TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE CORTE EM MAQUINAS LASER

Por:   •  4/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de corte em máquinas laser

   

O laser por definição é um dispositivo que amplifica a luz através de estimulação da radiação, um laser é geralmente usado como uma fonte ou gerador de radiação. A luz laser consiste em ondas que apresentam um comprimento de onda específico e que corresponde à distância entre dois máximos e dois mínimos, medida na direção em que a onda esta se movimentando. A freqüência é a quantidade de ondas que passam por um determinado ponto durante o tempo de um segundo. As radiações eletromagnéticas são caracterizadas por sua freqüência, comprimento de onda e energia.

   Atualmente pode-se verificar a aplicação do Laser em áreas completamente diversificadas, tais como: Processamento de Materiais (soldagem, corte, tratamento térmico superficial, usinagem e gravação). As espessuras das chapas metálicas que podem ser trabalhadas dependem basicamente do tipo de material e da potência do laser a ser empregado. Velocidade de corte varia principalmente em função da espessura do material a ser cortado.

    É  importante salientar que os benefícios do raio laser estão cada vez mais presentes no dia-a-dia, e esta tecnologia têm facilitado muitos processos, tanto industriais como em diversas áreas, dessa forma, estudos relacionados com o laser estão sendo desenvolvidos cada vez mais para a melhoria contínua dos produtos que chegam ao cliente final. As máquinas de corte laser estão no topo das listas de investimentos, pois agilizam o processo de entrega, e conseqüentemente aumentam a produtividade.

MELHORIAS PARA O PROCESSO DE DOBRA

    O 5 Ss pode ser pensados como um simples método de “arrumação de casa” para organizar áreas de trabalho que enfatizem ordem visual, organização, limpeza e padronização. Assim como treinar pessoas que possam difundir os conceitos para os demais funcionários que irão formar os comitês locais, que têm por objetivo promover o 5S no seu local de trabalho.

    A operação de dobramento do aço é realizada em máquinas que se denominam prensas dobradeiras ou simplesmente dobradeiras. É uma máquina que executa operações de dobramento em chapas de diversas dimensões e espessuras, com medidas predeterminadas. O processo mais utilizado é partindo de uma bobina de aço, a mesma passa pelo processo de desbobinamento resultando em chapas de aço. A cada mudança de tipo de produto ou de espessura de material, requer-se um novo setup que pode variar desde um pequeno ajuste, devido à mudança de medida do perfil, até um setup maior, sendo este pela mudança da matriz e do punção que realizam o processo de dobra. O tempo de troca e ajuste de uma matriz é de aproximadamente 30 minutos e o tempo de troca de um punção é de aproximadamente 20 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com