TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

Exames: PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  4.662 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

SEMESTRE

Marcelo Paulo de Souza Soares RA 403802

Marli da Gloria Alves RA 404457

Patrícia Oliveira de Almeida RA 403879

Tereza Gutoski dos Santos RA 400727

Tyago Ricardo Souza Marques RA 398611

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

PROFESSOR-TUTOR EAD Ednei Andrade de Rezende

PROFA espe. Lúcia helena miranda

CAMPO GRANDE/MATO GROSSO DO SUL

JUNHO-2013

Marcelo Paulo de Souza Soares RA 403802

Marli da Gloria Alves RA 404457

Patrícia Oliveira de Almeida RA 403879

Tereza Gutoski dos Santos RA 400727

Tyago Ricardo Souza Marques RA 398611

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo MACE, sob a orientação da Professora Lúcia helena miranda -Tutor a Distância Ednei Andrade de Rezende.

CAMPO GRANDE

2013

RESUMO

O objetivo de realização deste trabalho se concentra no desenvolvimento de um estudo da viabilidade de implantação de um setor de Recursos Humano. Para a concretização deste propósito foram considerados para a análise, os conceitos, características, trajetória histórica de recursos humanos, sistemas e subsistemas e modelos de gestão existentes. Foram abordadas todas as variáveis que são necessárias para que se tivesse uma fundamentação teórica sólida para desenvolvimento da pesquisa de politicas,no rh que consegue prover um canal de comunicação mais dinâmico com os demais setores da organização e também não está alocado como setor de tomada de decisões, mas sim como um departamento de pessoal, focado única e exclusivamente para os trâmites burocráticos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios está mudando e atualmente é de fundamental importância para as organizações planejar a área de recursos humanos, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo. As empresas que seguem modelos de gestão antiquados, sem nenhum efeito estratégico ou não agregam valor algum para a organização, estão começando a rever seus procedimentos e se adaptar aos novos tempos.

As políticas de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, desenvolver e reter seus talentos humanos. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas, de forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes. O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão ocorrendo de forma rápida e ágil o que faz com que a organização busque se adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações o presente estudo propõe uma análise das políticas, seu ambiente e estrutura de trabalho como alicerce para a implantação de um setor de recursos humanos.

POLITICAS UTILIZADAS

Recrutamento

O recrutamento abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potenciais. É a primeira etapa de um processo que termina com o contrato definitivo após o período de experiência

Existem dois tipos de recrutamento: o interno e o externo. O recrutamento interno é utilizado para preenchimento de vagas, através de remanejamento dos quadros existentes na organização. Já o recrutamento externo é utilizado para atrair os candidatos que estão fora da instituição

RECRUTAMENTO EXTERNO

VANTAGENS • Introduz na organização: talentos, habilidades e expectativas. • Enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades. • Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas. • Renova a cultura organizacional e a enriquece com novas aspirações. • Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

DESVANTAGENS • Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização. • Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidade a estranhos. • Requer aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos. Isso significa custos operacionais. • Exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários. • É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

RECRUTAMENTO INTERNO

VANTAGENS • Aproveita melhor o potencial humano da organização. • Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários. • Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários na organização. • Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental. • Não requer socialização organizacional de novos membros. • Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos.

DESVANTAGENS • Pode bloquear a entrada de novas idéias, experiências e expectativas. • Facilita o conservativismo e favorece a rotina atual. • Mantém quase inalterado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com