TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica E Normas Tecnicas

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Cientifica E Normas Tecnicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 7

Ativivdade 1

Um agricultor leigo, sem conhecimentos técnicos, utiliza o sistema de poda, enxerto, adubação, e relação do plantio com as fases da lua de plantas frutíferas para melhorar a produção. Pode-se afirmar que ele utiliza-se de um conhecimento do senso comum, que na situação descrita, se fundamenta:

resposta c: Pelo desconhecimento dos limites de validade.

Podemos afirmar que o conhecimento é produto de uma prática que se faz social e historicamente.

O que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do conhecimento científico e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas.

Resposta: d A1, B4, C2, D6

No mundo contemporâneo as diversas formas de conhecimento coexistem; quando entramos em contato com um fenômeno qualquer, podemos pensá-lo de várias formas. Assim, dependendo do ponto de vista, construímos significados diferentes, dependendo da matriz de compreensão escolhida.

Considere a situação descrita abaixo:

Você está aguardando o semáforo abrir, observa de seu carro a seguinte cena: uma pessoa, ao tentar atravessar distraidamente a rua, por pouco não é atropelada por um carro que consegue frear a tempo. Apesar do enorme susto, ela escapa ilesa e levanta as mãos para cima, gesticulando e murmurando alguma coisa que você não consegue ouvir.

Ao refletir posteriormente sobre a cena, você pode pensá-la sob diversos ângulos:

I. Deus deve ter dado outra chance àquela pessoa. Parece que o “recado” foi bem compreendido, pois ela agradeceu comovida, pela proteção divina.

II. É impressionante como as pessoas andam cada vez mais distraídas hoje em dia: quem não sabe que se deve olhar para os dois lados da via antes de atravessar?

III. De fato, se os pneus não estivessem novos e calibrados e o carro não contasse com freios ABS, não teria sido possível freá-lo à velocidade de 60 km/h a uma distância de 20 metros, como o motorista o fez.

IV. A vida é realmente um fenômeno efêmero; se é verdade que todos podemos morrer a qualquer hora, não convém perder tempo com futilidades.

V. Foi uma cena dantesca; o ruído do freio, o grito da mulher – aquela imagem produziu em mim uma emoção devastadora.

Resposta: e. Conhecimento religioso, conhecimento do senso comum, conhecimento científico, conhecimento filosófico, conhecimento artístico.

O mês de janeiro de 2010 foi considerado um dos mais chuvosos em São Paulo nos últimos tempos. Diante de tanta água, um paulistano fez as afirmações descritas abaixo. Dentre elas, qual pode ser considerada a que possui o maior poder de teste e, evidentemente, o que mais interessa à ciência?

Resposta: e Amanhã, em São Paulo, às 17 horas choverá torrecialmente.

Em seu cotidiano, o homem adquire de maneira espontânea um modo de entender e interpretar a realidade que o cerca. Por exemplo, algumas pessoas, não passam por baixo de uma escada porque acreditam que dê azar. Ao estourar pipoca, minha avó dava três batidas na tampa da panela para que não ficassem “piruás” (milho sem estourar). São inúmeros os exemplos presentes na vida social, construídos pelo "ouvi dizer", que formam uma visão de mundo fragmentada e assistemática. Mesmo assim, é uma forma usada pelo homem para tentar resolver seus problemas da vida cotidiana. Isso tudo é denominado de senso comum ou conhecimento espontâneo.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do senso comum e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas.

Resposta: e A5, B2, C4, D3

Atividade 2

Nos quadrinhos de Dilbert, o Chef é o pior pesadelo dos empregados, não nasceu mau e sem escrúpulos, mas lutou arduamente para conseguir tais características. Catbert é o Gestor de Recursos Humanos e diverte-se com as manobras sádicas.

Observe um diálogo entre os dois, primeiro fala o Chef e depois o Catbert:

Resposta: e. Averiguar a relação existente entre o modelo de gestão adotado na empresa e a produtividade de seus empregados.

Um professor de Metodologia estava explicando aos seus alunos o que é um problema de pesquisa (a questão a ser investigada) e a diferença entre problema e problemática. Assim, o professor utilizou-se da seguinte ilustração:

Meu amigo foi convidado para ir à casa dos pais de sua namorada pela primeira vez. Ele queria impressionar a namorada e seus pais, caprichou na imagem...

Toda a família estava lá.

De repente, no momento das apresentações, percebe que o zíper de sua calça estava aberto. Imediatamente lhe passa pela cabeça: O que fazer? Tinham percebido? O que vão pensar se o fecho na frente deles? Posso fechá-lo sem que percebam? E se fingisse que nada estava acontecendo? O que poderia então pensar? Será que parecerei mais pirado assim com a calça aberta ou se tentar fechá-lo e me virem? ...

A calça estar aberta, explicou o professor, era o problema; o resto, a problemática!

LAVILLE, Christian e DIONE, Jean. A construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999. p.98 [Texto adaptado pelo Prof. Carlos Honório Pinheiro para as aulas de Metodologia na Universidade Anhembi Morumbi].

Resposta: d. A problemática é o quadro no qual se situa o problema ou questão.

O problema de uma pesquisa significa a questão, a dúvida para qual se busca respostas pela investigação. Assim, em uma investigação sobre a família brasileira foram propostos os problemas de pesquisa abaixo relacionados.

Dentre eles qual pode ser considerado adequado à pesquisa?

Resposta: d. Como está organizada a família brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com