TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO HIDROSSANITÁRIO DE UMA EDIFICAÇÃO

Por:   •  4/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO HIDROSSANITÁRIO DE UMA EDIFICAÇÃO

LEITE, Antonio Ilderlanio de Sousa; MENDES, Felipe Pereira; FILGUEIRA, José Saulo Pereira; DE MACEDO, Ruan Carlos Cândido; BENEVIDES, Vitor Moura.

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo descrever as condições básicas na elaboração do projeto do sistema de esgotamento sanitário de um prédio fictício. Ele fixa exigências e critérios necessários aos projetos de esgoto sanitário, visando a garantir níveis aceitáveis de conforto, funcionalidade, higiene, durabilidade economia e segurança, de acordo com as normas NBR 8160 (Instalações prediais de esgotos sanitários).

Palavras-chave: Instalações Hidrossanitárias, Esgoto, Dimensionamento.

  1. INTRODUÇÃO

Esgotos sanitários são as águas servidas na edificação, tais como efluentes de bacia sanitária, ralos, chuveiros, lavatórios, pias, tanques de lavar roupas, dentre outros. Contém elevada quantidade de matéria orgânica putrescível, que ao se decompor originam gases mau cheirosos, além de microrganismos patogênicos. (ATHAYDE JUNIOR, 2015)

Devido a esse conteúdo nocivo à saúde e bem-estar dos habitantes da edificação, os esgotos devem ser coletados e transportados à rede pública coletora de esgotos ou, na inexistência desta, a outro destino, tais como tanques sépticos e sumidouros, dentre outros. Tal coleta e transporte é feita por meio de uma rede de tubos e acessórios denominada rede predial de esgoto sanitário. No Brasil, o projeto de redes prediais de esgoto sanitário é regido pela NBR 8160 da ABNT, cuja última edição é de 1999.

Segundo a norma NBR 8160, o sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a: evitar a contaminação da água do sistema de suprimento, dos equipamentos e do meio ambiente; permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando vazamentos e depósitos no interior das tubulações; vedar a passagem de gases do sistema de esgotos para o interior das edificações; impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema; permitir fácil inspeção dos componentes do sistema.

Portanto, este trabalho detalha o dimensionamento de sistema predial hidrossanitário de um edifício de 4 andares (4 pavimentos tipo e 1 térreo), obedecendo à NBR 8160, que normatiza este tipo de projeto.

  1. METODOLOGIA

O trabalho se iniciou com a aquisição dos projetos arquitetônicos da edificação em formato DWG, que possui quatro pavimentos tipo e um térreo. Cada pavimento tipo tem quatro apartamentos e cada apartamento possui sala, cozinha, dois quartos, banheiro, área de serviço e varanda.

Logo os pontos de peças sanitárias foram demarcados na planta e deu-se início ao dimensionamento dos diâmetros das tubulações segundo as recomendações da norma NBR 8160, que constam em mais de detalhe em anexo. As tubulações foram divididas em trechos, de forma a se obter com precisão os valores dos diâmetros.

[pic 3]

Figura 01: planta baixa do pavimento tipo

[pic 4]

Figura 02: locação dos pontos de contribuição em planta

 

  1. RESULTADOS

Para realizar o dimensionamento, foi necessário dividir as tubulações em trechos, de forma a facilitar o cálculo do diâmetro das tubulações, obedecendo a norma NBR 8160 da ABNT

O projeto em referência consiste basicamente dos seguintes componentes:

  • Tubulações internas e externas de coleta dos dejetos humanos e águas servidas, contando com 6 tubos de queda;
  • 32 ralos secos;
  • 2 caixas de gordura dupla;
  • 24 ralos sifonados;
  • 6 caixas de inspeção;
  • 8 dutos de ventilação.

Abaixo constam fotos dos detalhes do projeto hidrossanitário, sendo que os cálculos realizados constam em anexo no memorial.

[pic 5]

Figura 03: detalhes das instalações do pavimento tipo

[pic 6]

Figura 04: detalhes das instalações do pavimento tipo

[pic 7]

Figura 05: detalhes das instalações do térreo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As instalações hidrossanitárias deste edifício foram dimensionadas conforme pede a norma NBR 8160, de forma que todos os detalhes de projeto constam no memorial de cálculo que segue em anexo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ATHAYDE JUNIOR, Gilson Barbosa. Instalações Hidrossanitárias e de Gás – Apostila. João Pessoa, 2015. Disponível em https://www.passeidireto.com/arquivo/39052034/manual---instalacoes-hidrosanitarias---gilson

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR8160  Instalações prediais de esgotos sanitários. Rio de Janeiro, 1999.

ANEXOS

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

  1. OBJETIVOS

Este memorial tem por objetivo descrever as condições básicas na elaboração do projeto do sistema de esgoto de um prédio fictício. Ele fixa exigências e critérios necessários aos projetos de esgoto sanitário, visando a garantir níveis aceitáveis de conforto, funcionalidade, higiene, durabilidade economia e segurança.

2. DADOS DO PROJETO

  • Empreendimento: Prédio fictício.
  • Número de Pavimentos: 05 (4 pavimentos tipo e 1 térreo).
  • Área total: 1322,5 m2

Térreo:  264,5 m²

Pavimento tipo: 264,5 m²

3. NORMAS E CÓDIGOS APLICÁVEIS

A execução das instalações deverá seguir as exigências das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas e Legislação Municipal), com as normas e códigos sendo aplicados, em sua última edição, ao fornecimento de materiais, instalações, testes de desempenho. As normas utilizadas foram:

  • NBR8160  Instalações prediais de esgotos sanitários
  • NBR-9814 – Execução de rede coletora de esgoto sanitário

4. DESCRIÇÃO GERAL DA REDE DE ESGOTO

O projeto em referência consiste basicamente dos seguintes componentes: tubulações internas e externas de coleta dos dejetos humanos e águas servidas; 16 bacias sanitárias, 32 pias, 16 tanques, 16 máquinas de lavar, 16 lavatórios, 32 ralos secos, 2 caixas de gordura dupla, 24 ralos sifonados, 8 dutos de ventilação e 6 tubos de queda. Para o dimensionamento das tubulações, as redes foram divididas em trechos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (702.3 Kb)   docx (312.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com