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PROTOTIPAÇÃO NO PROCESSO DE SOFTWARE

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Por:   •  19/5/2014  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  473 Visualizações

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1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, abordaremos um pouco sobre o conceito de Prototipação (ou prototipagem, como preferirem), sua importância como modelo de processo de software.

De um modo generalista, protótipo é um conceito resultante em uma estrutura – física (um carro, ou avião, hardware, maquete, papel, etc.) ou digital (imagem, vídeo 3D, HTML, etc.), que permite aos interessados uma experiência de escolha de aspectos fundamentais de um produto em potencial.

No nosso caso, desenvolvedores de software, a Prototipação (ou modelo Evolutivo) é classificada como um Modelo de Processo de Software. Ou seja, ela determina a maneira precisa de como serão as atividades e dinâmicas de criação do software.

Considerando que o cliente nunca sabe o que quer e nunca está errado, o desenvolvimento de protótipo traz uma segurança de que o produto/sistema será (ou deveria ser) da forma que foi documentada e avaliada por ambos.

1.1 OBJETIVOS GERAIS

Conhecer sobre qual modelo de processo de software utilizar é peça importante para o desenvolvimento de um bom software, que venha a atender as necessidades do cliente/usuário.

Iremos identificar as vantagens e desvantagens de se utilizar este modelo de processo de software, assim mesmo, exemplificar o modelo e demostrar uma linguagem de programação a ser utilizada.

2 EVOLUÇÃO DO SOFTWARE

A flexibilidade dos sistemas de software é uma das principais razões pelas quais os softwares vêm sendo, cada vez mais, incorporados em sistemas grandes e complexos. Uma vez que a decisão pela fabricação do hardware foi tomada, é muito caro fazer alterações em seu projeto. Entretanto, as mudanças são muito mais baratas do que as correspondentes alterações no hardware do sistema.

Historicamente, sempre houve uma separação entre o processo de desenvolvimento e o de evolução do software (manutenção de software). As pessoas pensam no desenvolvimento de software como uma atividade criativa em que um sistema é desenvolvido a partir de um conceito inicial até um sistema funcional. Por outro lado, pensam na manutenção do software como maçante e desinteressante. Embora os custos de manutenção sejam frequentemente mais altos que os custos iniciais de desenvolvimento, os processos de manutenção são, em alguns casos, considerados menos desafiadores do que o desenvolvimento do software original.

Essa distinção entre o desenvolvimento e a manutenção é cada vez mais irrelevante. Poucos sistemas de software são completamente novos, e fz muito mais sentido ver o desenvolvimento e a manutenção como processos contínuos. Em vez de processos separados, é mais realista pensar na engenharia de software como um processo evolutivo, no qual o software é constantemente alterado durante seu período de vida em respostas as mudanças de requisitos e as necessidades do cliente. (SOMMERVILLE, 2011).

3 PROTOTIPAÇÃO DE SISTEMA

Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimenta-lo no inicio do processo de software.

Um protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para ajudar a antecipar as mudanças que podem ser requisitadas:

1. No processo de engenharia de requisitos, um protótipo pode ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema.

2. No processo de projeto de sistema, um protótipo pode ser usado para estudar soluções especificas do software e para apoiar o projeto de interface de usuário.

Protótipos do sistema permitem aos usuários ver quão bem o sistema dá suporte a seu trabalho. Eles podem obter novas ideias para os requisitos e encontrar pontos fortes e fracos do software; podem, então, propor novos requisitos do sistema. Além disso, o desenvolvimento do protótipo pode revelar erros e omissões nos requisitos propostos. A função descrita em uma especificação pode parecer útil e bem definida. No entanto, quando essa função é combinada com outras, os usuários muitas vezes percebem que sua visão inicial foi incorreta ou incompleta. A especificação do sistema pode então ser modificada para refletir o entendimento dos requisitos alterados.

Enquanto o sistema está em projeto, um protótipo do sistema pode ser usado para a realização de experimentos de projeto visando à verificação da viabilidade da proposta. Por exemplo, um sistema de banco de dados pode ser prototipado e testado para verificar se suporta de modo eficiente o acesso aos dados para as consultas mais comuns do usuário. Prototipação também é uma parte essencial do processo de projeto da interface de usuário. Devido à natureza dinâmica de tais interfaces, descrições textuais e diagramas não são bons o suficiente para expressar seus requisitos. Portanto, a prototipação rápida com envolvimento do usuário final é a única maneira sensata de desenvolver interfaces gráficas de usuário para sistemas de software.

Um modelo de processo para desenvolvimento de protótipos é a Figura 1. Os objetivos da prototipação devem ser explicitados desde o inicio do processo. Estes podem ser o desenvolvimento de um sistema para prototipar a interface de usuário, o desenvolvimento de um sistema para demonstrar aos gerentes a viabilidade da aplicação. O mesmo protótipo não pode cumprir todos os objetivos. Se os objetivos não são declarados, a gerência ou os usuários finais podem não entender a função do protótipo. Consequentemente, eles podem não obter os benefícios que esperavam do desenvolvimento do protótipo.(SOMMERVILLE,

Figura 1 – O processo de desenvolvimento de protótipo.

Fonte: Sommerville (2011, p. 30)

O próximo estagio do processo é decidir o que colocare, talvez mais importante ainda, o que deixar de fora do sistema de protótipo. Para reduzir s custos de prototipação e acelerar o cronograma de entrega, pode-se deixar alguma funcionalidade fora do protótipo.

O estagio final do processo é a avaliação do protótipo. Durante esse estagio, previsões devem ser feitas para o treinamento do usuário, e os objetivos do protótipo devem ser usados para derivar um plano de avaliação. Os usuários necessitam de um tempo para se sentir confortáveis com um sistema novo e para se situarem em um padrão normal de uso.

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