TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II RELATÓRIO PARCIAL

Exames: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II RELATÓRIO PARCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

Nas linhas abaixo, procuro dissertar de forma conceitual e breve, sobre a importância das politicas de Responsabilidade Social nas empresas.

A apresentação de argumentos práticos e ideológicos traçando paralelos com o atual cenário socioambiental , tem como objetivo demonstrar os ganhos reais para as empresas que adotam tal politica. São considerados neste contexto, a ampliação de uma consciência ambiental e necessidade social das empresas atuarem com a sociedade.

1. CONFECÇÃO DO ENSAIO ACADÊMICO

Qual a importância de se trabalhar a Responsabilidade Social e a consciência sobre o meio ambiente dentro das organizações?

Hoje os maiores e mais importantes indivíduos da sociedade para o crescimento de uma nação, são as empresas. Seja qual for seu tamanho, a empresa desempenha um papel vital na criação e desenvolvimento de valores para a esfera onde atua.

Não apenas funcionários, mas também investidores, parceiros e todos os stakeholders, cada vez mais, levam em consideração a atuação social que a empresas executa, não somente no ato da escolha de seu produto ou serviço, mas também nas rodinhas de discussão que ocorrem diariamente entre outros assuntos como politica, futebol, religião, etc...

Tão importante quanto a saúde financeira de uma organização, a forma com que é vista por seu publico estratégico e pela sociedade, pode agregar valor a marca ou condena-la ao ostracismo. Empresas reconhecidamente interessadas no desenvolvimento social e/ou ambiental de com a sociedade em geral, tendem a serem mais sólidas e confiáveis, estes atributos podem trazer ganhos reais em médio e longo prazo, considerando valores de ações , escolha de funcionários, negociação com investidores e fornecedores e muito mais.

Além disso, há algo mais prático, o reaproveitamento de recursos recicláveis, a gestão inteligente de matérias primas, a eficiência operacional relacionada a contenção de recursos, fazem parte de conceitos básicos de gestão da Responsabilidade Social e traduzem em economia real e direta, às ações mais simples.

Como as Tecnologias de Gestão podem contribuir neste sentido?

Para o a implantação de uma politica de Responsabilidade Social bem sucedida é necessário o suporte de técnicas eficientes de gestão que possibilitem planejar, executar, medir, e identificar oportunidades de melhorias.

Após a definição dos objetivos, será necessário a aplicação de metodologias como o PDCA. O método permite tornar o processo de gestão ainda mais eficiente.

Planejar é talvez um dos pontos mais importante, pois é nesta fase que se definirão as metas e estratégias para alcance dos objetivos. Após definidos os objetivos e o “como” fazer e hora de aplicar as ações, é nesta fase que ocorrem as realizações, o que mais tarde será identificado como sucesso ou não do processo, ocorre aqui, durante o fazer.

Na checagem, são necessárias elaborações de métricas e indicadores para mensurar a performance das ações executadas. Após verificação dos indicadores, é hora de corrigir os erros e garantir as ações que vem apresentando resultados esperados continuem a ser executadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com