TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

Exames: PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3 ºSEMESTRE

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

PROFESSOR-TUTOR EAD:

201

NOME:

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Araçoiaba da Serra SP , sob a orientação do Tutor(a) a Distância: Rosane Zamberlan Bellé

RESUMO

O Restaurante Aroma e Sabor é uma empresa optante pelo simples nacional e pela sociedade dividida por cotas de responsabilidades limitadas compostas por dois sócios e cinco colaboradores contratados. Com isso se estabelece a separação patrimonial entre pessoa jurídica e seus membros. Portanto cada qual deve cumprir com as suas obrigações não podendo transferir ao outro, ou seja, os sócios respondem apenas pelo valor da cota correspondente. O restaurante Aroma e Sabor, também elege o subtipo de sociedade limitada como sendo de vínculo societário instável, de acordo com o Código Civil de 2002, desta forma, qualquer sócio pode se desligar da empresa, imotivadamente, por simples notificação ao demais com antecedência mínima de 90 dias.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 06

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07

3. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 11

4. SITUAÇÃO GERAL 14

5. OBJETIVOS 15

6. METODOLOGIA 16

7. ANÁLISE E INTERPREÇÃO DE DADOS 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

Este plano tem como objetivo apresentar os estudos e analises de viabilidade da criação da empresa Aroma e Sabor Ltda. Que terá seu foco em comida caseira toda à fonte da empresa vem de seus idealizadores que possuem capital próprio para a abertura do restaurante.

A estrutura da empresa será simples, já que não necessitamos de grandes espaços adaptamos a sua real necessidade, contudo visando o oferecimento do melhor serviço ao cliente.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

A economia nacional aliada à globalização tem alterado a forma da concorrência bem como o padrão de competitividade. As alterações têm obrigado as empresas que desejam permanecer competitivas a ter uma visão estratégica do ambiente em que se encontram inserida. O setor de restaurante self-service, típico exemplo de empreendedores de sucesso, vem sofrendo os impactos da globalização em função do crescimento do setor. Essa pesquisa estudou a intensidade das forças competitivas de Porter no setor de restaurante self-service.

A metodologia utilizada foi exploratória, descritiva e quantitativa. Inicialmente o artigo

apresenta uma contextualização sobre restaurantes, e ferramentas de competitividade e

estratégia. Para o levantamento dos restaurantes self-service, formulamos e aplicamos um questionário com perguntas abertas e fechadas em 20 restaurantes estabelecidos, a fim de verificar a percepção dos empresários do setor em relação às forças competitivas. Foram analisadas as principais características dos restaurantes self-service; os fatores que explica a intensidade de cada uma das forças competitivas no mercado.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conforme Maricato (2002), o fenômeno da globalização no Brasil na década de 90 do

Século passado gerou desemprego de executivos, fruto dos processos de reengenharia e

enxugamento de custos nas empresas que, aliada a redução de ganhos dos profissionais liberais fez com que muitos deles montassem pequenas empresas, em especial bares e restaurantes. O Plano Real onerou a classe média brasileira, levando seus participantes a cortarem gastos, atingindo diretamente o setor de restaurantes. Como o mercado exige um acerto entre a oferta e a demanda, em 1997 o número de estabelecimentos que fecharam as

portas já era maior do que os que abriam Maricato (2002).

Na década de 1970 do século passado, devido ao “milagre brasileiro”, a entrada de capital externo e ao crescimento interno surge uma classe média ascendente, que propicia mercado para a criação de bares e restaurantes mais sofisticados, que são obrigados a se aprimorarem continuamente, por exigência desse segmento cada vez mais exigente. Na década de 80, começam a se multiplicar os fast-foods, pizzarias e outros estabelecimentos onde se pode comer rapidamente e sem gastar muito. Já na década de 90, a contínua sofisticação do mercado, aliada à abertura para a importação de produtos e à vinda de chefs estrangeiros em maior número, dá novo impulso à gastronomia, MARICATO (2002). Concebidos nos modelos das redes de fast-foods, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com