em campos como: diagnóstico por Imagens, Radioterapia, Medicina Nuclear e Ressonância Magnética.

 Uma vez que reúne profissionais da física para a realização de pesquisa e desenvolvimento na área de Física Médica em todas as suas interdisciplinaridades, representadas pela estreita colaboração acadêmica que mantém com a área médico-hospitalar.

A ressonância magnética é um dos mais significativos avanços do século no que diz respeito a diagnósticos médicos por imagem. Permite imagens em duas ou três dimensões, de qualquer parte do corpo, sob efeito de um potente campo magnético. Prótons do corpo humano são sensibilizados de maneira uniforme, principalmente os presentes nos átomos de hidrogênio (a água perfaz 69% do volume corporal). Em seguida um campo magnético oscilatório (rádio frequência) é emitido, obedecendo ao ritmo desses prótons (em ressonância com esses) que, uma vez cessado, "devolve" a energia absorvida nesse processo, permitindo a formação da imagem através da decodificação de sinais por computadores. As imagens produzidas são de alta resolução, além de não irradiar o paciente, pois não utiliza os Raios-X, método disponível e mais difundido até há pouco tempo, a ressonância magnética na medicina contemporânea, tornou-se um dos métodos mais estudados nos grandes centros médicos mundiais.

   


1.1. Tema

A ressonância magnética e sua aplicação em medicina nuclear, processamento de imagens, proteção radiológica e controle de qualidade.

1.2. Objetivos

        1.2.1. Gerais

Estudar o processo de formação das imagens em Medicina Nuclear e os efeitos de correções físicas e geométricas na quantificação, otimizar práticas e instrumentos para proteção radiológica de trabalhadores e pacientes, avaliar e propor novas rotinas de controle de qualidade de equipamentos e instrumentos em Medicina Nuclear.

        1.2.2. Específicos

  • Analisar o conhecimento e o nível de segurança com o equipamento de ressonância magnética;
  • Analisar a Responsabilidade de hospitais, laboratórios, clínicas e estabelecimentos de saúde em geral;
  • Analisar a questão do manuseio e controle de qualidade do equipamento;
  • Descrever a ressonância magnética e suas aplicações;
  • Analisar a questão das vantagens e desvantagens e os profissionais que atuam com o equipamento de ressonância magnética.

1.3. Justificativa

Observa-se que a Física Médica.


2. METODOLOGIA

Segundo Santos (1999), três critérios podem ser utilizados para caracterizar a natureza metodológica dos trabalhos de pesquisa. As pesquisas podem ser diferenciadas segundo objetivos, segundo procedimentos de coleta e segundo as fontes utilizadas na coleta de dados.

Roesch (1996) descreve que ao praticar, adaptar e desenvolver os conteúdos estudados para elaboração de um trabalho científico é possível delimitar um paralelo entre a teoria e a realidade, utilizando-se de uma metodologia científica. Pode-se empregar mais de um método de análise, portanto, é possível realizar uma pesquisa ao mesmo tempo qualitativa e quantitativa.

Considera-se o paradigma interpretativo o mais adequado ao objeto em estudo. O padrão interpretativo, assim como o funcionalista, preocupa-se com a regulação social, porém de um ponto de vista subjetivista (LAKATOS & MARCONI, 2001). Assim, para melhor considerar a subjetividade, opta-se por uma pesquisa qualitativa.

Como método de abordagem, a pesquisa foi conduzida de forma indutiva, realizada em três etapas: a observação dos fenômenos, a descoberta da relação entre eles e a generalização da relação (LAKATOS & MARCONI, 2001). Utilizou-se também como método de procedimentos, o estudo de caso, definido como uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo, dentro de seu contexto da vida real (YIN, 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (494.8 Kb)   docx (549.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com