TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO HIDRO SANITÁRIO RESIDENCIAL

Por:   •  6/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO HIDROSANITÁRIO RESIDENCIAL 

Autores:  
ALMEIDA, Ayandra. Eller, Emmanuelle Hadassa. REIS, Gelson. Tomich, Ítalo. ABREU, Lucas. RODRIGUES, Luiz Augusto. PRATES, Nicole.  

Orientadora:  
Larissa Petrini  

Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni 

RESUMO 

Pretende-se nesse trabalho abordar a cerca principalmente de como idealizar um projeto hidrossanitário, contendo o projeto de água fria, quente, esgoto e pluvial, além de apresentar no seu corpo normas de segurança e equipamentos de proteção tanto individual quanto coletiva (EPIs e EPCs), que buscam proteger os direitos e deveres dos contratados e contratantes. Esta iniciativa será desenvolvida ao longo do projeto, demonstrando a sua importância nas obras e garantindo a aprendizagem e fixação do mesmo por parte dos graduandos. A obra que foi escolhida por parte dos autores é uma residência de um pavimento, com cinco cômodos, sendo que três deles estarão em ênfase, que serão os que apresentarão projeto hidrossanitário.  

Palavras-chave: Projeto Hidrossanitário, Equipamento de proteção, Obra.  

INTRODUÇÃO 

Este trabalho apresenta uma obra em andamento onde visa analisar e descrever todo o projeto Hidrossanitário que o compõe, e também suas mais variadas formas de abordagens, como por exemplo: a distribuição e o tratamento da água, bem como a coleta de esgoto produzido, como também o sistema de água quente/fria e o sistema pluvial.  

Será descrito sucintamente no decorrer deste resumo expandido(retirar), todo o sistema proposto, bem como, analisar e descrever( retirar também pois falou a mesma coisa no parágrafo anterior – repetitivo) e as normas que asseguram tanto o contratante como o contratado, para que ambos se entendam de forma a conduzir a obra o mais pacificamente e sem problemas possíveis. Analisar também, se necessário a estabilidade dos taludes, caso a obra venha está situada perto de encostas, para assim assegurar( trocar, pois esta repetido) possibilitar a segurança de todos envoltos dessa construção, bem(trocar) e consequentemente o futuro morador. 

 

OBJETIVO 

O presente trabalho tem como principal objetivo fazer com que os alunos entendam a prática das instalações hidrossanitárias em obras, visando o amplo entendimento para com o sistema de abastecimento residencial, que abordará o sistema em forma de água fria e quente, rede de esgoto e sistema pluvial.  

 

METODOS 

Os dados que serão descritos nesse presente trabalho(repetitivo) no decorrer deste resumo foram coletados através de visitas em campo onde o principal objetivo(repetitivo) observou-se principalmente o sistema de instalações hidrossanitárias de uma residência de(repetitivo) com um pavimento. Onde(repetitivo) No decorrer do projeto serão demonstrados através de planta baixa, cortes e em ênfase no(retirar) o projeto hidráulico, como devem ser feitas as instalações das tubulações, os equipamentos utilizados, o reservatório e os dispositivos que serão utilizados na distribuição da água em torno da residência.  

A primeira tarefa realizada por parte do grupo(retirar) foi localizar uma obra e assim começar a desenvolver um resumo expandido para futura apresentação, logo após a localização(retirar), foi realizado visitas em campo, observando(repetitivo, primeiro paragrafo) analisando o envolto da obra e conversando com os funcionários e o responsável técnico a cerca(repetitivo) sobre o que estaria sendo idealizado naquele terreno e o andamento da obra em questão. Foi observado todo o processo evolutivo da obra, a utilização dos equipamentos de proteção, tanto individual quanto coletivo e registrado tudo posteriormente, atentando mais a cerca dos cômodos onde haveria tubulações.  

RESULTADOS: 

  1. Inicialmente, foi localizada uma obra que atendesse a demanda do projeto proposto e assim em uma conversa com o responsável técnico juntamente com sua equipe foi apurada as seguintes questões.  

  

  • Endereço da obra: 

Rua Josina Dias Campos, n° 110 

 

  • Bairro: 

São Diogo - Teófilo Otoni – MG 

 

  • Proprietária 

Sônia Cristina Pereira Lima 

 

  • Tipo de obra 

Residência unifamiliar   

 

  • Data prevista para conclusão da obra:  

3 de outubro de 2017, 80% da obra concluída. 

 

  • Número de trabalhadores: 

Total de 6 funcionários. (3 pedreiros, 1 ajudante de pedreiro, 1 gesseiro, 1 armador) 

 

  • Área do terreno: 

434,884 m² 

 

  • Área construída:  

83,73 m² 

 

  • Responsável Técnico 
    GILMAR BALDOW BURMANN 
    ENGENHEIRO CIVIL CREA - 40.879  

 

  • Identificar as etapas de construção: 

Obra de pequeno porte 

Serviços 

Status 

Serviços preliminares e gerais 

x 

Infraestrutura 

x 

Supraestrutura 

x 

Alvenaria 

x 

Esquadrias 

 

Coberturas 

 

Impermeabilizações 

x 

Revestimentos internos 

 

Revestimentos externos 

x 

Pintura 

 

Pisos 

 

Acabamentos 

 

Instalações elétricas e telefônicas 

x 

Instalações hidráulicas 

 

Instalações de esgoto e águas pluviais 

 

Outros serviços 

 

Tabela 1. Cronograma de execução da obra. Fonte: Alunos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (463.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com