TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO UNIFICADO I: Ponte Sergio Motta

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG

FACULDADE DE ENGENHARIA

ADEVAIR SOUSA DA COSTA

ALEXANDRE LIMA RODRIGUES

EMANUELA MARIA SAMPAIO DA SILVA

JESSICA VAGAS CACHO

JONATAS NEVES DE OLIVEIRA

MARIA JOSÉ FRANCISCA DA CONCEIÇÃO

VIVIANE LIMA DE ANDRADE

PROJETO UNIFICADO I

Grupo 3

Várzea Grande-MT

Outubro de 2017

ADEVAIR SOUSA DA COSTA

ALEXANDRE LIMA RODRIGUES

EMANUELA MARIA SAMPAIO DA SILVA

JESSICA VAGAS CACHO

JONATAS NEVES DE OLIVEIRA

MARIA JOSÉ FRANCISCA DA CONCEIÇÃO

VIVIANE LIMA DE ANDRADE

PROJETO UNIFICADO I

Grupo 3

Projeto Apresentado á disciplina  Projeto Unificado I para construção Ponte Sergio Motta com palitos de picolé para obtenção de nota e conhecimento, no cumprimento da grade curricular do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, sob a orientação da Professora Ana Carla Stieven.

 

Várzea Grande-MT

Outubro de 2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. JUSTIFICATIVA        4

3. DEFINIÇÃO DE PONTES        4

4. TIPOS DE PONTES EM MATO GROSSO        5

5. PROJEÇÃO DA RESISTÊNCIA        5

6. FORÇA        6

7. CARGA        6

8. REAÇÃO        6

9. EQUILÍBRIO        6

10. TRAÇÃO        6

11. COMPRESSÃO        7

12. CROQUI DA PONTE        7

13. RESISTÊNCIA DO MATERIAL UTILIZADO        7

14. CRONOGRAMA        7

15. CONCLUSÃO        8

16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8


1. INTRODUÇÃO

Para elaboração de um projeto de construção de uma ponte, temos que ter claramente qual é a sua finalidade, além dos conhecimentos técnicos para fazer a escolha da ponte, dimensionamento estrutural, levantamentos topográficos, hidrológicos, geotécnicos.

Podemos dizer que para o estudo da força, massa, tração, aceleração da ponte nós devemos utilizar as 3 (três) leis de Newton. WALKER;2007.

Porém nesse trabalho iremos analisar e apresentar o que são pontes e os diversos tipos de pontes construídas em Mato Grosso, com enfoque na Ponte Sérgio Motta a qual iremos construir uma réplica da referida ponte que será confeccionada com palito de picolé.

As pontes estaiadas e/ou sustentadas por cabos foram retomadas no século XX após a Guerra Mundial, de modo em que os engenheiros da época analisaram a durabilidade, o custo benefício e os tipos de materiais que serão utilizados e as formas de preparação dos mesmos. COMBOUT;2008.

2. JUSTIFICATIVA

    A disciplina de Projeto Unificado I, possibilita a obtenção de conhecimento, sobre as diversas formas e existências de pontes, as quais irão aplicar nossos conhecimentos teóricos na pratica, construindo a Ponte Sérgio Motta com palitos de picolé.

Construir a Ponte Sérgio Motta de palito de picolé aplicando as teorias e práticas de construção de pontes na área de Engenharia Civil.

3. DEFINIÇÃO DE PONTES                    

Existem diversos tipos de pontes, as de estruturas naturais para passagens de obstáculos naturais e as que são construídas pelo homem, as mesmas são construídas para dar acesso a um determinado lugar, bem como dar vasão ao tráfego de rodovia, ferrovia, via de pedestres ou canal navegável proporcionando mais qualidade de vida a população.

Temos 06 (seis) tipos de pontes que podem ser construídas conforme análise do engenheiro, sendo elas:

  • Ponte Viga: podem ser feitas de vigas de aço, betão ou peças pré-fabricadas
  • Ponte de Treliças: são feitas de metal e também em madeiras, sendo metal usado para suportar a tensão e a madeira para a compressão.
  • Ponte de Arco: esse modelo de ponte é o mais antigo e era construídas pelos romanos.
  • Ponte Suspensa: esse modelo de ponte é seguro por cabos de aço que são sustentados por torres.
  • Ponte Estaiada esse modelo é semelhante a ponte suspensa, porém se utiliza menos cabos e as torres de suporte são curtas.
  • Ponte Balanço: esse modelo tem sua sustentação somente em uma extremidade.

4. TIPOS DE PONTES EM MATO GROSSO

Em Mato Grosso existem diversos tipos de pontes de madeiras e concretos as quais são importantes para o estado, para escoamento de produtos alimentícios, passagens de veículos leves e pesados, o qual contribui para crescimento das cidades e melhoria da qualidade de vida da população.

De modo geral, as pontes existentes em Mato Grosso e no município de Cuiabá, são construídas em madeira de vigas serradas, obtidas a partir do cerne de madeira nativa, bem como as de concreto armado, concreto pretendido, pontes retas e as pontes pré-moldadas, cuja as vigas são em estrutura metálica que já vêm prontas, sendo elas, pontes estaiadas, pontes treliça king ou queen, treliçada tipo Pratt, ponte em arco triarticulado, galerias e viadutos.

Em Cuiabá e Várzea Grande temos algumas pontes que se destacam pela viabilidade de acesse entre os municípios com a Ponte Nova inaugurada em 1964, Ponte Juscelino Kubitscheck inaugurada em 1985, Ponte Mário Andreazza inaugurada em 1990, Ponte do VLT que está sendo construída sobre o rio Cuiabá, Ponte do Cocalinho que liga o estado de Mato Grosso e Goiás sendo inaugurada recentemente em 2017, também temos a Ponte Ministro Sérgio Motta que é considerada a terceira ponte no modelo estaiada (é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte e com  geometria em semi- harpas ) do país que foi inaugurada 2002, ligando Várzea grande à Cuiabá, tendo comprimento total de 327 metros, largura de 20,7 metros e uma altura de 52 metros, Volume: 22.000 M³, tendo quatro vias, divididas em dois sentidos  cruzando o rio Cuiabá. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com