TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas e Respostas sobre Materiais

Por:   •  29/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 3

        LISTA DE EXERCÍCIOS I (Capítulos 1 – Padilha)

  1. Compare os três grupos (tipos) de materiais (metálicos, cerâmicos e poliméricos) quanto às seguintes propriedades: ponto de fusão, dureza, maleabilidade, densidade e resistividade elétrica.

METÁLICOS

CERÂMICOS

POLIMÉRICOS

PONTO DE FUSÃO

Médio

Alto

Baixo

DUREZA

Duros, em baixa temperatura

Duro, porém frágil

Pode ou não ser duro

MALEABILIDADE

Maleável, quando aquecido

Não maleável

Pode ou não ser maleável

DENSIDADE

Alta

Média

Baixa

RESISTIVIDADE ELÉTRICA

Ótima

Isolante

Isolante

  1. Por que o desenvolvimento dos plásticos modernos ocorreu tardiamente em comparação com os materiais cerâmicos e metálicos?

    R: Pelo desconhecimento de química orgânica.

  1. O que é microestrutura de um material?

    R: Microestrutura é a estrutura básica de um material. É o que define suas características mais importantes, como maleabilidade, dureza e condutividade. É definida pelo tipo de ligação química e organização atômica.
  1. O que são materiais avançados?


R: Materiais avançados e/ou projetados são feitos baseado nos conhecimentos científicos do(s) criador(es). Suas propriedades podem quer quantitativamente previstas.

  1. Faça uma lista dos principais fatores que influenciam o preço de um material. Ordene a sua lista de fatores em ordem decrescente de importância.


R:         1º – Características
        2º – Pureza
        3º – Processamento

  1. Compare o preço das cerâmicas tradicionais com o preço das cerâmicas avançadas. Justifique a diferença.


R: Cerâmicas tradicionais são criadas de matéria-prima natural (argila), portanto não é tão puro, e são geralmente feitas à mão e/ou usando maquinários rudimentares, porém eficientes.
Cerâmicas avançadas são criadas de óxidos, nitretos, carbonetos, e boretos de alta pureza. Portanto o processamento requer equipamentos de maior calibre.

  1. Descreva com suas palavras e em não mais que 20 linhas a sua conceituação de ciência dos materiais.


R: A Ciência dos Materiais é o estudo da natureza e de todos os recursos que nela há disponível para todos os seres vivos. É a ciência que o ser humano pratica a muito mais tempo do que se tem noção e tem evoluído desde então conforme cresce o conhecimento e a criatividade humana. Os materiais estão em todo o nosso redor, e somos dependentes deles. A informação e a tecnologia chegou a um ponto em que é de suma importância a busca por melhorias, por qualquer que seja o motivo. A condição de vida humana, a medicina e a engenharia moderna dependem do progresso e do sucesso da Ciência dos Materiais. Entretanto, a relação humana com os materiais da natureza, que deveria ser uma relação simbiôntica, tornou-se parasita. A exploração descontrolada, a ganância e o egoísmo do homem resultou no encurtamento só tempo de vida da sua espécie, mas do planeta todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com