TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS E INDICADORES AMBIENTAIS EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Por:   •  2/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

BETHÂNIA DE OLIVEIRA FREITAS

BRENDA VIRNA SOUSA ROCHA

CLAUDIMAR LEAL DA SILVA

DANYLO DE CARVALHO SILVA

DJALMA SANTOS DO NASCIMENTO FILHO

JOÃO VITOR ARAUJO PONTES

MAIKOU CARVALHO DE AREA LEÃO

RAMON ALVES DE SOUSA

THAMARA GOMES LIMA

PRÁTICAS E INDICADORES AMBIENTAIS EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

TERESINA - PI

2015

BETHÂNIA DE OLIVEIRA FREITAS

BRENDA VIRNA SOUSA ROCHA

CLAUDIMAR LEAL DA SILVA

DANYLO DE CARVALHO SILVA

DJALMA SANTOS DO NASCIMENTO FILHO

JOÃO VITOR ARAUJO PONTES

MAIKOU CARVALHO DE AREA LEÃO

RAMON ALVES DE SOUSA

THAMARA GOMES LIMA

PRÁTICAS E INDICADORES AMBIENTAIS EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Pré-projeto, apresentado à disciplina Metodologia Científica, do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Santo Agostinho (FSA), como requisito parcial para obtenção da terceira nota.

Professora Orientadora: Ms. Jeiel Lucena

TERESINA – PI

2015

1 TEMA:

Práticas e indicadores ambientais em uma indústria de bebidas.

2 PROBLEMA:

Quais estratégias devem sem adotadas por uma indústria de bebidas para otimizar seus indicadores, tendo em vista a melhoria em suas atividades, relacionadas à gestão ambiental?

3 OBJETIVO GERAL:

Investigar a gestão ambiental de uma indústria de bebidas e identificar quais estratégias devem ser adotadas na otimização dos seus indicadores visando o desenvolvimento de políticas sustentáveis.

4 PÚBLICO ALVO:

Gestores, engenheiros de produção e engenheiros ambientais.

5 CAMPO DE AÇÃO:

Processo de fabricação de bebidas em uma indústria de Teresina-PI.

6 MARCO METODOLOGICO:

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória, em virtude de se pretender, através de leituras analíticas em periódicos, livros e artigos científicos referentes ao tema proposto, investigar o processo de gestão ambiental das indústrias de bebidas do município de Teresina, no estado do Piauí e identificar quais estratégias devem ser adotadas para a otimização dos seus indicadores, visando o desenvolvimento de políticas sustentáveis.

Serão utilizados os seguintes métodos:

  1. Observacional: estará presente desde a delimitação do tema ate a elaboração do relatório, permitindo que seja encontrada a resposta do problema pesquisado.
  2. Monográfico: por se pesquisar apenas um tema e um problema de forma aprofundada.

7 MARCO TEÓRICO

7.1 Gestão ambiental

Dentro da visão da gestão ambiental, as empresas são responsáveis por diversas alterações ocorridas no meio ambiente devido ao uso de recursos naturais em seus processos produtivos. Até pouco tempo atrás as empresas consideravam a questão ambiental como uma imposição dos sistemas de proteção ao meio ambiente, no entanto, hoje esta visão tem mudado e os aspectos ambientais passaram a serem considerados fatores competitivos que agregam às empresas vantagens no mercado.

Segundo Barbieri (2004, p.21 apud BATALHA, et al.  2008, p.252), A Gestão Ambiental :

[...] aplica-se a uma grande variedade de iniciativas relativas a qualquer tipo de problema ambiental. Na sua origem, estão as ações governamentais para enfrentar a escassez de recursos. [...] Qualquer proposta de gestão ambiental inclui, no mínimo, três dimensões, a saber: (1) a dimensão espacial que concerne à área na qual se espera que as ações de gestão tenham eficácia; (2) a dimensão temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam; e (3) a dimensão institucional relativa aos agentes que tomaram as iniciativas de gestão.

Contudo, a gestão ambiental é modelo de como uma organização gesta as relações entre suas atividades e o meio ambiente, de forma a beneficiar ambas as partes interessadas.

7.2 Indicadores

Os indicadores são ferramentas de análise essencial usados para avaliar determinados fenômenos de acordo com sua alteração ao longo do tempo, buscando embasar e mensurar o mesmo para que o processo viva em uma constante melhoria contínua. Já os indicadores ambientais são, informações quantitativas que permitem ao gestor uma analise do meio ambiente frente às atividades humanas relacionadas.

Indicadores ambientais são aqueles que refletem uma relação significativa entre algum aspecto do desenvolvimento econômico e social e um fator ou processo ambiental (CARRIZOSA, 1982).

Em uma indústria de bebidas a utilização de indicadores para mensurar os resultados a fim de bater ‘‘metas’’ é essencial, ainda mais quando esses indicadores ficam localizados em pontos estratégicos da fabrica. Algumas empresas utilizam de chamados quadros de gestão a vista que contem os indicadores, seus respectivos donos, plano de ação semanal, entre outros. Esses quadros são de fácil acesso e visualização, são atualizados a cada mês para que assim todos os colaboradores da empresa possam vim a estar acompanhando de perto a evolução desses indicadores.

Segundo Gasparini (2003), os indicadores de desempenho ambiental objetivam a minimização dos impactos ao meio ambiente provenientes das atividades organizacionais demonstrando através de valores monetários ou absolutos as quantidades ou consumos de recursos naturais ocorridas, sendo analisados também os reflexos das ações de gerenciamento ambiental.

Portanto, é inegável a qualquer empresa a necessidade de implantar e melhorar seus indicadores de desempenho ambiental para que, dessa forma, a mesma consiga elevar seus padrões de transparência e responsabilidade ambiental e consequentemente, reduzir significativamente os custos de produção, gerenciar com mais eficiência seus resíduos e conseguir auxílio para tomada de decisões estratégicas relacionadas ao assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com