TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E PRODUÇÃO. PROJETO UNIFICADO III

Por:   •  25/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO VÁRZEA GRANDE

GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E PRODUÇÃO.

PROJETO UNIFICADO III

DOCENTE: Me. LÁZARO JOSÉ DE OLIVEIRA, LOYSE TUSSOLINI.

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

“Guindaste, uma evolução tecnológica voltada à construção”.

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Várzea Grande, 2015/04/27

UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO  

GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E PRODUÇÃO.

PROJETO UNIFICADO III

DOCENTE: Me. LÁZARO JOSÉ DE OLIVEIRA, LOYSE TUSSOLINI.

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

“Guindaste, uma evolução tecnológica voltada à construção”.

  

Relatório técnico-científico apresentado como instrumento avaliativo para composição da nota da disciplina de projeto unificado III.

Discentes: Adriane Xavier Rodrigues (ENP141N), Ana Caroline Hortis do Nascimento (ENP141N), Danilo Henriques Ribeiro Bravo (ENC141EN), Emerson Jesus Silva (ENC141EN), Fabiane Aparecida de Souza (ENP141N), Jefferson Cebalho Santos (ENP141N), Naiara Lopes da Silva (ENC141EN), Nais Lainy Silva Oliveira (ENP141N).

Várzea Grande, 2015/04/27

Resumo


I. INTRODUÇÃO


Os primeiros guindastes surgiram na Idade Antiga na Grécia e eram movidos por homens e/ou animais de carga. Neste período os guindastes eram utilizados para a Construção de edifícios altos. Posteriormente foram desenvolvidos guindastes maiores na qual eram usados com engrenagens movidos por tração humana, podendo assim elevar peças e cargas mais pesadas. Já na Idade Média, os guindastes portuários foram inseridos no mercado para carregamento, descarregamento e construções de embarcações.

Alguns guindastes eram construídos sobre torres de pedras para a estabilidade do equipamento e para suportar pesos extras. Inicialmente os guindastes eram construídos de madeira mais ao longo do tempo e com a Revolução Industrial, passaram a ser feitos com ferro fundido e aço.

Atualmente o guindaste é constituído por uma torre equipada com cabos e roldanas que são usadas para o içamento (levantar e baixar) peças, máquina e materiais diversos. Os guindastes podem ser controlados por operadores na cabine do equipamento, ou ainda por unidade de controle via comunicador de rádio. [1]

Por muitos séculos, o poder foi fornecido pelo esforço físico de homens ou animais, embora guinchos em moinhos de água e moinhos de vento poderiam ser impulsionados pela energia cinética natural reaproveitada. O primeiro poder mecânico foi fornecido por motores a vapor: datam dos séculos 18 ou 19, com muitos permanecendo em uso no começo do século 20. Guindastes modernos normalmente usam motores de combustão interna ou motores elétricos, e sistemas hidráulicos para fornecer uma maior capacidade de levantamento do que era possível anteriormente, embora guindastes manuais ainda sejam utilizados quando o fornecimento de energia não teria viabilidade económica.

Guindastes existem em uma enorme variedade de formas - cada uma adaptada a um uso específico. Às vezes, os tamanhos vão desde os menores guindastes de lança, utilizados no interior de oficinas, para os guindastes torres mais altas, utilizados para a construção de edifícios. Finalmente, podemos encontrar guindastes flutuantes maiores, geralmente utilizados para construir plataformas de petróleo. [2]

I.1 - Parte integrante e aplicação

Alavanca: um guindaste contém uma viga horizontal que gira em torno de um ponto chamado de ponto de apoio. O princípio da alavanca permite uma carga pesada ligada à extremidade mais curta do feixe a ser levantada por uma força menor aplicada na direção oposta à da extremidade mais longa da viga. A razão entre o peso da carga do que a força aplicada é igual à razão entre os comprimentos do braço maior e o braço mais curto, e é chamado de vantagem mecânica.

Polia: um guindaste de lança contém um suporte inclinado, que suporta um bloco de polia fixa. Os cabos são enrolados diversas vezes em volta do bloco fixo e redondo, e outro bloco é anexado à carga. Quando a extremidade livre do cabo é puxada manualmente ou por uma máquina de enrolamento, o sistema de roldanas proporciona uma força para a carga, que é igual à força aplicada, multiplicada pelo número de comprimentos de cabos que passam entre os dois blocos. Este balanço é a vantagem mecânica.

Cilindro hidráulico: este pode ser utilizado diretamente para levantar a carga ou indiretamente para mover o braço ou viga que transporta outro dispositivo de elevação. Guinchos, como todas as máquinas, obedeceram ao princípio da conservação da energia. Isto significa que a energia fornecida para a carga não pode exceder a energia aplicada na máquina. Por exemplo, se um sistema de roldanas multiplica a força aplicada por dez, então a carga se move apenas um décimo, tanto quanto a força aplicada. Uma vez que a energia é proporcional à força multiplicada pela distância, a energia de saída é mantida aproximadamente igual à energia de entrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (696.8 Kb)   docx (705 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com