TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pdf Ok

Ensaios: Pdf Ok. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Capacitor Eletrolítico:

Facilmente identificável por sua aparência, normalmente é feito em uma caneca de alumínio. Pode apresentar terminais radias ou axiais. Sua capacitância e tensão nominais costumam ser gravados diretamente no corpo do componente. O capacitor na figura abaixo possui capacitância nominal de 470nF e tensão de armadura de 35v. Possui polaridade para conexão, que pode ser identificada por indicações também no corpo do componente. O terminal negativo também costuma ser mais curto quando se trata de um componente novo. Além da capacitância, também são parâmetros relevantes o coeficiente de temperatura e a máxima temperatura de operação, já que os manuais demonstram que a elevação de temperatura causa redução drástica na vida útil do componente.

São formados por uma tira metal recobertos por uma camada de óxido que atua como um dielétrico; sobre a camada de óxido é colocada uma tira de papel impregnado com um líquido condutor chamado eletrólito, ao qual se sobrepõe uma segunda lâmina de alumínio em contato elétrico com o papel.

É presença certa na maioria dos circuitos eletrônicos em função de sua grande capacitância - na ordem de alguns pF até milhares de nF, especialmente em fontes de alimentação. Os capacitores eletrolíticos são utilizados em circuitos em que ocorrem tensões contínuas, sobrepostas a tensões alternadas menores, onde funcionam apenas como capacitores de filtro para retificadores, de acoplamento para bloqueio de tensões contínuas, etc.

Capacitor Eletrolítico.

Capacitor de Tântalo:

É um capacitor de pequenas dimensões e capacitância relativamente alta (na ordem de alguns pF até algumas centenas de nF), com uso bastante difundido em eletrônica. Assim como ocorre no capacitor eletrolítico, sua polaridade deve ser observada para a conexão, sob pena de se danificar o componente, Figur a abaixo. Os grandes diferenciais, quando comparado com o capacitor eletrolítico, são o tamanho e a capacidade de corrente. Além disso, como usa tântalo no lugar do alumínio, pode trabalhar em frequências mais altas que aquelas obtidas com o capacitor eletrolítico.

Estes componentes apresentam baixas tolerâncias (20 %), tem baixa dependência com a temperatura, com máxima tensão de operação de 120 V, mas são mais caros.

Seu emprego é aconselhável, sobretudo como capacitor de acoplamento para estágios de baixas frequências, graças ao seu baixo nível de ruído, muito inferior ao do capacitor de alumínio. Além do tipo tubular, é encontrado também em forma de "gota".

Capacitor de Tântalo.

Capacitores Cerâmicos:

Geralmente são constituídos de um suporte tubular de cerâmica, em cujas superfícies interna e externa são depositadas finas camadas de prata às quais são ligados os terminais através de um cabo soldado sobre o tubo. Às vezes, os terminais são enrolados diretamente sobre o tubo. Capacitores de baixa capacitância (na ordem de pF até algumas centenas de nF), normalmente são aplicados em frequências mais altas. Muito utilizado em circuitos osciladores, apresentam baixa capacidade de corrente. Além dos tubulares, podem ser encontrados capacitores na forma de disco e de placa quebrada ou retangular, Figura abaixo. São os mais próximos aos capacitores ideais, pois apresentam:

- Indutância parasitária praticamente nula;

- Fator de potência nulo;

- Alta constante dielétrica;

- Capacitâncias entre frações de pF a 1 nF; e

- Ideais para circuitos sintonizadores.

Capacitor Cerâmico.

Capacitores de Poliéster:

O capacitor de poliéster possui capacitância mediana, desde alguns nF até alguns mF. Apresenta capacidade de operar em freqüências elevadas, porém com baixa capacidade de corrente. Em geral apresenta dimensões relativamente pequenas. Pode ser encontrado com diferentes cores, mas as mais comuns são laranja e azul. O valor da capacitância e demais parâmetros costumam estar impressos diretamente no corpo do componente. Na figura abaixo, o capacitor apresenta capacitância de 470nF (0,47mF) e tensão de armadura de 250V. A letra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com