TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO FACEBOOK NA ESCOLA

Trabalho Universitário: PROJETO FACEBOOK NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

Na contemporaneidade os conhecimentos estão se tornando cada vez mais necessários. A sociedade exige que nos tonemos cientistas, para tentar equalizar o mundo as tecnologias, pois são ações inovadoras e importantes à capacitação de cada indivíduo.

O tempo pede, a sociedade exige, as coisas estão em transformações constantes a todo vapor, a sociedade cobra a todo o momento, que as pessoas tomem atitudes e equalize-se no tempo e no espaço para não ficarem para trás.

Atualmente, o avanço no conhecimento científico tornou possível o aparecimento de novas tecnologias voltadas para o adensamento das possibilidades de comunicação e informação entre as pessoas. Estas são conhecidas em conjunto como TIC e vieram para ficar. Os desdobramentos de suas aplicações, bem como, a sua exploração pelo mercado produtivo e a implantação em todos os setores, deram origem a um novo modelo social globalizado identificado, internacionalmente, como Sociedade da Informação. (CASTELLS, 2003).

Nesse sentido cabe reparar o grande avanço da tecnologia levando a humanidade aos meios de comunicações mais inovadores e técnicos, tornando possíveis uma serie de acontecimentos outrora impossíveis.

As TICs possuem inúmeras potencialidades que podem e devem ser utilizados no meio educacional, porem é importante saber como e porque usar.

O simples uso da tecnologia não garante a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Seria uma impropriedade admitir que o computador por si só seja um ambiente de educação, por meio de seus recursos e pela forma como disponibiliza os materiais instrucionais para os estudantes, o que não é garantia de absorção do conhecimento (MOREIRA et al.,.2006), isto porque

04

ensinar não é simplesmente repassar informações, além do que o aluno não é apenas um mero receptáculo de ideias; para que a aprendizagem ocorra, é preciso uma adaptação e reconstrução das informações recebidas.

Neste sentido a proposta deste projeto é apresentar ao professor o facebook nova ferramenta importante para a construção de conhecimento colaborativo através da Web que servirá de apoio como mais uma das possibilidades das TICs para um melhor desenvolvimento das suas aulas e uma melhor iteração com os alunos e o conteúdo ministrado.

A oficina, será realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães através da Universidade do Estado da Bahia - Campus VII na cidade de Senhor do Bonfim-Ba, pelos alunos graduando de Licenciatura de Ciência da Computação cujo público alvo será os professores das escolas públicas da cidade supra citada.

Tem como objetivo orientar os docentes no sentido de criar e utilizar o ambiente das redes sociais como mais uma ferramenta pedagógica, refletindo sobre sua utilidade e como transformá-lo em um recurso para a sala de aula.

2. Objetivos

2.1 Geral

 Apresentar formas, aplicações e potencialidades da ferramenta do Face de forma efetiva para possibilitar aos professores e alunos do ensino médio a construção do conhecimento de maneira colaborativa e solidária promovendo assim, estímulo, interação.

05

2.2 Específicos

 Desenvolver as habilidades necessárias para o manuseio do Face.

 Estimula a formação de equipe e uma abordagem baseada em equipe para oportunizar o pensamento crítico.

 Possibilitar habilidade de comunicação social.

 Criar um ambiente dentro do Face para uso dos professore e alunos na escola.

3. Referencial Teórico

A Face constitui uma excelente ferramenta para discussões temáticas, reflexões, sínteses e construção de conhecimento/aprendizagem. No modelo que se apresenta sugere-se que haja um ambiente para todas as disciplinas e que podem ser aprofundadas as diversas temáticas, com a participação de todos, quer pela interação nos projetos quer por discussões temáticas.

A tecnologia colaborativa é uma estratégia que encoraja e estimula a participação do estudante e do professor no processo de ensino – aprendizagem e que faz da aprendizagem um processo ativo e efetivo (TORRES, 2004). Neste contexto, o Face é uma das tecnologias colaborativas, que podem trazer contribuições significativas para educação, visto que, podem ser utilizadas para a gestão de projetos, criações coletivas e colaborativas de hipertextos e como espaço para socialização do conhecimento. Para tanto, é necessário que se entenda o que ela é e quais suas características e possibilidades educativas que oferece.

06

3.1 Facebook

Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc..[3] Em 4 de outubro de 2012 o Facebook atingiu a marca de 1 Bilhão de usuários

06

ativos.] Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde sua criação em 4 de fevereiro de 2004. Isso significa que 13.185 pessoas se cadastram a cada hora, ou seja, 219 pessoas se cadastrarão no próximo minuto! Essa estatística foi elaborada em 04 de outubro de 2012. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos". O nome do serviço decorre o nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidospara ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O Facebook permite que qualquer usuário que declare

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com