TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotina de projeto água fria

Por:   •  19/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Rotina para elaboração dos projetos – Água Fria

Passo

Atividade

Uma vez escolhido a planta baixa do projeto, determinar o Cd da edificação em função do nº da população (p), adotar dois ocupantes por dormitório, e do consumo percápita (q), para as turmas que forem divididas em grupos adotar q = 200L/dia para grupo 1 e q = 150L/dia para o grupo 2.

Em função do Cd dimensionar o reservatório superior, calculado; e o volume adotado, em função do catálogo do fabricante, inserir tabela com os dados do reservatório adotado. Escolher e justificar a localização do reservatório superior na edificação. Para as plantas com edifícios dimensionar o reservatório em função do nº total de ocupantes do edifício, porém dimensionar apenas o reservatório superior.

Na planta baixa no AutoCad, após a determinação da localização do reservatório superior, desenhar a linha da rede de abastecimento predial desde a saída do reservatório até os pontos de consumo, aparelhos sanitários, adotando a esquematização de distribuição: barrilete; ramais; e sub-ramais. Fazer o desenho isométrico da rede de abastecimento predial.  

Com o auxílio da tabela “memorial de cálculo”, determinar os trechos da linha de abastecimento predial em função de cada ponto de consumo e/ou ramificação da rede para cada dependência com pontos de consumo da edificação.

Com o auxílio da tabela “memorial de cálculo”, determinar a vazão de cada trecho em função dos aparelhos sanitários, adotando ou peso relativo ou a vazão de projeto para cada aparelho sanitário ambos os dados são tabelados.

Com o auxílio da tabela “memorial de cálculo”, calcular o diâmetro da tubulação dos trechos em função da vazão (Q) e a velocidade máxima (Vmáx). Em função do diâmetro calculado determinar o diâmetro adotado.

Com o auxílio da tabela “memorial de cálculo”, determinar os comprimentos da rede de abastecimento predial: real (tubos); equivalente (conexões e válvulas); e total = real + equivalente.

Com o auxílio da tabela “memorial de cálculo”, primeiro calcular a perda de carga unitária (j) em função da vazão e diâmetro (fórmula), e a perda de carga total em função da perda de carga unitária (j) e o comprimento total (fórmular).

Com o auxílio da tabela “memorial de cálculo”, calcular a pressão disponível em cada trecho pela fórmula, Pjusante = Pmontante ± Desnível – Perda de Carga. O desnível é a diferença de cota entre os trechos.

IMPORTANTE: Utilizar a apresentação de aula como material de apoio como fórmulas e dados tabelados, também a NBR 5626 e o exemplo de relatório para orientação.

O dimensionamento da tubulação do projeto é só da rede de alimentação predial, ou seja, a partir da saída do reservatório. Não é para dimensionar a rede até a entrada do reservatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com