TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Painel Elétrico

Por:   •  24/10/2018  •  Artigo  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

PAINEL ELÉTRICO[pic 1]

Autores: Ana Caroline Pierman

Camila de Souza

Camila Musialak

Gabriel Sultowski

Leonardo Martins Lemos

Nathaly Bauer

RESUMO

Estudo, orçamento e montagem de um painel elétrico visando aprimorar os conhecimentos com a elétrica residencial, aprendendo e apresentando seu método de montagem e tendo um primeiro contato com as matérias que serão estudadas em todo o curso, envolvendo principalmente eletricidade, seus componentes e sua simbologia. Trabalho de interação direta com a eletricidade básica em circuitos.

Palavras-chave: painel elétrico, eletricidade, residencial.

ABSTRACT

Study, budget and the setting up of an electrical panel aimed at enhancing the knowledge of residential electric , presenting and learning the method of assembly and having the  first contact with the subjects that will be studied throughout the course, involving mainly electricity and its components and symbolism. A work with direct interaction with basic electricity in circuits.


Keywords: electrical panel, electricity, residential

INTRODUÇÃO

        A montagem e organização desse painel elétrico são de extrema importância para o curso, não só por valer a terceira nota da matéria de eletricidade básica, mas porque com ele podemos aprender as noções básicas de instalações elétricas e função de componentes elétricos, seu uso e sua simbologia, o que é de grande importância para toda extensão do curso. A montagem do painel nos proporcionou a interação direta com a eletricidade básica.

DESENVOLVIMENTO

        O painel foi desenvolvido a partir do projeto apresentado em sala de aula, as dimensões do painel foram colocadas dentro das normas visando a explicação e regras necessárias para fazê-lo, todos os materiais e as ações sobre esse painel foram anotadas e avaliadas para que este estivessem dentro de todas as normativas necessárias. Durante as montagens os autores do painel receberam a ajuda de pessoas qualificadas, que não tornaram a montagem terceirizada, apenas orientaram a montagem e também forneceram alguns materiais que foram utilizados para fabricação do painel, todo os condutores tinham a especificação de 2 mm, variavam na cor de proteção, e também variavam entre rígidos e maleáveis. Sendo eles anti-chamas. Nosso grupo já possuía a base para o painel, o disjuntor, a lâmpada vermelha, o transformador, e alguns fios condutores e os bornes e os suportes metálicos  nos foram fornecidos por nossos orientadores. A compra dos materiais que faltavam custou cento e três reais no total.

        FUNÇÕES BASICAS

        Neste quadro podemos notar as definições básicas de uma residência, por exemplo, ele tem disjuntores de corrente baixa, tem tomadas e luminárias 220V as tomadas são de 10A podendo ligar aparelhos residências simples tem também as luminárias de 40W sendo que duas são fluorescentes com o seu reator instalado ao lado das lâmpadas e também uma lâmpada vermelha incandescente, com um interruptor pra cada conjunto. Sendo que os condutores vêm do quadro de distribuição em pares, um desses condutores vai para a lâmpada ou reator e a outra vai para o interruptor de cada uma delas, os retornos saem dos respectivos interruptores e vão para o outro borne de conexão com a lâmpada, fechando assim o circuito das lâmpadas. As tomadas estão diretamente conectadas aos seus pontos de energia, todas elas são 220V , e das tomadas sai também uma conexão para os bornes, já que um deles também é 220V.Alem do borne 220V também foi instalado um com 24V, este cuja tensão vem de um transformador 220/24 ou 127/12. Este transformador foi recoberto com uma caixa pintada com spray para melhor estética do mesmo, os bornes foram instalados logo ao lado. Para fixar o painel foram feitos suportes metálicos, como “pés” que se encaixaram perfeitamente na parte inferior do painel, mantendo-o em pé para melhor utilização e para exibição. Os eletrodutos são suportados por braçadeiras fixadas no painel, por meio de parafusos, ao longo do circuito. As caixas de ligação e os demais componentes como disjuntor, reator, transformador, calha das lâmpadas, reator e bornes também foram fixados no painel por meio de parafusos. Antes de ligar o circuito a energia elétrica, utilizamos um multímetro para verificar a não existência de algum curto-circuito  ao longo do circuito. Depois de ligado na tomada utilizamos o multímetro e uma chave de teste para fazer a medição das tensões, assim confirmamos as tensões presentes de 220V nas tomadas e nos bornes, sendo nos bornes 127V e 127V, e de 12V e 24V nos bornes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com