TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS METÁLICOS NÃO ESTRUTURAIS E PRODUTOS METÁLICOS ESTRUTURAIS

Por:   •  4/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário De Patos De Minas – Unipam

Curso: Engenharia Civil – 7° Período

Disciplina: Tecnologia De Materiais De Construção II

Professor: Sheila Vieira

PRODUTOS METÁLICOS NÃO ESTRUTURAIS E PRODUTOS METÁLICOS ESTRUTURAIS

Higor Henrique de Castro

PATOS DE MINAS 2020

1 Produtos metálicos não estruturais

Introdução

Os materiais metálicos são substâncias inorgânicas, que contém um ou mais elementos metálicos e que também pode conter alguns elementos não metálicos. O ferro, o cobre, o alumínio e o chumbo são exemplos de elementos metálicos, enquanto o carbono, nitrogênio e oxigênio são exemplos de elementos não metálicos, normalmente os materiais metálicos não são constituídos por um único elemento metálico, ou seja, não são metais puros.

Visando a melhoria de suas propriedades de resistência à corrosão, a maioria dos materiais metálicos são ligas metálicas, ou seja, constituído pela combinação química de dois ou mais elementos metálicos, por exemplo: o latão é liga metálica entre cobre de zinco.

Esses materiais são relativamente resistentes a mecanismos e dúcteis, geralmente bons condutores térmicos e elétricos

Classificação dos materiais metálicos

Os metais e suas ligas podem ser divididos em duas classes, como materiais metálicos ferrosos e não ferrosos. São ferrosos quando tem o percentual elevado de ferro em sua composição química sendo este elemento é o principal constituinte enquadra-se os produtos siderúrgicos aço e ferro. O não ferroso e quando não contém ferro ou contém o ferro apenas em pequena quantidade, tais como alumínio, cobre, chumbo e suas ligas

Podem ser definidos como um tipo de liga metálica o ferro-chumbo que contém um teor de carbono de até cerca de 2,1%, existe diferente tipos de aço que podem ser classificados de acordo com sua composição química microestrutura e propriedades mecânicas ou características de fabricação.

Produção dos principais materiais metálicos

Alumínio: a obtenção de alumínio, é feita a partir da bauxita, a qual é constituída essencialmente com óxido hidratado, tendo ainda óxido de ferro óxido de titânio e outros componentes em menor quantidade. Tensão do Alumínio primário divide em três etapas mineração, obtenção de alumina, e eletrólise de alumina.

Cobre: a produção do cobre primário se organiza em torno de quatro tipos de produto, originados em etapas distintas extração fundição e refino.  Os principais tipos de ocorrência de cobre são de minérios de fosfato e minérios oxidados ou ocorrência mista com presença de sulfetos óxidos hidróxidos e carbonatos. Os mais importantes são os minérios sulfatos dentre os quais estão a calcopirita. Existe dois processos básicos de produção do cobre primário o processo pirometalúrgico e o processo hidrometalúrgico.

Zinco: o zinco apresenta-se na natureza principalmente sobre as formas de minério de sulfetado e minério oxidado. Os minérios sulfetados são ocorrência primária de zinco com teores médios de 5%, e normalmente são obtidos através de lavras subterrâneas, sendo responsável por cerca de 90% da produção mundial de concentrados.

 Principais características e aplicações dos materiais metálicos

Aços:  aços carbônicos comuns também são utilizados na construção civil em situações que não envolve diretamente funções estruturais dependendo da aplicação podem ser revestidos superficialmente, para uma melhor proteção contra corrosão, entre as principais aplicações podemos indicar: arames recozidos, telas de campeões e telas soldadas. Dentre as principais aplicações do aço inoxidável na construção civil podem ser relacionados revestimento de fachada revestimento de interiores mobiliário urbano caixas d'água e revestimento de pia

Ferros fundidos: as principais aplicações no estruturais dos céus fundidos são tampões de pista de rolamento e de calçadas grelhas de águas pluviais e rede de água com tubos.

Alumínio e suas ligas: o alumínio e suas ligas são usados por uma densidade relativamente baixa, quando comparadas com aço carbono, a maior resistência à corrosão é devida à estabilidade do seu principal óxido, que se forma na superfície do metal o que torna um mecanismo de barreira contra avanços de corrosão. Geralmente as ligas de alumínio são classificadas como ligas trabalhava trabalhadas mecanicamente

Cobre e suas ligas: o cobre é um metal muito importante em aplicações de engenharia, sendo utilizado em condições de metal puro e na forma de ligas. O cobre na forma de metal puro possui estrutura cristalina cúbica de face centrada e boa resistência à corrosão em diversos ambientes ductilidade

Zinco e suas ligas: o zinco na forma de metal puro possui estrutura Cristalina hexagonal compacta com ponto de fusão baixa cidade térmica razoável pequena dureza e boa, mas maleabilidade sendo assim o metal com facilidade de moldagem e de conformação mecânica residência corrosão quando exposto ao ambiente a atmosfera sendo, contudo reativo com ácidos.

Principais produtos e componentes não estruturais

Tubos e conexões de cobre: a descrição de tubos e conexões de cobre, foi elaborado com base em manuais do Instituto Brasileiro de cobre. Os tubos rígidos de cobre para instalação apresentam no mínimo 99% de cobre em sua composição e são fabricados os mesmos diâmetros das conexões de acordo com a NBR 13206, já a NBR 14745 estabelece os requisitos para os tubos de cobre flexíveis utilizados na condução de fluidos.

Fios e cabos elétricos de cobre: a NBR  5471, apresenta as definições aplicável aos condutores elétricos em geral fios e cabos. De acordo com a NBR 5410, em instalação elétrica de baixa tensão não é indicado o uso de alumínio em instalações residenciais

Esquadrias de alumínio e seus componentes: entende-se o termo genérico utilizado para designação dos componentes constituídos por perfis utilizados nas escavações sendo os principais as portas e as janelas.  Em relação a opção de materiais utilizados na confecção de esquadrilhas produzidos com alumínio possui grande durabilidade devido à Resistência à corrosão por meio de tratamentos superficiais com ações e pintura associadas à relativa leveza pela NBR 10820.

Metais sanitários: os metais sanitários são produtos metálicos composto de instalações hidrossanitárias envolvendo entre outras torneiras registros e válvulas de descarga misturador de água quente e fria e produtos como complementares e é constituída a NBR 10283.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com