TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metro Goldwyn Mayer

Tese: Metro Goldwyn Mayer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Tese  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

A década de 30 é marcada no cinema norte americano pelos grandes estúdios de Hollywood. A Metro Goldwyn Mayer era conhecida pelas suas estrelas e filmes de grande qualidade, assim como a ‘’humilde’’ Columbia Pictures era conhecida pelas comédias de Frank Capra e a Warner Bros, pelos seus dramas sociais e filmes de gangster.

A década também foi marcada pela utilização do som que viria transformar a indústria do cinema, fazendo com que os atores dessem mais atenção a voz. Os estúdios foram buscar no teatro atores com maior expressividade. O som permitiu o nascimento de um novo gênero; o musical trazendo novas estrelas como Maurice Chevalier, Fred Astaire e Ginger Rogers.

O início da década de 30 é também marcada pela produção dos primeiros filmes a cores: o desenho animado da Walt Disney Flowers and Trees, de 1933, e a longa-metragem Becky Sharp, de 1935. A tecnologia de filme a cores que estava em desenvolvimento desde 1890, teve seu melhor exemplo como “E Tudo o Vento Levou” que foi produzido em 1939 que é considerado o melhor ano da sétima arte o cinema. Alguns outros filmes que foram produzidos outros filmes nesse ano como: Cavalgada Heróica, Peço a Palavra, Ninotchka, O Feiticeiro de Oz, Gunga Din, Dark Victory.

Na França Jean Renoir, Jean Vigo, René Clair e Marcel Carné refletiam uma visão negra que antecipava a guerra que se avizinhava. Antes da guerra a Alemanha produzia aproximadamente 200 filmes por ano, os trabalhos que se destacavam eram de Fritz Lang e G.B.Pabst. Após a ascensão de Hitler em 1933, a indústria cinematográfica alemã passa a ser controlada pelo Ministro da Propaganda, Joseph Goebbles, dando origem a verdadeiras homenagens ao fascismo, como o filme de Leni Riefenstahl O Triunfo da Vontade. Na Espanha o cinema era controlado pela Companhia Industrial del Film Espanol e com a ascensão do ditador Franco, no final da década, os filmes passam para a mão do Estado. Na União Soviética, a produção é dominada por dramas, adaptações literárias e acontecimentos históricos, destacando-se o trabalho do realizador Sergei Eisenstein.

» 1930

- Greta Garbo interpreta o seu primeiro filme sonoro, Anna Christie, cujo slogan publicitário era: “Garbo Fala!”.

- O Presidente da 20th Century Fox, William Fox, é forçado a vender o estúdio por $18 milhões de dólares depois de ter perdido a sua fortuna no crash da bolsa em 1929.

- A Itália estreia o seu primeiro filme sonoro, La Canzone dell’ Amore, realizado por Gennaro Righelli.

- No inicio de década, os estúdios Paramount Pictures, Warner Bros. e 20th Century Fox são os donos da maioria das salas de cinema dos Estados Unidos.

- Nasce o primeiro jornal diário dedicado exclusivamente à indústria cinematográfica: The Hollywood Reporter.

» 1931

- O realizador francês Jean Renoir estreia o seu primeiro grande filme da década (La Chienne), um sucesso junto da critica, mas um desastre comercial.

- A Índia e o Japão produzem os seus primeiros filmes sonoros: Alam Ara e Madamu to Nyobo, respectivamente.

» 1932

- A Paramount deixa de ser dona dos estúdios Astoria em Nova Iorque; os estúdios passam a ser um centro de produção independente.

- Com receio da concorrência da rádio, os exibidores pretendem que os estúdios impeçam as estrelas de cinema de aparecerem na rádio; alguns estúdios aceitam temporariamente o pedido.

- A Walt Disney estreia o primeiro desenho animado a cores, Flowers and Trees.

- A Metro-Goldwyn-Mayer contrata Jean Harlon, que viria a tornar-se uma das grandes estrelas do estúdio, e o escritor William Faulkner, que viria a ganhar o Prémio Nobel.

- A Kodak introduz no mercado o filme de 8mm, destinado a realizadores amadores.

- Alexander Korda funda, em Inglaterra, lança a London Films.

- O filme L’ Armata Azzurra, um tributo à força área de Mussolini, é o primeiro filme de propaganda italiano.

» 1933

- O governo americano permite que os grandes estúdios controlem a produção, distribuição e exibição dos seus filmes, tornando-se verdadeiros monopólios.

- A Paramount Publix e a RKO, detentoras da Paramount Pictures e da RKO Pictures, respectivamente, declaram falência.

- Na Alemanha, os nazis assumem controlo da indústria cinematográfica e forçam os judeus a abandonar os seus postos de trabalho; os estúdios de Hollywood acedem a despedir os judeus que trabalham nos seus escritórios alemães.

- O filme do produtor Alexander Korda The Private Life of Henry VII, é um marco de qualidade na história do cinema inglês.

- Hedy Lamarr ganha notoriedade internacional ao aparecer nua no filme checo Extase.

» 1934

- O Código de Produção começa a ser rigidamente aplicado e assim se manterá até meados da década de 60.

- O responsável da Metro-Goldwyn-Mayer, Louis B. Mayer, utiliza o serviço de notícias (newsreel) do estúdio contra o candidato a Governador da Califórnia Upton Sinclair; este acabaria por perder as eleições.

- A Columbia Pictures estreia Woman Haters, a primeira das 190 comédias interpretadas pelos Três Estarolas.

- A Warner Bros. fecha o seu escritório de distribuição em Berlim em reacção à política anti-semita do governo Nazi Alemão.

» 1935

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com