TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UMA CÂMARA FRIA

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                             

 Leonardo Rachadel Farias

PROJETO DE UMA CÂMARA FRIA

 São José - SC

2019

 Leonardo Rachadel Farias

PROJETO DE UMA CÂMARA FRIA

 

Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Refrigeração e climatização do Campus São José do Instituto Federal de Santa Catarina como parte dos requisitos da disciplina de Projeto de Câmaras Frias PIR.

 

Professor:Jesué Graciliano

São José – SC

2019

SUMÁRIO 1

INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

  1. OBJETIVOS...................................................................................................3
  2. Objetivo geral ................................................................................................3

1.1.2 Objetivos específicos ................................................................................3

2 REQUISITOS DA CÂMARA............................................................................4 3 DETERMINAÇÃO GERAL DA CÂMARA A....................................................5 3.1 CÁLCULO DAS DIMENSÕES DA CÂMARA..................................................

5 3.2 CÁLCULOS DA CARGA TÉRMICA DA CÂMARA .....................................

5 3.3 CÁLCULOS DA CARGA TÉRMICA DA CÂMARA UTILIZANDO PROGRAMA ELGIN ..........................................................................................................8 4 MATERIAIS PARA MONTAGEM DA CÂMARA...................................................9 5 PRINCIPAIS COMPONENTES............................................................................10 5.1 UNIDADE EVAPORADORA..............................................................................10 5.2 UNIDADE CONDENSADORA...........................................................................10 5.3 VÁLVULA DE EXPANSÃO................................................................................11 5.4 FILTRO SECADOR ...........................................................................................11 5.5 VÁLVULA SOLENOIDE.....................................................................................11 5.6 VISOR DE LÍQUIDO..........................................................................................11 5.7 CONTROLADOR...............................................................................................12 5.8 DIMENSÕES DA LINHA....................................................................................12 5.9 QUADRO ELÉTRICO........................................................................................12 6 LISTA BÁSICA DE MATERIAIS .........................................................................14 7 CONCLUSÃO......................................................................................................15 REFERÊNCIAS.........................................................................................................16 APÊNDICE

1 - INTRODUÇÃO

Após a revolução industrial, com o aprimoramento da indústria farmacêutica, a sociedade começou a crescer exponencialmente até nos dias de hoje. Junto a isso, a produção de alimentos também aumentou, porém ainda há muito desperdício, que acaba trazendo diversos malefícios para a população de modo geral. Um dos motivos para esse acontecimento é a refrigeração não adequada aos alimentos.

São utilizados diversos equipamentos para conservação e armazenamento dos produtos e um deles é a câmara fria. Este trabalho mostrará a metodologia utilizada para o cálculo, dimensionamento e representação esquemática para o desenvolvimento e montagem de uma câmara fria

  1. - OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo descrever a metodologia utilizada para dimensionar de forma apropriada uma câmara fria, será necessário calcular a potência de refrigeração e demais componentes a serem utilizados para a conservação de maçã. Após a realização da seleção de todos os componentes necessários para a montagem do equipamento, mostra-se a representação gráfica (projeto para montagem da câmara). E por fim, faz-se uma estimativa dos materiais necessários para montagem do sistema.

  1. - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Descrever e calcular as parcelas de carga térmica da câmara fria.
  2. Selecionar os componentes necessários para montagem e funcionamento do equipamento.
  3. Representar graficamente os itens necessários para compreensão da montagem e funcionamento da câmara.
  4. Listar os materiais necessários para montagem do sistema.

2 - REQUISITOS DA CÂMARA

A câmara fria a ser projetada será destinada ao uso de conservação de carne bovina, na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), deve ter como ponto de partida para o dimensionamento as características informadas logo abaixo:  

  1. Dimensões iniciais da câmara: 6,72m x 6,72m x 3m;
  2. Produto: carne bovina;
  3. Temperatura de entrada do produto: -5ºC;
  4. Temperatura interna da câmara: -20ºC (Câmara para resfriamento);
  5. Movimentação diária: 4500kg/m²;
  6. Quantidade de pessoas: 1 Pessoa;
  7. Tempo de permanência das pessoas: 1 hora por dia;
  8. Densidade de Iluminação: 100W/m²;
  9. Insolação: Não apresenta incidência solar.

3 - DETERMINAÇÃO GERAL DA CÂMARA FRIA

3.1 CÁLCULOS DAS DIMENSÕES DA CÂMARA

Inicialmente é necessário compreender as necessidades do cliente. Nessa etapa, têm-se a movimentação diária sendo de 4500Kg/m², combinado com o espaço aproximado de (6,72 x 6,72 x 3,00) m para montagem do sistema.

O principal requisito para determinação das dimensões da câmara é a impossibilidade de corte das placas pré-fabricadas, ou seja, apenas deve-se utilizar placas inteiras.

De posse das informações acima, optou-se pela utilização de painéis de 1,12m de comprimento com 150mm de espessura, isolante de Poliuretano (PUR), do fabricante FrigoPainel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (386.8 Kb)   docx (449.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com