TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL RELATÓRIO

Por:   •  26/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CAMPUS CARAÚBAS-RN

ENGENHARIA CIVIL

DOCENTE: Edna Lucia da Rocha Linhares

DISCENTE: Fernanda Alanna Alves do Nascimento

PROJETO: RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

RELATÓRIO

CARAÚBAS-RN

2017

1. INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento das cidades o êxito rural vem aumentando demasiadamente, e consequentemente a população urbana está crescendo em escala acelerada, assim sendo, a indústria da construção civil vem acompanhando esse processo. Com isso, uma grande quantidade de resíduos sólidos estão sendo lançados no meio ambiente, tornando-se algo preocupante e que precisa de cuidados especiais.

De acordo com algumas pesquisas, o maior gerador de resíduos sólidos são as indústrias da construção civil. Cerca de 60% de todo o material considerado resíduo sólido, é proveniente de tal indústria conseguindo superar ao de resíduo familiar, que até então era o único foco nos anos anteriores (GAEDE; GUMIERI, 2008).

Foi realizado um estudo no meio urbano da cidade de Caraúbas – RN. Município este no estado do Rio Grande do Norte, localizado na mesorregião do Oeste Potiguar (FEMURN, 2010), apresenta um índice de desenvolvimento humano – IDH médio de 0, 614 (PNUD 2000), distante da capital do Estado 296 km (IBGE, 2008). Geograficamente apresenta uma Área 1 095,001 km², densidade 17,88 hab./km² e uma população de 19 582 hab. (IBGE/2010).

2. DESENVOLVIMENTO

A identificação dos resíduos sólidos da construção civil foi realizada em via pública, mais precisamente nos principais bairros da cidade como também no campus da UFERSA de Caraúbas-RN, nos canteiros de obras. Foram realizadas análises visuais, como também algumas coletas, tanto de solo como da água ali utilizada, para tal processo utilizou-se um gabarito de madeira, medindo 1,0 X 1,0 m, o qual foi posto sobre os resíduos sólidos, todo material dentro do gabarito foi coletado, isso para o solo; a água ali coleada foi armazenada em recipientes de vidro, em seguida todas as amostras foram separados, identificados, classificados e analisados sua composição, de acordo com o CONAMA 3072002 no seu Art. 3º.

2.1 – Análises visuais

Os locais escolhidos para estudo foram: a entrada da cidade, bairro São Severino, bairro Leandro Bezerra, bairro Sebastião Maltez e na construção do restaurante universitário da UFERSA campus Caraúbas-RN.

2.1.1 Entrada da cidade

Entre os materiais encontrados naquele local, puderam ser identificados: Madeira, arame, balde de impermeabilizantes, saco de cimento, plástico, aço, tijolo, telha, embalagens plástica e barbante. A figura 1 abaixo, mostra o local de onde foi feita a análise.

Figura 1 – Entulhos da construção civil/Entrada da cidade

FONTE: Autor, 2016.

2.1.2 Bairro São Severino

Entre os materiais encontrados no bairro São Severino, puderam ser identificados: gesso, conduites, embalagens plásticas, telha, concreto, tijolo, insumos de gesso, fio elétrico e arame. A figura 2 abaixo, mostra o local de onde foi feita a análise.

Figura 2 – Entulhos da construção civil/Bairro São Severino

FONTE: Autor, 2016.

2.1.3 Bairro Leandro Bezerra

Entre os materiais encontrados no bairro Leandro Bezerra, puderam ser identificados: embalagens plásticas, concreto, tijolo. A figura 3 abaixo, mostra o local de onde foi feita a análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com