TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Bibliográfica Projeto De Segmento Seleto Alimentos

Artigo: Pesquisa Bibliográfica Projeto De Segmento Seleto Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  7.146 Palavras (29 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PROJETOS 4

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 6

2.2.1 Gestão por Competência................................................................................... 6

2.2.2 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades...................................... 7

2.2.3 Aplicabilidade da Logística................................................................................. 8

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 10

2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor...................................... 10

2.3.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing....................................................... 12

2.3.3 Estudo de Mercado....................................................................................... 13

3 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Quando se fala em administração não se pode excluir a organização, já que ambas estão inseridas em um mesmo contexto. A administração abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem as organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos. Por conseguinte as organizações têm a finalidade de atingir objetivos e atender às necessidades e demandas proposta pela sociedade.

Diante da realidade vivenciada pelas empresas como: mudança constante na área econômica, social e tecnológica torna-se fundamental a administração voltada para uma gestão eficaz, pois a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos e/ou serviços e a qualidade das pessoas/colaboradores (investimentos em capacitação, benefícios, remuneração) que é primordial para a conquista de objetivos. Administrar é uma arte. Trabalhar para pessoas e com pessoas através delas alcançar os objetivos da empresa e de seus membros não é tarefa muito fácil.

A arte de administrar está presente desde o inicio dos tempos. No período neolítico já era utilizado um método de organicidade. Havia uma separação do trabalho manual do intelectual, a criação de uma economia de troca e de uma economia de produção que são na verdade procedimentos complexos e foram os primeiros "passos" da administração sobre a Terra.

A partir dessa afirmação podemos entender que a administração dos processos administrativos e gerenciais, bem como a organização das tarefas desenvolvidas pelo capital humano dentro da organização são de crucial importância para que haja uma adequação contumaz na gestão administrativa da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS

A empresa Seleto, é conhecida como a empresa do café, e atualmente para acompanhar o grande crescimento no mercado, terá que expandir em produzir novos produtos. Pensando nisso, a empresa está apostando em produzir agora em filtros de café da mesma marca Seleto.

Os filtros serão de um material reciclável, ou seja, não trará danos para meio ambiente. Para tanto terá que primeiramente que passar por todos os passos de um projeto.

A seguir, falaremos sobre o que é e quais os passos de um projeto.

As principais vantagens do gerenciamento por projeto são principalmente o fato de que há metas e objetivos facilmente entendidos, o projeto geralmente é descrito claramente em poucos termos, normalmente o projeto é protegido do mercado e de outros fatores que atingem o mercado, a novidade e o interesse específico do trabalho do projeto é atraente as pessoas e leva a formação de equipes eficientes.

Um dos grandes desafios da comunidade de administração contemporânea é justamente a tendência que se há em trabalhar com administração por projetos. Há várias vantagens de se trabalhar com esse método, tais como a simplicidade dos objetivos, a clareza dos propósitos e dos escopos, o controle independente, a facilidade de medição, a motivação e moral da equipe, a flexibilidade dos empregos, a mobilidade e também a facilidade de distribuição.

Partindo ao próximo ponto do projeto vem à execução ou implementação do mesmo. Esta com certeza é a parte mais importante do projeto. É onde se coloca em prática tudo o que foi planejado anteriormente. A eficiência do trabalho estará diretamente associada à qualidade dos planos já formulados. Nesta fase as analises de projeto são atualizadas, e os planos revistos quando necessário. O ciclo de vida dos projetos se baseia simplesmente no inicio onde se há o ponto de partida, começando com a semente de uma ideia, onde também se estuda a viabilidade de tal projeto. Seguindo-se temos a questão do planejamento que é onde surgem as ideias sobre objetivos e alguns aspectos do plano já terão recebido as considerações iniciais.

Na última parte do ciclo vemos o controle e o encerramento do projeto. No controle serão calculados os índices de efetivo resultado do projeto e comparação com as expectativas. Na conclusão será feito o levantamento de todos os trabalhos realizados com finalmente o término de todas as atividades relacionadas ao trabalho.

As nove áreas de conhecimento do projeto são importantes, principalmente o tempo, os riscos e os escopos que devem todos estar previstos no inicio do projeto. Quando pensamos na comunicação, na qualidade, aquisições e nos recursos humanos, temos a consciência de que isto fará parte do projeto durante todo o tempo do mesmo.

2.1. Vantagens de trabalhar por projeto

A gestão por processos tão discutida atualmente possui as respostas para muitas questões dificilmente respondidas no modelo atual (funcional/ departamental). Neste modelo de gestão – quando bem realizado e acompanhado – dúvidas quanto ao status do processo, sua evolução, padrões e produtos finais esperados deixam de ser uma incógnita.

A própria história do surgimento da gestão por processos, que é ligada à gestão da qualidade dá essa diretriz ao modelo de gestão por processos. Na gestão por processos o que se busca alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com