TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pif Paf alimentos, pesquisa sobre mercado

Por:   •  24/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório abordará os resultados e acontecimentos da Cioccolato, empresa simulada da unidade de Contagem da PUC Minas.

No início do semestre letivo, a empresa foi entregue aos alunos da disciplina Práticas Empresariais, sob orientação dos professores Paulo Isnard e Wagner Bitencourt de Moraes. Tal disciplina é de suma importância para o desenvolvimento dos futuros administradores, que poderão vivenciar o ambiente de uma microempresa, com todos os processos pertinentes às várias áreas de atuação dos graduados no curso.

O relatório tem como objetivo entender o mercado em que a Cioccolato atua, assim como perceber os resultados alcançados durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, englobando também o mês de julho.

Desta forma, o trabalho se divide na presente introdução, em um breve diagnóstico da empresa, explanando sobre a situação de estoque e capital inicial da empresa até ao seu novo posicionamento no mercado. Há também tópico acerca do planejamento da empresa, com informações sobre metas, objetivos e planos, gerais e por área. Por fim, serão demonstrados e analisados os resultados alcançados no que se refere à gestão comercial (vendas, finanças e suprimentos) e também à gestão de recursos humanos da Cioccolato. Explicitaremos também o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do exercício, permitindo uma verificação do que aconteceu no que se refere aos números da empresa.

2 DIAGNÓSTICO DA EMPRESA

Devido às Feiras Empresariais ocorridas na Unidade de Contagem, a Cioccolato já era conhecida pela maioria dos alunos. Esperava-se por uma empresa com todos os processos e estrutura definida, o que não aconteceu. A missão foi entregue e recebida com muito entusiasmo, porém percebeu-se, em algumas aulas, que a empresa deveria, de certa forma, se reestruturar. A Cioccolato, em seus primeiros dias de funcionamento, teve suas atenções voltadas para o planejamento e gestão administrativa da empresa.

Todos os funcionários foram separados por departamentos, de acordo com suas habilidades, técnicas e desejos. Então, foram criados quatro departamentos, cada qual com seu gestor, e a empresa também se muniria de um gerente geral, a fim de coordenar as atividades de toda a empresa.

Foram criadas contas de e-mail para cada funcionário. Os endereços de e-mails anteriores não foram possíveis recuperar, permitindo uma maior organização e desvinculação da gestão anterior. Assim, a partir da segunda semana de setembro/2015, a empresa passou a se comunicar pelos endereços de e-mails:

Gerência Geral

Gerente Geral: Marcella Resende

E-mail: gerencia.cioccolato@gmial.com

Departamento Recursos Humanos:

Gerente de RH: Rayanne Castro

E-mail: rh.cioccolato@gmail.com

Assistente de RH: Renan Soares

E-mail: rh1.cioccolato@gmail.com

Departamento Financeiro:

Gerente Financeira: Natália Duarte

E-mail: financeiro.cioccolato@gmail.com

Assistente Financeiro: Flávia Assis

E-mail: financeiro1.cioccolato@gmail.com

Departamento Comercial:

Gerente de Marketing: Alan Duarte

E-mail: marketing.cioccolato@gmail.com

Vendedor: César Henrique

E-mail: vendas.cioccolato@gmail.com

Departamento de Logística e Suprimentos:

Gerente de Logísticas e Suprimentos: Ramom Paiva

E-mail: logística.cioccolato@gmail.com

Comprador: Tarcísio Caetano

E-mail: compras.cioccolato@gmail.com

 2.1 Situação de estoque e capital investido

Com estoque zerado, as atividades foram reiniciadas. O diretor da empresa, Prof. Paulo Isnard, fez a finalização do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados do mês de Julho. De posse destas informações, fomos informados pelo diretor Prof. Paulo Isnard de que a empresa deveria apresentar, ao final do semestre, um patrimônio liquido com a 15% a mais do patrimônio liquido demonstrado no Balanço Patrimonial de Julho de 2015, que equivale a R$23.615,87.

2.2 Pesquisa de preferências e posicionamento da empresa

Com a informação de que a empresa é uma revendedora de Chocolates a empresa realizou pesquisa de preferências em seu público-alvo, definido basicamente por universitários. A pesquisa, composta por 15 perguntas e aplicada anonimamente em questionário aos alunos do campus Contagem - noite, obteve  uma amostra de 100 respostas. Os resultados obtidos, junto às questões, encontram-se no Anexo. Em síntese, estima-se que o público da Cioccolato é representado por tais características:

 Idade: entre 16 e 22 anos (44%);

 Com renda familiar de 2 a 4 salários mínimos (33%), 10 a 20 salarios mínimos (8%), 4 a 10 salários mínimos (45%) e até 2 salários mínimos  (13%);

 40% do público entrevistado, cursa Administração na PUC Contagem;

 Consomem chocolate 2 a 3 vezes na semana (35%), 4 a 6 vezes por semana (14%), raramente (42%) e todos os dias (9%);

 50% compram chocolate em padarias;

O Chocolate não tem produto substituto (78%).

O setor de marketing após a pesquisa realizada, definiu então logo a entratégia da Cioccolato, onde existia uma demanda em ascensão e que buscavam um produto prático e saboro. Lançamos então a campanha “A cada batida do coração...” e  junto com o nosso Slogan “Chocólatras de coração”, Com o objetivo de demonstrar que o chocolate esta presente em todos os momentos do nosso cotidiano, ou seja, em cada batida do coração. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com