TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE METODOLOGIA DE GESTÃO PARA ADEQUAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS A NORMA NR-12

Por:   •  10/10/2020  •  Artigo  •  4.686 Palavras (19 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 19

PROPOSTA DE METODOLOGIA DE GESTÃO PARA ADEQUAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS A NORMA NR-12

Celso Alves Campos 1(CUCR)

Bruno de Andrade Maron 2(CUCR)

Sandro Mazurechen 3(CUCR)

 

RESUMO

Objetivo: O presente artigo buscou relacionar a metodologia de gerenciamento de projetos, integrando cada fase de gestão com as exigências legais descritas nas alíneas da norma regulamentadora número doze, que trata de segurança em máquinas e equipamentos, com isso propondo um ciclo de vida para projetos de adequação a NR12. Método: A pesquisa teve caráter bibliográfico, usou referencial teórico e material teórico referencial baseado em pesquisas qualitativas e exploratórias. Resultados: A proposta de integrar o gerenciamento de projetos com as exigências legais para máquinas e equipamentos, gerou com isso um ciclo de vida para projetos dessa envergadura se mostrou eficaz, haja vista, a redução de 15% nos custos de implantação. Conclusão: Ao aplicar a metodologia proposta neste artigo, gerou resultados que agregou valor no processo de adequação de máquinas e equipamento frente a norma regulamentadora número 12.

Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos. NR12. Normas Brasileiras. ABNT. Ciclo de Vida.

ABSTRACT

Objective: Or present artigo buscou relate to methodology of management of projetos, integrating each phase of management as legais exigências described in alíneas of regulatory standard number doze, which deals with security in machines and equipment, com isso proposed a life cycle for projetos from adequação to NR12. Method: To research the bibliographic character, the theoretical referential and theoretical referential material based on qualitative and exploratory researches. Results: In order to integrate or manage projects as legal requirements for machines and equipments, gerou com isso um life cycle for projects of this magnitude was shown to be effective, at sight, at 15% reduction in implantation. Conclusion: Ao apply established market hair methodologies, adapting to new challenges in the industry by generating results that add value to or process of adaptation to regulatory standards.

Keywords: Project management. NR12. Brazilian standards. ABNT. Life Cycle. 

1 INTRODUÇÃO

A revolução industrial, que ocorreu na Europa, que ocorreu entr os séculos XVIII e XIX, que substituiu o trabalho artesanal pelo assalariado com o uso de máquinas, elevando os níveis de produção, porém esse avanço trouxe consigo o crescimento dos números de acidentes de trabalho, pois o projeto de desenvolvimento das máquinas e equipamento não levava em consideração o fator humano em sua operação. Os acidentes de trabalho geram um grande impacto financeiro para o país, que atinge em primeira instância o acidentado e a empresa em que o acidente ocorreu e dessa forma se inicia uma reação em cadeia que se espalha pela sociedade onerando os custos operacionais em nosso país (TRT – 12º Região – 2017). Para mitigar os riscos dos acidentes no exercício do labor, o Ministério do trabalho e Emprego (MTE), revisou conforme publicado no D.O.U[1], na - Seção 1 - págs. 211 a 232, a portaria nº 197 de dezessete de dezembro de 2010, que resultou em novas alterações na portaria nº 197, de 17 de dezembro de 2010, a fim garantir a fabricação, comercialização e operação de máquinas e equipamentos seguros. Essa revisão é uma resposta aos altos índices de acidentes de trabalho registrados anualmente em nosso país.

Para que ocorra uma elaboração e/ou revisão de qualquer norma regulamentadora deve ser discutida por um comitê tripartite[2]. Tal comitê é composto por representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores e essa divisão se dá para que haja a participação de todos os agentes envolvidos e/ou impactados pelo texto da norma. Como regra antes de qualquer publicação de uma norma nova, ou modificação de uma norma existente, a mesma é disponibilizada para consulta pública por um determinado tempo e qualquer membro da sociedade pode avaliar e enviar sugestões para o texto, ou seja, toda e qualquer norma regulamentadora passa pelo crivo da sociedade antes de entrar em vigor e ganhar força de lei.

A norma regulamentadora número 12, trata de segurança em máquinas e equipamentos em sua fabricação, comercialização, conforme descrito nas alíneas dos princípios gerais da NR12.

Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras - NR aprovadas pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis. Fonte: NR12, acessado em 04/12/18 disponível em:http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR12/NR1

2atualizada2015.pdf.

Porém, a adequação de um parque fabril costuma ser onerosa e com um ciclo de adequação longo, pois são muitos os equipamentos que compõe um complexo produtivo, além da complexidade dos processos que envolvem a manufatura dos produtos. Ao iniciar o planejamento de uma intervenção para adequar um parque produtivo, deve-se levar em consideração as características técnicas dos equipamentos, bem como, as rotinas utilizadas pela produção, para que se atenda as necessidades do processo produtivo em sua totalidade.

De acordo com Maximiano (2002), um projeto é um empreendimento temporário, ou uma sequência de atividades com início, meio e fim que, tem por objetivo fornecer um produto singular dentro das especificações do escopo. As metodologias de gerenciamento de projeto se demonstram eficazes em garantir a realização do projeto dentro do custo, prazo e qualidade definida pela equipe de gestão.

A metodologia de pesquisa engloba estratégias de coleta de informação na realidade analisada pelo pesquisador (MEKSENAS, 2009). Para a elaboração deste artigo foi realizada uma revisão bibliográfica em livros e artigos, buscando relacionar as melhores práticas em gestão de projetos com o estudo de caso realizado em uma fábrica de papel cartão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (451 Kb)   docx (200.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com