TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para que serve a Lei de Gauus

Abstract: Para que serve a Lei de Gauus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Abstract  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

ENGENHARIA ELÉTRICA

EDUARDO SILVA DA COSTA RA: 7635724073

GUSTAVO RA:

RONALDO FERREIRA LIMA RA: 7418635967

ATPS - FÍSICA III

Niterói

2014

O que é lei de Gauus.

A lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo de campo elétrico que passa através de uma superfície fechada com a carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície. A lei de Gauss é uma das quatro Equações de Maxwell, juntamente com a lei de Gauss do magnetismo, a lei da indução de Faraday e a lei de Ampère-Maxwell e foi elaborada por Carl Friedrich Gauss em 1835, porém só foi publicada após 1867.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Gau%C3%9F

Para que serve a Lei de Gauus?

Serve para calcular o campo elétrico.

O que é simetria esférica e simetria cilindrica.

Simetria Cilíndrica

A figura mostra uma seção de uma barra fina, infinitamente longa e carregada uniformemente com uma densidade linear de carga. Vamos determinar uma expressão para o módulo do campo elétrico E a uma distância r do eixo da barra.

Escolhemos como superfície gaussiana um cilindro circular de raio r e comprimento h, co-axial com a barra. Como a superfície gausssiana deve ser fechada, incluímos as duas bases na sua constituição.

http://gausssimetria.blogspot.com.br/p/simetria-cilindrica_17.html

Simetria Esférica

A figura mostra uma carga puntiforme positiva q, em torno da qual desenhamos uma superfície gaussiana esférica concêntrica de raio r. O vetor área dA, por definição, é perpendicular à superfície e orientado para fora dela. Da simetria, sabemos que em qualquer ponto o campo elétrico E também é perpendicular à superfície e orientado para fora dela.

http://gausssimetria.blogspot.com.br/p/simetria-esferica.html

Aplicação no Cotidiano.

Considerando uma carga pontual Q na origem de um sistema de coordenadas esféricas, determinar o valor da densidade de fluxo elétrico provocada pela carga pontual.

O que são capacitores

Capacitor ou condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. Historicamente, a ideia de seu uso baseia-se na Garrafa de Leiden inventada acidentalmente em 1746 por Pieter van Musschenbroek

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com