TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passando parâmetros por valor e referência

Tese: Passando parâmetros por valor e referência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Passagem de Parâmetros por valor e referência

A linguagem de programação C permite que os parâmetros sejam passados para as funções de duas maneiras, por valor e por referência. Na passagem por valor, como o próprio nome diz, uma expressão pode ser utilizada na chamada. O valor da expressão é calculado, e o valor resultante é passado para a execução da função. Na passagem por referência, o endereço de uma variável deve ser passado na chamada da função. Dessa forma, a função pode modificar a variável diretamente, o que em geral não é recomendável, mas há situações onde esse recurso é necessário, por exemplo, para a criação de funções que devolvem mais de um valor.

Parâmetros:

Até o momento, vimos apenas uma forma de passagem de parâmetros, conhecida como passagem por valor. Essa forma permite que as variáveis de uma função sejam protegidas, ou seja, apenas a função onde as variáveis foram declaradas pode modificar seu conteúdo. Permitir que uma função modifique o conteúdo de outra pode ser muito perigoso, mas há situações onde isso é necessário. Vamos primeiro lembrar como funciona a passagem por valor e depois introduzir o conceito de passagem por refência.

Valor:

É a forma mais comum utilizada para passagem de parâmetros. Por exemplo, considere a família de funções trigonométricas, como seno, cosseno, etc. A função seno, por exemplo, recebe o valor de um ângulo (um número real) e devolve o seno desse ângulo. Se tivermos as funções seno e cosseno, podemos facilmente definir uma função tangente. Em projetos grandes de desenvolvimento de software, grupos de programadores podem trabalhar no desenvolvimento de funções distintas e juntar os seus trabalhos uma vez que tenham suas funções prontas. Para isso, basta que cada grupo conheça o protótipo das funções que precisa utilizar, e ao final, um programa chamodo "linker" é responsável por juntar os pedaços e construir um programa executável. Por exemplo, considere que nós temos disponíveis os seguintes protótipos para as funções seno e cosseno:

Essa função claramente calcula o seno antes de calcular o cosseno. Imagine se a função seno pudesse modificar o valor do parâmetro angulo. Nesse caso, o valor passado para a função cosseno seria diferente do valor original usado para o seno, e o resultado da função tangente estaria incorreto. A passagem por valor consegue evitar esse tipo de "efeito colateral" através da criação de variáveis locais para os parâmetros. Quando uma função é chamada, essas variáveis são carregadas, como em atribuições, antes do início da execução do corpo da função. Vamos falar um pouco mais do escopo de variáveis a seguir.

Referência:

Sempre que possível é recomendável utilizar a forma de passagem por valor, para evitar "efeitos colaterais", mas há situações onde esses efeitos são desejáveis, por exemplo, quando desejamos criar uma função que retorne mais de um valor. As funções que vimos até agora, seno, cosseno, potencia, fatorial, etc, só devolvem um valor, mas que outras funções, que trabalhem com números imaginários por exemplo, precisam retornar 2 valores. Por exemplo, tente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com