TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE RELACIONADO À DRENAGEM URBANA

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 14

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE RELACIONADO À DRENAGEM URBANA

RESUMO

O presente artigo discute como os sistemas de drenagem podem contribuir para reduzir o impacto urbano causado pelos grandes conglomerados, metrópoles. Busca-se desvelar o campo de intersecção e as influências que o processo de drenagem exerce sobre as estruturas urbanas. Delimitamos a busca de casos ocorridos na cidade de Goiânia, identificado locais de ocorrência de inundações nas áreas urbanas do município, por meio de informações contidas em jornais, revistas e internet.  

PALAVRA-CHAVE: Drenagem Urbana, Impacto Urbano, Impacto Ambiental, Inundação.

Bacharel em Engenharia Agronomia pela UFG Jataí. Acadêmica da pós-graduação em Segurança do Trabalho, na UFG. Email camilavilela85@hotmail.com.

²Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela PUC. Acadêmica da pós-graduação em Segurança do Trabalho, na UFG. Email deiseribeiro_arq@hotmail.com

3Bacharel em Engenharia da Produção pela PUC. Acadêmica da pós-graduação em Segurança do Trabalho, na UFG. Email jonathaseppem@hotmail.com

4Bacharel em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário de Goiás – Uni-Anhanguera. Acadêmica da pós-graduação e Segurança do Trabalho, na UFG. Email juguimensa@yahoo.com.br

5 Bacharel em Engenharia Agronomia pela UFG . Acadêmica da pós-graduação em Segurança do Trabalho, na UFG. Email juara_agro@hotmail.com

6 Bacharel Engenharia Civil  pela PUC. Acadêmica da pós-graduação em Segurança do Trabalho, na UFG. Email Monica-araujo@uol.com.br

7Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás. Acadêmica da pós-graduação em Segurança do Trabalho, na Universidade Federal de Goiás. Email terraço.ideias@yahoo.com.br.

8Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela PUC. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Acadêmico da pós-graduação em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás

INTRODUÇÃO 

O crescimento urbano vem acelerando a cada ano. Esse crescimento tem se caracterizado por uma expansão irregular e descontrolada das cidades, assim ocasionando impacto direto na qualidade de vida da população e no meio ambiente. Com a falta de planejamento urbano, de ocupação das áreas de risco, da impermeabilização do solo e de invasão de áreas ribeirinhas, tente a ocasionar falha na implantação no sistema de drenagem urbano da cidade, gerando aumento de freqüência e nível de inundações.

Segundo Tucci (2005, p. 3);

 O crescimento urbano nos países em desenvolvimento tem sido realizado de forma insustentável com deterioração da qualidade de vida e do meio ambiente.

Com o desenvolvimento urbano tem proporcionado um impacto significativo na infra-estrutura de recursos hídricos, proporcionando grandes inundações assim produzindo impacto nas áreas urbanas. As inundações podem ser classificadas em áreas ribeirinhas, as quais são inundações naturais que ocorrem no leito dos rios devidos à variabilidade temporal e do escoamento na bacia hidrográfica, e por questões que acontecem relacionadas com a impermeabilização das cidades, frente às canalizações do escoamento ou obstruções destes.

Tucci (2005, p.19) relata;

As enchentes aumentam a sua freqüência e magnitude devido à impermeabilização do solo e à construção da rede de condutos pluviais. O desenvolvimento urbano pode também produzir obstruções ao escoamento, como aterros, pontes, drenagens inadequadas, obstruções ao escoamento junto a condutos e assoreamento.

As inundações ocorrem quando a precipitação é intensa e o solo não tem capacidade de infiltrar, grande parte do volume escoa para o sistema de drenagem, superando sua capacidade natural de escoamento. O excesso do volume que não consegue ser drenado ocupa a várzea inundando de acordo com a topografia das áreas próximas aos rios. Estes eventos ocorrem de forma aleatória em função dos processos climáticos locais e regionais.         

 Para o controle destas inundações é necessário o desenvolvimento de ações ordenadas de forma a atingir o equilíbrio para o desenvolvimento das cidades. São necessárias diferentes ações preventivas de planejamento urbano e ambiental, para minimizar o impacto e buscar o desenvolvimento sustentável.

O artigo visa apresentar alguns casos de acidentes relacionados à inundações em Goiânia, cidade localizada no Centro Oeste, com crescimento populacional desordenado e ocupações em áreas impróprias.  

METODOLOGIA:

Sabendo-se que a pesquisa é um processo sistemático, objetivo e crítico utilizado para descobrir, descrever, relacionar ou explicar fatos referentes, com base em informações que resultam da investigação, tratamento e interpretação de dados, reduzindo a incerteza de variáveis controláveis e não controláveis, proporcionando informações importantes a respeito destas variáveis e ajuda a ligar as variáveis ao ambiente.

Para SILVA; MENEZES, (2001, p. 20);

Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se têm informações para solucioná-lo.

Desta forma, este artigo será desenvolvido por meio do método da revisão bibliográfica.

Para Lakatos (2003, p.225),”A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permitem salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos ou atitudes”.

Por tanto a realização deste estudo foi direcionada a temática de drenagem urbana diante da realidade enfrentada em varias cidades brasileira. Adotando como pesquisa bibliográfica a cidade de Goiânia.  Sendo realizadas pesquisas bibliográficas em livros, revista, jornais, internet, artigos relacionados ao tema, consulta a sites de órgãos públicos, tais como Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Governo Estado de Goiás, Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (745.3 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com