TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE OTIMIZAÇÃO DA SEGURANÇA EM ELEVADORES CREMALHEIRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL MEDIANTE NORMAS TÉCNICAS

Por:   •  30/9/2019  •  Artigo  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11
  1. RESUMO

O presente artigo propõe uma atualização do projeto dos elevadores cremalheira, equipamento para transporte vertical de carga e pessoas, referenciando normas para melhorar a segurança dos usuários, para execução deste trabalho, serão analisadas as normas NR 12, NR 18, ABNT NBR 16200 e ABNT NBR ISO 13852. O fruto deste estudo é o otimização da segurança do equipamento e consequentemente a redução de custos diretos e indiretos.

Palavras-chave: Elevador. Cremalheira. Segurança. Normas.

  1. INTRODUÇÃO

O artigo irá relatar uma introdução sobre elevadores cremalheiras e enfatizar a importância e aplicação das normas técnicas para aumentar a segurança no uso do equipamento em obras civis.

Elevadores cremalheiras são equipamentos para deslocamento vertical de cargas e pessoas, aplicados usualmente em construções civis, o equipamento possui uma estrutura metálica montada de forma modular com cremalheira, tendo amarrações nos pavimentos e portões em cada acesso do empreendimento.

Sua utilização não é permanente, elevadores cremalheiras são instalados no início da construção do empreendimento e desmontados após o término, variando o tempo de uso de obra para obra.

Um parâmetro muito importante para a instalação do equipamento é a segurança, para garantir e maximizar a segurança de seus usuários é importante o devido atendimento às diretrizes incumbidas nas normas regulamentadoras e demais legislações. Serão analisadas e implantadas as Normas Regulamentadoras e normas técnicas da ABNT, precisamente as NR 12, NR 18, ABNT NBR 16200 e ABNT NBR ISO 13852.

  1. OBJETIVOS

O objetivo deste artigo é conseguir aumentar a segurança dos elevadores cremalheira, realizando pesquisas bibliográficas em normas técnicas brasileiras e aplicando devidamente as exigências das normas técnicas vigentes no projeto do equipamento. Consequentemente reduzindo custos com acidentes de trabalho e aprimorando a qualidade do equipamento.

  1. METODOLOGIA

Para fundamentar este artigo foram efetuadas pesquisas bibliográficas em normas técnicas vigentes, artigos científicos e advertências oriundas de órgãos técnicos. Abordando uma análise interpretativa, sendo mais cabível a necessidade do estudo do tema, segundo Lakatos & Marconi (2010), o método interpretativo busca a aprovação, entendimentos de conceitos, indo de encontro às afirmações de autores com a busca de soluções. Foi empregado o estudo de casos ao artigo, conforme Yin (2005), o estudo de caso é aconselhável quando é necessário verificar possíveis problemas e o porquê de determinadas situações. Assim para melhorar embasar o trabalho, foi feita análises em equipamentos instalados em Curitiba-PR, verificando a montagem e funcionamento no dia a dia com seus usuários.

  1. DESENVOLVIMENTO

Em 1854 Elisha Graves Otis apresentou ao mundo moderno o seu invento, um elevador de segurança. A partir daí o invento popularizou-se e evoluiu para os elevadores dos dias de hoje.

Com as cidades, cada vez mais verticais, a necessidade fez surgir o elevador de obras, um elevador específico apenas para servir à área de construção. Adequado para sua função de transporte vertical de passageiros e transporte vertical de cargas, foi desenvolvido o elevador movimentado por pinhão e cremalheira.  O sistema de pinhão e cremalheira inicialmente mais uma das muitas criações do gênio Leonardo Da Vinci, logo foi incorporado na década de 1880 por Werner Siemens como sistema de segurança de elevadores. A partir de 1950, Otis passou a utilizar o especificamente o sistema de Leonardo em elevadores especificamente projetados para a indústria da construção. Nasceu assim de um sistema de segurança o elevador de construção

Os elevadores cremalheiras são equipamentos utilizados comumente em obras civis, onde conforme o item 18.14.23.1 da NR 18, um empreendimento em construção com 8 (oito) ou mais pavimentos, é obrigatório a instalação de pelo menos um elevador que atenda toda a extensão da obra.

Este equipamento é formado de peças desmontáveis, basicamente todos os modelos do mercado seguem um padrão de itens necessários para sua montagem, são constituídos de uma proteção na base para impedir a violação do local, por um trolley para guiar o cabo de alimentação, cabine onde é posicionada a carga ou pessoas, nunca juntas no local, guarda corpo no teto da cabine caso seja necessário realizar uma manutenção, amarrações nos pavimentos também chamadas de ancoragens e finalmente os módulos, que são estruturas metálicas que formam a torre do equipamento, estrutura por onde a cabine se locomove no sentido vertical engrenado nas cremalheiras conforme mostrado na figura 1.

Figura 1 – Elevador cremalheira

[pic 2]

Fonte: METAX, 2018

Segundo Branco (2009), as principais impasses nas construções civis são os baixos níveis de produtividade, empreendimentos mal construídos e baixo nível de segurança na construção.

Embora o elevador pinhão cremalheira seja mais seguro que um elevador tracionado a cabo, muitos itens devem ser levados em conta no projeto e na instalação do elevador cremalheira para garantir a maior segurança de seus usuários, porem este é um fator que muitas empresas estão deixando de lado, conforme Walton (1973 apud RODRIGUES, 1999, p. 81), a expressão qualidade de vida vem sendo usadas para expressar certos valores, tanto ambientais, como humanos, onde muitas vezes são ignorados pelas empresas em busca de aumento da produtividade e aumento dos lucros.

Este descaso leva aos elevados custos crescentes com doenças do trabalho, segundo SILVA e DE MARCHI (1997), maiores empresas do mundo sofrerão com custos com doenças do trabalho, consequências das assistências médicas provenientes de atos e condições inseguras. Em vertente a melhoria da segurança dos equipamentos, há o devido atendimentos as normas, para Chiavenato (2004, p. 448), uma empresa que espera que deseja atender perfeitamente um cliente externo, nunca deve esquecer-se de cuidar dos clientes internos.

 A fim de garantir a integridade física de seus usuários, serão trabalhadas as normas NR 12 (segurança no trabalho em máquinas e equipamentos), NR 18 (condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), ABNT NBR 16200 (elevadores de canteiros de obras para pessoas e materiais com cabina guiada verticalmente - requisitos de segurança para construção e instalação) e ABNT NBR ISO 13852 (segurança de máquinas - distâncias de segurança para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (477.7 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com