TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigma Logico E Funcional

Pesquisas Acadêmicas: Paradigma Logico E Funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  2.267 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Após a década de 1950 com o surgimento de varias linguagens de alto nível se nota que as mesmas possuem características em comum, como modelo, padrão ou estilo de programar. Estas características denominadas paradigmas de programação se diferem em algumas linguagens, mais especificamente existe diferentes tipos de paradigmas, sendo algum deles, Imperativo, funcional, logico orientado a objetos entre outros. Este trabalho trata dos paradigmas logico e funcional comentando a historia, principais características, linguagens, compiladores e principais diferenças.

Os paradigmas logico e funcional são baseados na matemática, enquanto o paradigma logico utiliza a logica matemática para solução de problemas, o paradigma funcional se baseia em funções matemáticas. No paradigma funcional não é utiliza variáveis nem atribuições e não há preocupação quanto à alocação de memoria. No paradigma logico pode-se atribuir fatos a objetos que a partir de regras definidas chega-se a conclusão observando tais fatos e regras. Na atualidade esse paradigma é bastante explorado no ramo de inteligência artificial.

Como exemplo de linguagem funcional, temos a linguagem de programação Haskel, nomeada em homenagem ao seu criador Haskel Curry. Seu principal compilador GHC (Glasgow Haskell Compiler) esta disponível para diferentes sistemas operacionais. Como modelo de linguagem Logica, existi a linguagem Prolog, nome derivado de (Progamming In Logic), criada inicialmente para traduções de linguagem falada. Na atualidade seu principal compilador, Visual Prolog, é a evolução do Turbo Prolog, o primeiro compilador da linguagem. Com a evolução o compilador passou a abranger vários outros tipos de paradigmas sendo uma das melhores ferramentas de desenvolvimento em Prolog.

Paradigmas

Nos primórdios da programação os computadores eram programados em códigos binários. Tal pratica era bastante trabalhosa e suscetível a erros. Com a evolução tecnológica surgiram linguagens que se aproximam consideravelmente da humana, possuem sintaxe rígida e formas algébricas que facilitam a programação. Essas linguagens são denominadas linguagens de programação de alto nível. Para Sampaio (2008) e Maranhão (2008) após o surgimento da primeira linguagem de programação de alto nível, Fortran, na década de 1950 varias outras linguagens tem sido propostas por motivos de avanços tecnológicos e interesses comerciais entre outros aspectos.

Algumas dessas linguagens compartilham características em comum como, modelo, padrão ou estilo de programação. Tais características são denominadas paradigmas de programação. Em tese, segundo TUCKER (2008, apud Melo, 2011) paradigma de programação pode ser considerado um estilo de programação suportado por linguagens que agrupam determinadas características em comum, ou seja, é um padrão de resolução de problemas que se relaciona com um determinado gênero de programas de linguagens. Entre os paradigmas de maior importância há o funcional e o logico com características distintas.

Paradigma funcional

Para José Mauro Da Silva (2009) o paradigma funcional nada mais é que desenvolver funções que solucionam determinados problemas. Tais funções obedecem aos princípios matemáticos, embora nem sempre sejam funções totais. O paradigma funcional trata a programação como avaliação de funções matemáticas evitando dados mutáveis. Essas funções podem ou não ter parâmetros. Os parâmetros são os valores de entrada na função enquanto que o valor de retorno é o resultado da função. Além da programação funcional não utilizar variáveis este paradigma não utiliza atribuição e não há a preocupação quanto à alocação de memoria.

Linguagem funcional e compilador

Como exemplo de programação puramente funcional temos a linguagem Haskell, nomeada em homenagem ao logico Haskell Curry, surgiu na década de 1990 e é baseada nas observações de Haskell e seus descendentes intelectuais, possui código aberto e mais de 20 anos de pesquisas. Assim como a maioria, se não todas as linguagens funcionais, a Haskell possui entre suas características, suporte a funções recursivas. Seu principal compilador GHC (Glasgow Haskell Compiler) esta disponível para GNU/Linux, Windows, MacOS, FreBSD e Solaris. Em baixo temos uma expressão simples no GHC. Prelude> é o prompt padrão do GHC.

Prelude> 3 * 5

15

Prelude> 4 ^ 2 - 1

15

Prelude> (1 - 5)^(3 * 2 - 4)

16

Paradigma Logico

O Paradigma logico basicamente é um modelo de programação que faz uso da logica Matemática para solução de problemas. Foi proposto pela primeira vez na programação, por John McCarthy em 1958.

Um ponto importante no paradigma logico são seus objetos e relacionamentos, onde se pode atribuir vários fatos a estes, definindo regras e questionamentos onde as respostas podem ser observadas através das regras e fatos. Este paradigma elabora deduções a partir de premissas dadas sendo assim utilizado maciçamente no campo de inteligência artificial.

Para Kowalski (1979, apud , Rodrigues, 2010 ,p.15) a programação Logica é uma maneira de deixar claro a diferença entre a parti declarativa, relacionada com a semântica, e a operacional dos programas. Este conceito fica claro ao observa que fatos e regras são elaborados sobre a área do problema como um conjunto de axiomas lógicos, que por fim são interpretados como um programa. Nesta semântica do paradigma logico a determinação de declarações independe de como tais declarações serão usadas na resolução do problema. Sendo assim fica bastante visível à diferença entre á parti declarativa e operacional dos programas.

Linguagem Logica e Compilador

Como exemplo de linguagem logica, temos a Prolog, criada em 1973 por Alain Colmerauer, na universidade de Marseille França. De acordo com o site GSI (Grupos de sistemas inteligentes) o objetivo da criação era especificamente a tradução de linguagens faladas como português e Inglês. O termo Prolog é derivado da expressão “Programming In Logic”. Como linguagem declarativa a Prolog especifica o que se sabe e o que deve ser feito. Não possui estruturas de controle, encontradas em outras linguagens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com