TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SOLDAGEM

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA

Campus Pirituba - SP

PROCESSOS DE SOLDAGEM

[pic 1]

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA - 8ª SEMESTRE.

DISCIPLINA: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA II

PROFESSOR: CARLOS MATHEUS.

THIAGO ALVES RODRIGUEZ

1299879791

WESLEY DANILO CARVALHO SILVA

4249858984

ANDRÉ RODRIGO PEREIRA

4473914702

AYRTON MOURA RODRIGUES DA SILVA

4997022558

SÃO PAULO

2015

PROCESSO DE SOLDAGEM SMAW COM ELETRODO REVESTIDO

É a soldagem a arco mais simples, com investimento em equipamentos relativamente baixo

Os eletrodos são encontrados facilmente

O controle da composição química do revestimento oferece uma grande variedade de consumíveis.

Pode ser utilizado em todas posições de solda possíveis.

É muito utilizado na soldagem com:

Aço de baixo carbono;

Aço de baixa, média e alta liga;

Aço inoxidável;

Ferro Fundido;

Alumínio;

Cobre;

Níquel.

É indicado para metal de base com espessura entre 3,0 e 40,0mm e em áreas de acesso limitado. Se a espessura for menor que 2,0mm, o material será perfurado pelo calor do arco antes da formação da poça de fusão.

Não solda metais com baixo ponto de fusão, ex: estanho, zinco, chumbo e suas ligas, pois a intensidade de calor do arco é muito alta.

Não é adequado para metais refratários ou muito reativos, ex: titânio, zircônio, molibdênio, nióbio e tântalo, pois os elementos fornecidos pelo revestimento não evitam a contaminação do oxigênio na solda.

É um processo manual que exige um bom nível de habilidade do soldador, que é responsável pela abertura e fechamento do arco elétrico, pela troca do eletrodo e pela execução dos avanços e mergulhos do arco;

Uma junta soldada deve preservar suas propriedades mecânicas, sua microestrutura e sua composição química. O tipo de solda SMAW pode apresentar as seguintes descontinuidades.

POROSIDADE: que pode ser evitada com uma boa amperagem, um comprimento de arco adequado e eletrodos secos.

INCLUSÃO DE ESCÓRIA: pode ser evitada com a perícia do soldador.

FUSÃO INCOMPLETA: evitável com uma preparação adequada da superfície a ser soldada, mantendo-a limpa e homogênea.

PENETRAÇÃO INCOMPLETA: evitável com deposição de um cordão adicional

TRINCAS: causadas pela presença de hidrogênio no metal de solta (pode ser evitado com eletrodos secos e limpeza da peça) e tensões residuais (evitado com o pré e o pós aquecimento do metal de base).

GMAW

A Sigla GMAW é internacional e significa “GAS METAL ARC WELDING”, ou seja, Soldagem a Arco Elétrico com Proteção Gasosa e Eletrodo Metálico.

MIG – MAG: “Metal InertGas” e “Metal Active Gas”, como ficaram conhecidos os processos antes de receberem uma sigla internacional.

MIG – Processo cuja proteção é feita através de gases inertes, mais utilizados em materiais não ferrosos, ex.: Alumínio e suas ligas, Cobre, Níquel, entre outros.

MAG – Processo no qual a proteção é feita através de gases ativos e mais usual em materiais ferrosos, entre eles: Aços ao Carbono, Aços Baixa Liga, entre outros.

Hoje, com as misturas dos gases Ativos e Inertes, fica difícil diferenciar os processos MIG – MAG.

Principais Gases Utilizados na Soldagem:

  • Gases Inativos (Inertes): Argônio e Hélio.
  • Gases Ativos Oxidantes: Oxigênio, Dióxido de Carbono.
  • Gases Ativos Redutores: Hidrogênio.
  • Gases Ativos Parcialmente Reativos: Nitrogênio.

Processo considerado de fácil soldagem

Por sua característica de “Auto Ajuste” do arco, pois permite uma soldagem com uma grande variedade de parâmetros e técnicas de soldagem, devido seus diferentes tipos de Transferência Metálica.

Tipos de Transferência Metálica no Processo GMAW

Temos 3 tipos básicos existentes

  • Transferência pro Curto – Circuito: Pequenas Gotas de tamanho próximo ao diâmetro do arame, baixa corrente e baixa tensão.
  • Transferência Spray: Grande quantidade de gotas com dimensões menores que o diâmetro do arame, alta corrente e alta tensão de arco com o diâmetro do arame.
  • Transferência Globular: Com Gotas maiores que o diâmetro do arame e elevado nível de respingos, opera com tensões e correntes intermediarias as transferências por Spray e Curto – Circuito.

GTAW OU TIG

O processo de soldagem GTAW mais conhecida como TIG, é um processo de alta qualidade, desenvolvida para atender a uma indústria bem exigente, como a aeroespacial.

O princípio deste processo de soldagem a arco elétrico é estabelecido pela corrente que atravessa o gás ionizado entre a ponta e a peça. O calor gerado funde o metal base e forma-se uma poça de fusão. Neste processo não há formação de escória, é uma solda que se mostra limpa.

Trata-se de um processo que utiliza gás inerte e um eletrodo de tungstênio não consumível, formando uma poça de fusão bem controlada o que o torna especialmente adequado para soldar materiais especiais, principalmente os não ferrosos.

Pode ser utilizado para soldar vários tipos de metais, como a maioria dos aços, os aços inoxidáveis, ligas de níquel, titânio, alumínio, magnésio, cobre, bronze, ouro e metais dissimilares.

É especialmente indicado para a soldagem de espessuras finas, para soldas em chapas com menos de 10mm e para soldagem que tenham nas proximidades elementos sensíveis ao calor.

A soldagem manual é uma das que requer maior treinamento e habilidade, já nos processos automatizados não existe a necessidade de um soldador, e sim um operador que conheça o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com