TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre matérias cerâmicos

Por:   •  15/4/2017  •  Abstract  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 1

1. Explique por que os materiais cerâmicos, exceto os vidros, não são conformados por fusão x solidificação

Resposta:  Os materiais cerâmicos não são conformados por fusão x solidificação pois apresentam um alto ponto de fusão, ou seja, para conformá-lo seria necessário altas temperaturas , o que pode tornar o processo dispendioso.

2. Descreva detalhadamente os mecanismos responsáveis pela deformação plástica dos metais.

Dois mecanismos são responsáveis pela deformação plástica dos metais:

1- Escorregamento: quando uma parte do cristal se move em relação a uma outra parte  seguindo planos e direções de escorregamento, ou seja, ele é provocado pela movimentação de discordâncias (defeito cristalino). Além disso, a menor força necessária para que ocorra a deformação plástica decorre da facilidade em que estas discordâncias apresentam para se movimentar.        

2: Meclação : Nesse mecanismo, uma parte do cristal do corpo metálico inclina-se em relação a outra parte. Essa parte deformada permanece com o mesmo reticulado da outra parte.

3. Com base na resposta à pergunta anterior, explique por que, à temperatura ambiente, os materiais cerâmicos não se deformam plasticamente.

Os materiais cerâmicos não se deformam plasticamente em temperatura ambiente pois, no caso de cerâmicas cristalinas, o movimento das discordâncias são muito difíceis uma vez que os íons que compõem suas ligações iônicas se repelem constantemente e ,no caso de cerâmicas amorfas, não há uma estrutura regular ,portanto não há discordâncias

4. Quais as principais variáveis utilizadas para caracterizar a microestrutura de um material policristalino monofásico.

Tamanho ou diâmetro do grão, forma e orientação.

5. Quais as principais diferenças entre o interior dos grãos, os contornos dos grãos e a superfície externa (interface sólido/gás) dos mesmos?

Tanto a interface quanto os contornos possuem maior energia do que no interior do grão.  Além disso, de maneira geral, a resistência mecânica no contorno tende a ser maior do que no interior e superfície externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com