TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Moto Redutores - Aplicação em transportadoras linares

Por:   •  4/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

1 -Resumo   

Os redutores de velocidade possuem uma concepção funcional bem simples comparando-se aos grandes resultados que ele traz. O uso desses redutores vem evoluindo significativamente no mercado em geral, devido a sua importância e vitalidade nos processos produtivos e também por apresentar grande eficiência nas atividades a ele confiado.

É fácil e simples dimensionar os principais elementos de um redutor de velocidade, mas, os cálculos são complicados e trabalhosos, e exigem uma destreza sobre as disciplinas envolvidas, pois os resultados estão sempre linkados em função de outros fatores, ou seja, se apresenta um erro no início do projeto, torna-se uma bola de neve, alterando sua dimensão final ou o elemento em questão.

Observa-se que ao se projetar um redutor de velocidade, é aconselhável considerar algumas variáveis, e assim se observa a importância da atuação do engenheiro mecânico de produção, e este não pode errar no desenvolvimento dos seus projetos, caso contrário, comprometerá a qualidade e segurança do produto, assim como a segurança do usuário. Com um projeto mal direcionado, pode comprometer o custo final do produto, perdendo a competitividade do produto no mercado.

2- Introdução

2.1- Historia do Moto Redutor

Segundo o engenheiro Antonio Massoco o redutor foi desenvolvido anos de 1920, enquanto um trabalhador no estaleiro da Marinha em Norfolk, um Americano chamado Samuel I. Cone desenvolveu e patenteou um método rotacional-radial de corte para os sem-fins globoidais e coroas que permitia o corte preciso dos dois elementos. Quando o sem-fim globoidal foi visualizado por Leonardo Da Vinci no século 15 e fabricado pela primeira vez no século 18, Samuel Cone foi o primeiro a inventar um método eficiente para produzir estas engrenagens complexas. O sem-fim globoidal tornou-se standard na maioria das aplicações de transmissão de potência pelos 70 anos seguintes.

Com as patentes conseguidas pelo Sr. Cone, A Michigan Tool Company fundou a Cone Drive em 1936. A companhia deu continuidade no desenvolvimento nos processos de fabricação de coroas e sem-fins, conseguindo numerosas patentes em em desenho do produto como em maquinas para a fabricação dos mesmos e hoje a Cone Drive

fabrica uma linha completa de redutores de velocidade baseado no desenho do sem-fim globoidal , com milhares de variações possíveis em desenho, tamanhos e opções.

A empresa continua refinando o produto e o processo e tem apresentado soluções como redutor com sem backlash (folga) e uma linha de redutores para servo-motores, o que tem de mais silencioso e preciso.

Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador. Seus principais componentes são basicamente: Eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça. O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível. Existem diversos tipos e configurações de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens. Essas engrenagens, por sua vez, podem ser cilíndricas ou cônicas. Pode-se ainda utilizar o sistema coroa e rosca sem fim. Já os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intensão de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se,

nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira engrenagens de dentes retos são mais simples de serem fabricadas e or isso apresentam menor custo. Os redutores de velocidade trabalham normalmente com apenas uma taxa de redução. No caso de existir a possibilidade de atuar no dispositivo e alterar a taxa de redução, este passa a ser chamado de câmbio ou caixa de marchas.

3 - Metodologia

3.1- Estudo exploratório 

Esse trabalho visa o estudo do funcionamento e a aplicação de motorredutores em transportadores lineares.


4 – Desenvolvimento

 4.1- Objetivo Geral   

Esse Trabalho tem como objetivo específico o estudo exploratório do funcionamento e a aplicação de motorredutores em transportadores lineares                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

4.2 – Finalidade e Benefícios                                                                                                                                 

Esse trabalho visa o estudo do funcionamento e a aplicação de motorredutores em transportadores lineares, destinado a conceituar e exemplificar os diferentes tipos e aplicações de transportes contínuos categorizados como esteiras, rolos,roletes e equipamentos de transferência continua.

 A movimentação de materiais é uma atividade executada em armazéns, fábricas e lojas, assim como no transbordo entre modais de transporte e visa não somente o abastecimento das seções produtivas, mas também a garantia da sequência do processo de produção entre asseções envolvidas. A movimentação pode ser horizontal ou vertical, é horizontal quando a movimentação se dá em um espaço plano e num mesmo nível e vertical quando a empresa utiliza edifícios de vários andares ou níveis de altura.

Seu interesse concentra-se na movimentação rápida e de baixo custo das mercadorias. Como a atividade de manuseio deve ser repetidas muitas vezes, pequenas ineficiências, em qualquer viagem, podem acarretar grandes acréscimos de custos, quando aplicados a muitos produtos por certo período de tempo.

Os custos de movimentação de materiais constituem geralmente uma parcela significativa do custo total de fabricação. Isso significa que os custos de movimentação de materiais influenciam no custo final do produto /serviço sem contribuir em nada para a sua melhoria. Daí a necessidade de se tentar constantemente baratear o custo do produto/serviço através de uma seleção rigorosa dos meios de movimentação adequados ao sistema de produção utilizado pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com