TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-TRATAMENTO CON ULTRASSOM DE POTENCIA PARA O SECAGEM

Por:   •  28/5/2018  •  Artigo  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

ARTICLES BY THE CLASS

Desempenho experimental da secagem em leito fluidizado de cogumelos: efeito do pré-tratamento osmótico e da recirculação de ar (Darvishi, Azadbakht et al., 2018)

RESUMO

O presente trabalho avalia o efeito do pré-tratamento osmótico (OP) e da recirculação de ar (AR) nas análises de energia e exergia da secagem em leito fluidizado de cogumelo fatiado em diferentes condições de secagem. A secagem foi realizada em temperaturas de secagem de 30, 40 e 50°C, velocidades superficiais de ar de 3, 5 e 7 m/s para amostras pré-tratamento osmótico e não tratadas (controle) sob com / sem recirculação de ar. Os resultados mostraram que tanto a recirculação de ar como o pré-tratamento osmótico afetam significativamente os parâmetros de energia e exergia. O consumo de energia aumentou com o aumento da velocidade do ar e da temperatura de secagem, enquanto diminuiu com o uso de técnicas de pré-tratamento osmótico e recirculação de ar. Os índices de utilização de energia variam entre 0,10 e 0,269 para controle / NAR e 0,890 a 0,964 para OP / 100% AR, enquanto a eficiência exergética varia de 10,40 a 30,57% e 0,81e3,94% para OP / 100% AR e controle / NAR, respectivamente. A perda de energia exergia diminuiu significativamente com a reciclagem do ar de exaustão.

Palavras-chaves: Pré-tratamento osmótico, Exergia, Energia, Secador de leito fluidizado, Cogumelo, Reciclagem de ar

RESUMEN

El presente trabajo evalúa el efecto del pretratamiento osmótico (OP) y la recirculación de aire (AR) en los análisis de energía y exergía del secado en lecho fluidizado de hongos en rodajas en diferentes condiciones de secado. El secado se llevó a cabo a temperaturas de secado de 30, 40 y 50 ° C, velocidades superficiales de aire de 3, 5 y 7 m / s para pretratamiento osmótico y muestras no tratadas (de control) con / sin recirculación de aire. Los resultados mostraron que tanto la recirculación de aire como el pretratamiento osmótico afectan significativamente los parámetros de energía y exergía. El consumo de energía aumentó al aumentar la velocidad del aire y la temperatura de secado, mientras que disminuyó con el pretratamiento osmótico y las técnicas de recirculación de aire. Las relaciones de utilización de energía varían entre 0.10 y 0.269 para control / NAR y 0.890 a 0.964 para OP / 100% AR, mientras que la eficiencia de exergía varía de 10.40 a 30.57% y 0.81e3.94% para OP / 100% AR y control / NAR, respectivamente. La pérdida de exergía disminuyó significativamente al reciclar el aire de salida.

Palabras claves: Pretratamiento osmótico, Exergy, Energía, Secador de lecho fluidizado, Seta, Reciclaje de aire

Ultra-som de potência como pré-tratamento para secagem convectiva de folhas de amoreira (Morus alba L.): Impacto na cinética de secagem e propriedades de qualidade selecionadas (Tao, Wang et al., 2016)

Resumo

O efeito do pré-tratamento com ultrassom antes da secagem convectiva na cinética de secagem e propriedades de qualidade selecionadas das folhas de amoreira foi investigado neste estudo. O pré-tratamento por ultrassonografia foi realizado em 25,2 a 117,6 W / L por 5 a 15 minutos em modo contínuo. Após sonicação, folhas de amoreira foram secas em secador de convecção a 60 ° C. Os resultados revelaram que o pré-tratamento com ultra-som não só afetou o peso das folhas da amoreira, como também aumentou a cinética de secagem convectiva e reduziu o consumo total de energia. A cinética de secagem foi modelada usando modelo de difusão considerando resistência externa e coeficiente de difusão efetiva De e coeficiente de transferência de massa hm foram identificados. Tanto De quanto hm durante a secagem por convecção aumentaram com o aumento da densidade de energia acústica (AED) e a duração do ultrassom. No entanto, De e hm aumentaram lentamente em altos níveis de AED. Além disso, o pré-tratamento com ultra-som teve uma influência mais profunda na resistência à transferência de massa interna do que na resistência externa à transferência de massa durante a secagem de acordo com os números de Sherwood. Em relação às propriedades de qualidade, a cor, a atividade antioxidante e os teores de diversos compostos bioativos de folhas de amoreira secas pré-tratadas por ultrassom a 63,0 W / L por 10 min foram semelhantes às de folhas de amoreira sem nenhum pré-tratamento. No geral, o pré-tratamento com ultrassom é eficaz para encurtar o tempo de secagem subsequente das folhas da amoreira sem prejudicar a qualidade do produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (91.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com