TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR

Monografias: PROJETO INTEGRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  3.451 Palavras (14 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Artur de Oliveira Martins

Karoline Pitta dos Santos

Rodrigo Santos da Silva

Leandro Xavier de Souza Gralha

Rafael Quaresma da Silva

Jorge Luiz Nascimento de Souza

Rio de Janeiro

Junho /2014

SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia da UNISUAM, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Engenheiro.

Por:

Artur de Oliveira Martins 14100421

Karoline Pitta dos Santos 11202238

Rodrigo Santos da Silva 13203426

Leandro Xavier de Souza Gralha 12202173

Rafael Quaresma da Silva 12101358

Jorge Luiz Nascimento de Souza 12200521

Professor-Orientador: André Luiz Pinheiro

Rio de Janeiro

Junho /2014

"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."

Hermann Hesse

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer."

Albert Einstein

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.1. Definição do Problema

1.2. Hipótese

1.3. Objetivos

1.3.1. Objetivos Gerais

1.3.2. Objetivos Específicos

1.4. Justificativa

1.5. Metodologia

2.0. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Importância da Água

2.2. Desperdício da Água no Brasil e no Mundo

2.3. Utilização da Água da Chuva em Residências

2.4. Principais Componentes para Captação da Água da Chuva

3. PROJETO

3.1. Conceito construtivo

3.2. Indicadores Utilizados no Desenvolvimento do Projeto

3.3. Cálculo de Água Aproveitável e o Volume de Água do Reservatório

3.4. Dimensionamento da Tubulação do Sistema

3.5. Investimento Estimado do Sistema de Captação

3.6. Redução de consumo estimada em m³ e em reais

4. CONCLUSÃO

5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. INTRODUÇÃO

1.1. Definição do Problema

A água, na atualidade está se tornando um dos recursos naturais mais importantes entre todos. Para alguns é tratada com indiferença, como fonte inesgotável e para outros, como riqueza, e em muitos casos, como sobrevivência.

Ainda que na atualidade a falta desse bem não se apresente como um grande problema para a América Latina e, em especial ao Brasil, este é um tema de suma importância a todos nós, pois, apesar de apresentar grande disponibilidade de água doce no nosso país, ela se concentra na bacia Amazônica (73%), região Norte, enquanto a maior parte da população brasileira se concentra no sul e sudeste onde a disponibilidade de água é bem menor o que provoca diminuição da oferta nos grandes centros urbanos.

Em razão do consumo elevado, ocupação de áreas de mananciais, contaminação de fontes de abastecimento e eventuais problemas na rede da concessionária a água tende a se tornar cada vez mais escassa.Geralmente em localidades onde a disponibilidade de água aparentemente é maior, as pessoas tendem a gastar mais esse recurso valioso. Em relação aos gastos fixos de uma residência, a água chega a ser uma das principais despesas, ficando atrás apenas dos gastos com energia elétrica.

As ruínas no Palácio de Knossos, na ilha de Creta, revelam um curioso hábito e um exemplo de sustentabilidade já no período de 2000 a.C. Por meio de ductos de pedra, os construtores do Palácio elaboraram um eficaz sistema de aproveitamento da água da chuva para operar as descargas das bacias sanitárias do local. No México, as civilizações pré-colombianas também elaboraram tecnologias que utilizavam águas pluviais para o cultivo de alimentos. As experiências da Antiguidade confirmam a necessidade de utilizar, de forma inteligente, a água do Planeta, uma vez que o consumo aumenta mais que a distribuição territorial da água existente. Durante muitos anos, os esforços mantiveram-se na direção de realizar a gestão da oferta, aumentando-se a extensão de redes de abastecimento, buscando água em lugares cada vez mais distantes. No território brasileiro, apesar da grande quantidade de água existente, a concentração de água doce disponível pouco coincide com a concentração populacional. Com o objetivo claro de reduzir o consumo de água, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com