TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectiva Histórica Da Computação

Dissertações: Perspectiva Histórica Da Computação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 1

Exercícios

1)Com base no texto apresentado neste capitulo , descreva rapidamente o conceito de bit , byte ,hardware ,software e firmware?

BIT: é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um bit pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1.

BYTE: é usado para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um dispositivo, independentemente do tipo de dados armazenados. A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits.

HARDWARE: é toda parte física do computador, ou seja, tudo aquilo que se pode ver, toca, pegar. São todas os equipamentos e componentes eletrônicos, como placas adaptadoras, teclado, mouse, memória.

SOFTWARE: é a parte invisível de um sistema, é o termo que generaliza todos os programas aplicativos, determina as funções.

FIRMWARE: não muito utilizado, ele consiste na combinação do hardware e software, ele une a parte física com a parte logica.

2)Qual componente eletrônico é a base da construção dos computadores e quem foi responsável pelo desenvolvimento?

Foi a válvula termiônica, inventada por Lee de Forest em 1906, que foi desenvolvido pelo USA e Inglaterra pelas forças armadas com objetivos militares.

3)Qual foi o primeiro microprocessador e porque ele foi criado ?

Foi comercializado em 1971 pela empresa Intel dos EUA, dado lhe o nome Intel 4004. Foi fruto de uma encomenda feita em 1969 á Intel por uma empresa japonesa fabricante de calculadoras, Nippon Calculating Machine Corporation e seria usado em um modelo de calculadora denominado Busicom 141-PF.

4)Efetue uma pesquisa sobre os modelos de microprocessadores atualmente existentes em seus fabricantes .Escolha dois deles e descreva a diferença de arquitetura existente entre eles relacionada ainda um comparativo de desempenho?

Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme.

O processador Intel Core i5 utiliza uma soquete denominada LGA 1156. O processador Core i5 continuará a trabalhar com uma controladora de memória embutida, permanecendo com a arquitetura Nehalem do processador Core i7. A diferença para o Core i7 se dá pelo fato de que a geração i7 possui uma controladora de gráficos PCI-Express embutida, utilizando uma interface de comunicação denominada DMI (Direct Media Interface), que agiliza ainda mais a comunicação com ochipset

5)Cite o principal beneficio do desenvolvimento do circuito integrado para a computação pessoal ?

A importância da integração está no baixo custo e alto desempenho, além do tamanho reduzido dos circuitos aliado à alta confiabilidade e estabilidade de funcionamento, e o surgimento de sistemas operacionais para dispositivos móveis (celulares, tablets, palmtops, etc.).

6)O que significa LSI (LARGE SCALE INTEGRATION?

Integração em Larga Escala, significa que eles são dispositivos com uma integração muito grande de componentes eletrônicos em uma única pastilha de silício, geralmente contendo mais de 10.000 transistores em um encapsulamento.

7)Elabore uma lista , relacionando as semelhanças e diferenças entre a válvula e transistor?

Diferenças

Válvula Transistor

Ocupa mais espaço Ocupam menos espaços

Consome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com