TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 6

PELOTAS 25 DE MAIO DE 2015.

Introdução

Transformações aconteceram em grandes escalas desde a Era Industrial até a agora em plena era atual, Também na Era da Informação, que teve inicio na década de 90. E a característica que chama a atenção é são as mudanças rápidas, até imprevisível e em muitos casos turbulentos assim digamos que seja a característica principal.

Nas organizações a agilidade, inovação e mudanças são fundamentais por isto a importância de planejamento na área de Recursos Humanos, pois em pleno ambiente empresarial que esta cada vez mais exigida em razão de estar rigoroso e competitivo.

Os Recursos Humanos em sua administração envolve bastantes coisas em que permitem as organizações atrair, reter e desenvolver os talentos humanos.

Com o decorrer do tempo as mesmas precisaram se adaptar com as necessidades humanas em conjunto com clientes, proprietários, fornecedores dirigentes e até colaboradores. Unindo todas as áreas da empresa e o ambiente é fundamental, por que mudanças estão sendo de forma rápida e faz com que as empresas tenham que se adaptar com tudo e possa se manter na competição no mercado.

O nosso estudo propõe a organização do setor de recursos humanos (RH) na empresa Supersoft embora seja de pequeno porte e nova no mercado. Pois momento encontra se em crise com seus clientes, inclusivo internamente com seus colaboradores, E neste momento deve ser feito por quem entende de RH, o intenso movimento de procura pela qualidade e produtividade, o grande diferencial nas empresas são as pessoas que prestam o serviço. Portando é importante para cada funcionário estar motivado e devidamente capacitado em suas tarefas que exercem na empresa.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Chiavenato (2004): “O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento”.

Com nenhuma duvida as mudanças e transformações que vem ocorrendo desde a época modificaram a maneira de administrar pessoas logo após revolução industrial q se estendeu. Até época de 1950 e a intensificação do fenômeno de industrialização em amplitude mundial e os países ficando industrializado implantou a burocracia em um ambiente mais conservador.

Em plena era da Industrialização Neoclássica, O período de 1950 a 1990, iniciou-se após a segunda guerra mundial, tempo em que o mundo iniciou teve mudanças rápidas e intensas, tornou-se rígido e lento demais para seguir próximo das mudanças dos ambientes.

Já na Era da Informação, o aparecimento da globalização da economia e modificando para ser global, o tecnólogo nesta área teve papel importante em munir as condições para que isto ocorresse.

Essas organizações começam a visualizar o capital humano e intelectual.

Segundo Kiernan (1998):

“As organizações iniciam um período de permanente turbulência devido ao impacto das grandes tendências globais que estão passando a quebrar tradicionais paradigmas; essas megatendências criaram a transformação mais drástica e intensa de todas: a elevação exponencial na velocidade, na complexidade e na imprevisibilidade da mudança”.

Isto mostra que ao longo do século XX teve abordagens do tipo: como lidar com as pessoas nas empresas, tanto que os departamentos pessoais foram os primeiros que tinham, e eram órgãos para fazer cumprir exigências legais em relação ao emprego, logo depois foram acrescentadas novas tarefas como o relacionamento da organização com os outros departamentos, a fim de enfrentar problemas sindicais de conteúdo reivindicatório.

Logo aparecem os recursos humanos, Que iam de tarefas operacionais e burocráticas, até desenvolver funções operacionais e táticas, como os órgãos prestadores de serviços especializados, chamados de DRH.

A empresa avaliada foi fundada á 05 anos, por dois irmãos; cuja razão social é SuperSoft LTDA, SuperSoft , seu ramo de negócios é segmento de informática em Perdizes, SP, em um sobrado e conta com 6 funcionários.

Atualmente a empresa conta com 8 clientes na capital e 15 no interior. E foram feitas algumas observações nas áreas da organização destacando suas vantagens e suas anomalias.

Vantagens

São as qualidades, primazias, o que a empresa utiliza para sua referência.

• Empresa já bastante conhecida no mercado com 05 anos de existência;

• Possui sede própria;

• Faturamento costumava ser alto;

• É empresa familiar;

• Clientes confiáveis.

• Ramo de informática cresce constantemente.

Anomalias

É o que esta fora do comum, desigual e irregular perante o desenvolvimento.

• Falta do setor de RH;

• Impasse entre os donos;

• Não possui um controle atualizado dos custos;

• Falta de afinidade e comunicação no dia a dia.

• Mistura de problemas pessoais com profissionais.

• Falta de liberdade para tomar decisões.

• Informações de difícil extração;

• Dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa;

• Necessidade de reorganização da empresa antes de implantação do RH;

• Dificuldade na integração das informações entre os funcionários;

• Necessidade de formulação de procedimentos padrões;

• Maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las.

• Falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantação e acompanhamento;

Ações para Minimizar as Anomalias

Detectadas as possíveis anomalias da empresa, é apresentado plano de ações que visa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com