TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Anhanguera - Ind. de Bebidas Pira

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANHANGUERA PASSO FUNDO/RS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Daniel Rodrigues: 2816706919

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

TUTOR EAD:

PASSO FUNDO/RS
2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA        

ANALISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:        

DEFICIÊNCIA:        

INDICAÇÃO DO NOVO GESTOR:        

DECISÃO DO SEGUNDO CARGO:        

NOVO ORGANOGRAMA        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

 

        


INTRODUÇÃO[pic 2][pic 3]

Mudanças nas empresas são comuns no mercado atual, no entanto percebe-se que é necessário muita dedicação e conhecimento para manter a qualidade e produtividade em mercados cada vez mais competitivos frente a essas alterações.

Em meio a estas mudanças as empresas passam por sérios problemas, principalmente quando se fala em sucessão, pois esta é uma fase complicada especialmente para empresas familiares, porque exige a transferência de poder e capital para novas gerações ou contratações de profissionais para as funções que até então eram geridas pela família.

O desafio para a nova administração, seja ela descendente ou contratada no mercado é conseguir se manter em seus respectivos segmentos de negócios com a mesma competividade, aumentando os lucros e a produção com eficiência, a partir de uma análise detalhada apontaremos um sucessor.

INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

A Indústria de Bebidas Pira, uma empresa familiar de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas instalada na região de metropolitana de São Paulo está passando por um processo de sucessão, seu fundador, João Barroso, sentindo o peso da idade decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir a gestão da empresa para seus filhos Paulo e Iran. Esta informação causou um temor nos funcionários devido à falta de qualificação profissional dos filhos do Dr. João, como é conhecido, que até então exerciam funções gerenciais em todas as áreas da empresa sempre sob orientações do pai.

Sabendo das dificuldades que a situação trará, os herdeiros da Indústria de Bebidas Pira solicitaram a um escritório de consultoria empresarial para auxilia-los nesta fase de transição apresentando um plano de sucessão. A consultoria deverá traçar o perfil da empresa e dos gestores, sugerir ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, mantendo a empresa como referência no setor onde atua.

    Para auxiliar no trabalho da consultoria foi disponibilizado um organograma atual da empresa.

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

ANALISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

        Após analisar a forma que a empresa está sendo administrada, conhecer organograma atual, saber dos anseios dos colaboradores, e com intuito de indicar a melhor opção para assumir o lugar do Dr. João a consultoria efetuou o levantamento das competências e habilidades dos herdeiros Paulo e Iran, levantamento este baseado em entrevistas com os colaboradores e com os próprios candidatos.

HABILIDADES E COMPETENCIAS

PAULO

IRAN

Criatividade

-

X

Comunicação

-

X

Ponderar com equilíbrio

-

x

Motivação

x

x

Visão global

-

x

Trabalho em equipe

x

x

Espírito critico

x

-

Liderança

-

x

Formação profissional

-

-

Comprometimento

x

x

Ética

x

x

Aprender a aprender

-

-

Flexibilidade

-

x

Foco

-

x

Pensar estrategicamente

-

x

Conforme verificado em tabela anterior é evidente que Iran destaca-se em relação ao Paulo em diversas competências e habilidades.

DEFICIÊNCIA:  

 Dando continuidade á analise dos potencias gestores, foi verificado pontos importantes a serem melhorados pelos mesmos, seguindo os mesmos métodos de avaliação das competências e habilidades foi traçado os diferenciais de Paulo e Iran conforme tabela abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com