TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SOFTWARE

Casos: PROCESSO DE SOFTWARE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 MODELO DE SOFTWARE ESPIRAL.......................................................................4

2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS ENCONTRADOS NO MODELO ESPIRAL..5

2.1.1 Vantagens...........................................................................................................5

2.1.2 Desvantagens.....................................................................................................5

3 EXEMPLOS DE MODELO ESPIRAL.......................................................................6

4 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO........................................................................8

4.1 HISTÓRIA E CARACTERISTICAS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C#.8

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERENCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

As novas tecnologias auxiliam a sociedade em todas as áreas, tanto na Medicina, quanto na Agricultura, tanto na Educação, nos Esportes, quanto nas Empresas e assim sucessivamente.

A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras mudanças nas as áreas do conhecimento. Os impactos produzidos nos últimos tempos por essas mudanças, através das tecnologias de informação, têm provocado uma profunda renovação no estilo de conduta, atitudes, costumes e tendências das empresas e desenvolvedores de software.

É importante ressaltar que a tecnologia está desenvolvendo um crescente avanço no conhecimento, facilitando assim o dia a dia. Este fato se identifica na preocupação das empresas em querer adaptar-se com a tecnologia e as técnicas de processo, e assim se estabelecerem no mercado de um modo geral.

Diante disso, buscou-se conhecer e analisar os modelos de processo de software, podendo assim entender a estrutura e o funcionamento deste meio, que na necessidade de obter melhores resultados tem cada vez mais se solidificado no dia-dia dos desenvolvedores de software.

2 MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE ESPIRAL

Um modelo de processo é uma representação abstrata de um processo. Os requisitos de um sistema sempre evoluem no decorrer de um projeto. Portanto, iteração é parte fundamental no processo de desenvolvimento de sistemas de larga escala.

Podemos desenvolver o processo de desenvolvimento através de vários tipos de abordagens, entre as quais está o modelo em espiral.

O modelo em espiral foi proposto por Boehm em 1988 como forma de integrar os diversos modelos existentes à época, eliminando suas dificuldades e explorando seus pontos fortes. Este modelo foi desenvolvido para abranger as melhores características tanto do ciclo de vida clássico como da prototipação, acrescentando, ao mesmo tempo, um novo elemento - a análise de riscos - que falta a esses paradigmas.

Entretanto a integração não se dá através da simples incorporação de características dos modelos anteriores. O modelo em espiral assume que o processo de desenvolvimento ocorre em ciclos, cada um contendo fases de avaliação e planejamento, onde a opção de abordagem para a próxima fase (ou ciclo) é determinada. Estas opções podem acomodar características de outros modelos.

O modelo original em espiral organiza o desenvolvimento como um processo iterativo em que vários conjuntos de quatro fases se sucedem até se obter o sistema final. Um ciclo se inicia com a determinação de objetivos, alternativas e restrições (primeira tarefa) onde ocorre o comprometimento dos envolvidos e o estabelecimento de uma estratégia para alcançar os objetivos. Na segunda tarefa, avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos, executa-se uma análise de risco. Prototipação é uma boa ferramenta para tratar riscos. Se o risco for considerado inaceitável, pode parar o projeto.

Na terceira tarefa ocorre o desenvolvimento do produto. Neste quadrante pode-se considerar o modelo cascata. Na quarta tarefa o produto é avaliado e se prepara para iniciar um novo ciclo.

2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS INDENTIFICADOS NO MODELO ESPIRAL

Apesar de ser um dos modelos de processos de software mais completos, além de suas vantagens encontramos algumas desvantagens.

2.1.1 Vantagens

O modelo em espiral permite que ao longo de cada iteração se obtenham versões do sistema cada vez mais completas, recorrendo à prototipagem para reduzir os riscos. Este tipo de modelo permite a abordagem do refinamento seguido pelo modelo em cascata, mas que incorpora um enquadramento iterativo que reflete, de uma forma bastante realística, o processo de desenvolvimento.

2.1.2 Desvantagens

Pode ser difícil convencer grandes clientes (particularmente em situações de contrato) de que a abordagem evolutiva é controlável. A abordagem deste tipo de modelo exige considerável experiência na avaliação dos riscos e fia-se nessa experiência para o sucesso. Se um grande risco não for descoberto, poderão ocorrer problemas. Este tipo de modelo é relativamente novo e não tem sido amplamente usado. É importante ter em conta que podem existir diferenças entre o protótipo e o sistema final. O protótipo pode não cumprir os requisitos de desempenho, pode ser incompleto, e pode refletir somente algumas facetas do sistema a desenvolver. O modelo em espiral pode levar ao desenvolvimento em paralelo de múltiplas partes do projeto, cada uma sendo abordada de modo diferenciado, por isso é necessário o uso de técnicas específicas para estimar e sincronizar cronogramas, bem como para determinar os indicadores de custo e progresso mais adequados.

3 EXEMPLOS DO MODELO ESPIRAL

Variações do modelo espiral consideram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com