TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Matérias Primas dos Alimentos

Por:   •  4/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 4

Referencias

LIMA, Urgel de A. Matérias-Primas dos Alimentos. [Digite o Local da Editora]: Editora Blucher, 2010. E-book. ISBN 9788521216346. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521216346/. Acesso em: 30 ago. 2023.

Variedades:

 https://www.siagri.com.br/variedades-de-milho/

https://blog.aegro.com.br/tipos-de-graos-de-milho/#1-8211-Milho-dentado 

Beneficiamento e produtos

https://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/VA_13_Industrializacao-artigo4.pdf 

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/104512/1/Acompanhamento-unidade.pdf 

https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22006/3/ReducaoReprocessosIndustria.pdf 

Produção de milho (felonogia)

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPMS/19620/1/Circ_76.pdf 

RESUMO

Fenologia do milho:

Fases V (vegetativa): planta precisa de muita água

No estágio V12, a planta já te, o número de fuleiras e grãos já definidos

No estágio V18, acontece o alongamento do “cabelo” das espigas (Estigmas). É a primeira semana de florescimento

Fase VT- Fase de pendoamento- dois meses após a a semeadura; o estigma aparece de 2 a 4 dias após o pendoamento. A falta de sincronia pode afetar a polinização da ponta da espiga (espiga fica sem grão de milho na ponta)

Pendão tem 2,5 milhões de grãos de pólen e a espiga tem de 750 a 1000 óvulos

Fases R (reprodutiva): reduz a quantidade de água;

A espiga precisa de alguns dias para polinizar e fecundar.

R1: 10 semanas após a semeadura, estigma/eestilo fora da espiga; acontece a polinização. Acontece o embonecamento da espiga, que é o empalhamento da espiga. A fertilização acontece de 12 a 36h após a polinização.

R2: Grãos brancos com aspecto de “bolha de água”, acúmulo de amido, alta umidade dos grãos

R3: fase do grão leitoso, acumulo rápido de matéria seca, grão começa a ficar amarelo. É a época de colheita do milho verde para fazer pamonha, curau, picolés...

R4: fase do grão pastoso: acúmulo de 50% do total do peso final e umidade de 70%

R5: formação de dente (concavidade na superfície do milho), época de colheita para a silagem; Transição do pastoso para o farináceo. (33ª 37% de matéria seca).

R6: fase de maturação fisiológica; Aparecimento da camada preta nos grãos, linha de amido avançada até a espiga. Início da senescência da planta, ideal para a colheita das sementes (30 a 38% de umidade). Acontece de 50 a 60 dias após a POLINIZAÇÃO        

// A linha do leite é a divisão entre o endosperma vítreo e o farináceo; o vítreo (amarelo é o endosperma mais duro, com amido) e o farináceo é mais rico em açúcares que ainda não foram convertidos.


VARIEDADES:         

Mudam em relação à genética, composição do grão e do seu formato;

Milho dentado: forma um dente na sua superfície pois seu endosperma duro fica nas leterais e o farináceo fica no centro, por isso quando está seco forma uma depressão. Utilizado na alimentação animal.

Milho pipoca: pontiagudo e menor. Possui endosperma duro na superfície e farináceo no centro. Isso causa a pressão que faz a pipoca estourar.

Milho farináceo: todo o endosperma é mole, o que facilita a moagem. (MOAGEM VIA ÚMIDA)

Milho doce: é o famoso milho verde, ideal para comer cozido e fazer enlatado; Ele possui um gene que não permite que os açúcares se polimerizem a amido. É cultivado por pequenos produtores.

Milho duro: envolto pelo endosperma duro, possui firmeza e são grãos grandes. Utilizado na fabricação de canjicas, fubás...É chamado também de flint corn. (MOAGEM VIA SECA)

BENEFICIAMENTO E DERIVADOS INDUSTRIAIS:

 A moagem por via seca é, essencialmente, um processo de quebra física do grão de milho. O teor de umidade do milho limpo é elevado para, aproximadamente, 20%. O gérmen é removido em degerminadores para posterior extração de óleo, e o endosperma remanescente, chamado de canjica, pode ser utilizado tal e qual ou pode também ser direcionado a processos adicionais de moagem e classificação densimétrica para a obtenção de diversas frações, que variam em tamanho e composição (Figura 2). Os principais produtos obtidos são canjicas, farinhas, fubás, grits e canjiquinhas (estas duas últimas com partículas maiores que as farinhas e fubás). Também podem ser obtidos outros produtos, como flocos de milho pré-cozidos, farinhas de milho pré- -gelatinizadas e fibra de milho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com