TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de projetos nas escolas na educação moderna

Projeto de pesquisa: Prática de projetos nas escolas na educação moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O trabalho que será apresentado pelo grupo será algo breve que ira relatar apenas um pouco sobre projetos.

Como analisaremos a seguir os projetos são muito importantes na vida das crianças e da sociedade em si.

Vamos avaliar o que os grandes homens iram relatar sobre o conteúdo proposto e na conclusão tudo ficara mais nítido.

RESENHA CRÍTICA

Os textos abordam a importância da pratica do projeto dentro das escolas no aprendizado no dia de hoje.

Falam como trabalhar as questões problemáticas dentro e fora das escolas, pois os problemas na educação englobam sociedade e escola.

Os projetos dentro das escolas podem se trabalhar vários assuntos, e é uma forma de interagir com a sociedade e escola. Os projetos podem ter varias etapas, onde podem ser focados os mais urgentes, com isso podemos amenizar os problemas.

O projeto é muito importante dentro das escolas, através deles podemos conscientizar a sociedade dos problemas e as soluções, mais urgentes dentro das escolas e da sociedade.

Um dos textos focou a tecnologia nas escolas, é muito importante saber utilizar e é mais uma motivação para o aluno, onde também pode ser utilizado nas etapas do projeto, tem a interação do aluno e professor.

Os professores elaboram vários projetos através dos programas na área da informática, para trabalhar com os alunos coisas diferentes, mas para isso a educação precisa oferecer mais cursos, capacitações para os professores, com isso eles se aperfeiçoaram bem mais, pois existem professores que não conseguem utilizar essa tecnologia.

O professor trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento e encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e o descobrir os seus próprios erros. E sempre estar estimulando o aluno para que o mesmo desafie os seus erros para propor um bom desenvolvimento.

Nas praticas pedagógicas devemos sempre ser diferente, interagir com os alunos, falar dos problemas globais e da comunidade, com isso, procurar amenizar os problemas encontrados.

Alguns pensadores falam da importância de se trabalhar com projetos dentro da escola, com isso priorizamos a participação da comunidade dentro da unidade.

Trabalhar com projetos significa lidar com ambigüidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo. Tudo isso se distingue de conjecturas pela intencionalidade explicitada em um plano que inicialmente é um esboço ou design caracterizado pela plasticidade, flexibilidade e abertura ao imprevisível, sendo continuamente revisto, refletido e reelaborado durante a execução.

O desenvolvimento de um projeto envolve um, processo de construção participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter-relaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania, que caracteriza o paradigma educacional emergente (Moraes, 1997).

Síntese dos principais pontos discutidos

Na observação feita pelo grupo iremos falar que projeto não são apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais na essência de um projeto.

O conceito de projeto da uma idéia de antecipação de algo desejável que ainda não foi realizada traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras, segundo (Freire e Prado, 1999). Tal como vários autores colocam, a origem da palavra “projeto” deriva do latim projectus, que significa algo lançado para frente.

A idéia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação, segundo (Almeida, 2002).

Segundo Barbier (in: Machado, 2000) salienta que: “o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanha, do possível a transformar em real, uma ideia a transformar em acto”. (p.6).

O ato de projetar requer abertura, para o desconhecido, para não determinado e flexibilidade para reformular as metas a medida que a ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.

O projeto para a educação é de grande importância porque possibilita trabalhar assuntos que exijam mais atenção e devem sempre serem relembrados por nós da área educativa.

O professor que trabalha com projetos tem oportunidade de formar alunos críticos e preocupados em fazer e investigar cada vez mais os seus problemas e da sociedade como um todo. Com o projeto os alunos, utilizam seus conhecimentos, cuja, já trazem de casa, mas ao mesmo tempo possuem a oportunidade de investigar em conjunto com o professor a problemáticas encontradas na sala de aula, ou na instituição ou ate mesmo na sociedade onde esta inserida.

O projeto na educação vem complementar o trabalho pedagógico de uma instituição. Cada vez mais devemos incentivar os trabalhos com projetos nas salas de aulas, pois a educação e a sociedade só têm a ganhar com isso, mas junto devemos pensar que os professores devem ser bem preparados para saberem o verdadeiro significado da importância do projeto, saberem montar um bom projeto e saber usufruir das tecnologias existentes para se obter um bom desempenho nas aplicações dos mesmos e obter bons resultados no final de cada um deles, fazendo valer a participação de cada um que contribuiu para a aplicação de um projeto. Nos vídeos pudemos perceber vários problemas na educação como, por exemplo: trabalho escravo infantil, onde crianças precisam trabalhar para ajudar nas despesas de suas casas e assim não possuem oportunidade de estudar e nem o direito de brincar; vimos também algumas situações onde a cultura e a tradição prevaleçam na formação de um aluno, outra onde coloca-se a forma de aceitar o diferente ( no caso o assunto da inclusão) e a persistência de uma criança para obter seus objetos mais valiosos e favoritos para poder brincar sem luxos. Além de enfatizar as classes sociais existentes em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com